Recentemente, abordamos conceitos que fazem parte do pensamento presente no futuro das embalagens: sustentabilidade, conveniência, flexibilidade, tecnologia e outros pontos. Você pode conferir aqui. Hoje queremos mostrar exemplos mais diretos dessas embalagens e mostrar como as empresas estão com um pensamento claro em relação ao futuro. Muitas vezes, não há tecnologias complexas e sim uma visão criativa e inovadora. Confira:

Sony - Playstation

Nos últimos 50 anos, o uso de plástico em todo o mundo aumentou cerca de vinte vezes, mas as taxas de reciclagem destes materiais permanecem em torno de 9%. Todo lixo que tem um final inapropriado aumenta os índices de poluição nos oceanos, florestas e nos ambientes urbanos.

Pensando nisso, a Sony Corporation lançou o plano Green Management 2025 e o One Blue Ocean Project, com o objetivo de eliminar o uso de plásticos em suas embalagens até 2025. No PlayStation 5 e em seus acessórios, o projeto foi responsável por eliminar de 93% a 99% do uso de plástico em cada embalagem.

Entre as melhorias para concluir os objetivos da Sony, a embalagem do PS5 foi projetada para ser 100% reciclável. O uso de poliestireno (isopor) foi substituído por cartões e bandejas de polpa de papel; as abraçadeiras de plástico foram substituídas por papel; e sacos plásticos de proteção usados para cabos e manuais de instrução foram eliminados e, em seu lugar, foram inseridas abas dobráveis ao invés de coladas nas extremidades da caixa. Além desses detalhes, o objetivo para 2021 é a inclusão de polipropileno reciclado de resíduos pós-industriais nas caixas de jogos físicos na Europa. Veja como ficou:

Klabin e Votorantim

A Votorantim Cimentos e a Klabin focaram na conveniência ao lançar a embalagem hidrodispersível para o Cimento Votoran Obras Especiais, a primeira do mercado no país. A embalagem foi desenvolvida em conjunto pelas duas empresas e é feita com papel 100% dispersível.

Mas o que significa? Ela pode ser integrada ao processo no momento da preparação do concreto, agilizando a produção com o uso direto na betoneira de eixo horizontal. Ou seja, basta colocar o saco fechado na betoneira, acrescentar areia, brita, água e misturar até que a embalagem se disperse e se integre ao produto final, mantendo a qualidade do concreto.

Esta inovação traz mais produtividade para as fábricas de artefatos de concreto e está alinhada às diretrizes de sustentabilidade da Votorantim Cimentos e Klabin. Neste desafio, a Klabin oferece mais uma solução que atenda às necessidades dos clientes, leve praticidade ao cotidiano da sociedade e respeite o meio ambiente. Assim como os demais produtos desenvolvidos pela Klabin, a embalagem é produzida com matéria-prima renovável, proveniente de florestas plantadas e certificadas.

Nestlé e o clássico Moça Mini

A Nestlé, que está celebrando 100 anos no Brasil, anunciou o lançamento do "Moça Mini" - novo formato do antigo "Mocinha", sucesso da marca nos anos 1990. O produto era um dos mais pedidos nos canais de relacionamento com os consumidores.

Porém, houve uma mudança fundamental: o antigo Mocinha vinha em uma embalagem de tubo e precisava ser consumido de uma vez, não tinha como “guardar e comer depois”. Agora, com o pensamento de praticidade e conveniência, a ideia é outra: esta versão vem em uma embalagem stand up pouch, com tampa de rosquear, sendo muito fácil de fechar para consumir em outra oportunidade. Em embalagens de 65g, o Moça Mini será vendido nos sabores tradicional, chocolate e morango, com preço sugerido de R$ 3,99.

Linha Sadia Bio

A Sadia, marca da BRF, lançou a linha Sadia Bio, nova geração de cortes de frangos, livres de antibióticos e hormônios. Todos têm impressos em suas embalagens o número do lote e, por meio dele, é possível rastrear a origem do produto, ou seja, conhecer detalhes da família que criou a ave.

A plataforma de rastreabilidade da Sadia fica hospedada no site e dá transparência aos processos produtivos e controles de qualidade adotados pela marca – desde a seleção dos ingredientes aos processos fabris. As granjas onde são criadas as aves da linha “Sadia Bio” ficam na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e são atestadas pelo selo “Certified Humane”, sobre as condições do bem-estar animal.

Minerva Foods insere QR Code

Também no pensamento de trazer mais transparência na relação com o consumidor, de uma forma mais digital, a Minerva Foods passou a inserir um QR Code nas embalagens do Estância 92, contendo informações sobre a procedência do gado.

Cada código traz informações, por exemplo, a respeito do corte, linha e origem. Com isso, ao escanear a imagem em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), os consumidores terão acesso a uma página repleta de informações sobre a região de origem do animal e os cuidados realizados desde o campo até os detalhes dos respectivos cortes.

Embalagem da Smurfit Kappa premiada

A Smurfit Kappa, juntamente com a sommelier Myriam Echeverri, comemoram o destaque na categoria de Product Design 2021 da Red Dot, premiação alemã que reconhece os projetos de design mais inovadores do mundo. O projeto Wine & Bite Box foi criado pelo Designer de Embalagens, José Navas, com o objetivo de proteger garrafas de vinho e alimentos no momento da sommelier enviá-los aos seus clientes para degustações e causar uma experiência gourmet.

O diferencial da embalagem é a sua flexibilidade. Desenvolvidas pela Smurfit Kappa com materiais 100% recicláveis, as embalagens de papelão comportam 220 opções de dimensões para acomodar os diversos formatos de garrafas de vinho de forma segura, sem precisar usar materiais adicionais para preenchimento, além de ter um fácil manuseio, por ter alças, e ainda oferece opções variadas de montagem dos acessórios para o envio de alimentos a serem harmonizados com a bebida.

O projeto de embalagem foi acompanhado de perto pela sommelier e por um time especializado da Smurfit Kappa e levou apenas 15 dias para ser concluído. Em 2020, mesmo em meio à pandemia causada pela COVID-19, a Wine & Bite Box observou um aumento de 21% em suas vendas e, atualmente, é enviado para cidades de todo o Brasil.