O Grupo Geka, do Rio de Janeiro, possui uma rica história de 15 anos na comunicação visual, com projetos premiados para grandes companhias brasileiras e globais. A empresa possui hoje estrutura de primeiro mundo, com um parque industrial de 6 mil metros quadrados em sua matriz e mais mil metros quadrados em sua filial, em um total de mais de 350 profissionais.

Visando a evolução constante dos serviços de forma lucrativa, flexível e sustentável, a Geka decidiu investir em produtos Agfa. Desde 2014, os equipamentos Agfa Jeti Titan HS revolucionaram por completo as soluções oferecidas pela companhia. Recentemente, mais duas aquisições turbinaram a produtividade e automação da empresa: a mesa de corte Agfa Acorta e o workflow Agfa Asanti.

Jeti Titan turbina qualidade e versatilidade da impressão

A parceria entre Geka e Agfa começou com duas Jeti Titan HS, que mudaram os conceitos de produção, conforme conta José Carlos Dias Monteiro, diretor comercial da Geka: "Com as Jeti Titan, tivemos um upgrade em termos de qualidade. Complementou com precisão nosso parque de impressão. O que queremos é confiabilidade, com uma empresa que te dê a retaguarda necessária com um bom custo final. E temos isso com a Agfa", ressalta.

A eficiência do equipamento é comprovada pela aquisição de mais uma Agfa Jeti Titan HS, já em pleno funcionamento na filial da Geka, também no Rio de Janeiro. José Carlos destaca os benefícios do equipamento: "A impressão digital vem roubando terreno dentro da indústria. As impressoras digitais da Agfa são confiáveis, com qualidade maravilhosa, vibração de cor incrível. Temos uma impressão resistente, sem problemas com cor. Isso nos deu agilidade e a possibilidade de conquistar muitos clientes com a plataforma, por conta da combinação de velocidade e custo baixo".

Os clientes aprovam a qualidade da Agfa, como conta o gerente de produção do Grupo Geka, João Paulo Frossard: "Agora os nossos clientes só querem seus trabalhos impressos com a Agfa, porque o equipamento tem qualidade, velocidade e é robusto. Vale destacar sua flexibilidade. Ela trabalha com materiais rígidos e flexíveis com perfeição. Tem uma ampla mesa de produção que serve para todos os tipos de insumo, além do excelente gamut de cores e consistência, executando diferentes trabalhos sem paradas".

Herick Lytk, Key Account InkJet da Agfa Graphics do Brasil, vê no Grupo Geka um exemplo de eficiência: "O que nos impressiona no Grupo Geka é a capacidade de entender as soluções que possui em mãos e usá-las para a confecção de produtos finais com qualidade sem igual, que atraem os olhares de todos. E a Agfa trabalha intensamente para poder oferecer um portfólio que traga aspectos de versatilidade, para uma produção flexível e adaptada às novas demandas de impressão, além de um suporte contínuo aos nossos clientes".

Software e mesa de corte levam produção a um novo nível

Após o comprovado sucesso com a Jeti Titan, o Grupo Geka avançou com novos investimentos em soluções Agfa para uma nova transformação nos processos de produção. Assim, foram adquiridos o software de workflow Agfa Asanti e a mesa de corte Agfa Acorta, inserindo a Agfa em todas as fases de impressão da Geka.

Sobre o workflow Asanti, Frossard frisa o gerenciamento completo da produção através do software: "Uma das principais características é o trabalho como workflow, gerenciando por completo os trabalhos, com uma série de relatórios para controlar melhor a produção. Chama atenção seu trabalho com PDF, pois ao conservar o formato PDF temos a garantia que o arquivo sai com qualidade. Para completar, possui um banco de dados que armazena todo o histórico e informações do trabalho. Se precisar repetir o trabalho, terei todos os dados que preciso. Isso dá um dinamismo e uma automação sem iguais na pré-impressão".

Com o software robusto multiplataforma, as outras operações de produção ficam facilitadas, como impressão e corte: "As soluções Agfa agilizam processos. Podemos unificar os processos de impressão com o acabamento, já imprimindo o trabalho visando a melhor montagem e aproveitamento do material. Ao unificar a saída de corte de forma automática, fazemos com que o equipamento só faça a leitura do registro de corte pré-determinado na impressão", explica o diretor comercial.

Os profissionais da Geka ficaram impressionados com a capacidade da câmera operacional presente na mesa de corte Acorta: "Podemos fazer várias montagens de placas simultâneas na mesma mesa, com uma ótima velocidade. Ela é incrível para produção contínua, produzindo grandes tiragens com um custo bem menor", conta João Paulo. A setorização do vácuo por seções na mesa colaborou para o perfeito controle e aproveitamento da força do vácuo, "sugando" melhor o material e sendo eficiente para corte de materiais mais finos com alta velocidade.

Sobre a mesa de corte, José Carlos a considera fundamental para a execução dos projetos atuais: "A Acorta mostrou-se um equipamento muito confiável, com uma ótima velocidade linear. Sem a combinação das soluções Agfa, não teríamos condições de enfrentar este período de alta demanda no volume de impressão por conta dos Jogos Olímpicos, de forma flexível e versátil. Conseguimos assim conquistar clientes que com certeza vão trazer resultados a longo prazo".

O Grupo Geka se destacou durante as Olimpíadas, executando trabalhos para companhias globais com adesivação de milhares de automóveis, montagem de estandes e pontos de venda, sinalização por toda a cidade do Rio de Janeiro e muitos outros projetos que chamaram a atenção de todos que fizeram parte dos Jogos.

Suporte eficiente é diferencial da Agfa

A Agfa procura atender o cliente em uma vasta gama de possibilidades para fidelizar, com uma mentalidade de parcerias. "Assim nos aproximamos da Agfa, pela qualidade na prestação do serviço, e seu atendimento alinhado a um equipamento confiável. É uma empresa acessível, que acrescenta ao nosso negócio. Estivemos em contato direto até com o presidente da Agfa. Isso facilita muito, pois somos mais ouvidos. Estamos crescendo e estreitando a parceria, podendo render mais frutos no futuro", frisa José Carlos Dias Monteiro.

O pensamento de estar ao lado do cliente atendendo todas as demandas é um compromisso Agfa: "Temos no Grupo Geka um enorme parceiro. Nos orgulha ver os resultados que a empresa alcançou com nossas soluções de workflow, impressão e corte. O material preparado para os Jogos Olímpicos possui uma qualidade espetacular, com uso inteligente das soluções que a Geka tem em mãos. É uma empresa de vanguarda, que pensa em projetos diferenciados e especiais, e por isso que vem aumentando a cada dia sua participação no mercado. Queremos estar ao lado do Grupo Geka por muito tempo e fazer tudo o que estiver em nosso alcance para um atendimento perfeito", finaliza Herick Lytk.