Para a Marinha do Brasil, em especial para a Base de Hidrografia da Marinha em Niterói - BHMN, o segundo semestre de 2013 é marcado como uma data de renovação de seu parque gráfico. A principal causadora da nova fase é uma impressora Speedmaster XL 106 com 4 cores e reversão, primeira desta configuração instalada no Brasil.

Argemiro Quio Jr., gerente de produto 70x100 da Heidelberg, assinala que a máquina adquirida pela Marinha tem uma configuração altamente técnica e amigável ao meio ambiente: “A Speedmaster XL 106 da Marinha possui dispositivo de reversão, painel de controle Press Center com Intellistart, entrada e saída Preset Plus, lavadores automatizados, tela Wallscreen, Prinect Axis Control (sistema de controle de cor), FilterStar com dois estágios de filtragem, CleanStar (sistema de extração de pó na saída); Pulverizador AP500-P, dentre outros itens que trazem um excelente desempenho e uma altíssima produtividade ao parque gráfico. Além disso, tem total integração com o CTP Suprasetter da Heidelberg instalado há alguns anos. “Essa impressora, com a alta tecnologia de sua configuração, atende perfeitamente às necessidades da Marinha, que são bastante diferenciadas”, avalia Quio.

O Primeiro-Tenente (RM2-T) Michel Lauriano Coutinho Silva, Chefe do Departamento Industrial Gráfico da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, explica que a compra da Speedmaster XL 106 foi planejada e levou em conta vários requisitos: “Para poder fazer a licitação, a Marinha teve que atender exigências legais para a compra como, por exemplo, utilizar critérios de sustentabilidade na escolha do equipamento adequado. E uma dessas exigências, além da qualidade técnica, é que o equipamento seja o mais sustentável possível. A XL 106 veio com certificado “Carbon Neutral”, ou seja, “Carbono Zero”, que significa que todo o CO2 emitido durante os processos de sua fabricação foi “zerado” pela fábrica na Alemanha”.

Quio complementa: “Todas as contribuições de compensação de CO2 da Heidelberg são destinadas a um projeto de reflorestamento no Togo, na África Ocidental. O projeto, certificado no rigoroso Nível Ouro, está registrado junto às Nações Unidas e foi aprovado pela TÜV Süd. A natureOffice, com sede em Frankfurt, é responsável pelo projeto no Togo. A Heidelberg é a única fabricante de impressoras no mundo que compensa o CO2 (dióxido de carbono) na produção de novas impressoras”.

Para o Tenente Michel Silva, “outros pontos positivos são o sistema de lavagem, 100% automatizado, que evita o contato do operador com produtos químicos e o sistema de filtragem que, além de exigir muito menos química, ainda permite o reuso da água, ou seja, economia dos dois lados e mais amigável ecologicamente”, afirma.

Na Marinha, a Speedmaster XL 106 veio substituir cinco máquinas, três monocolores e duas bicolores. Para se ter uma ideia do que isso trouxe em termos de custo-benefício, o Tenente Michel Silva conta que, no dia da inauguração da máquina, no início de novembro, a impressão de 500 unidades da Carta Náutica – Carta 1 – Costa e Ilhas ao Largo, uma das principais cartas de navegação brasileira – levou dez minutos, enquanto nas impressoras antigas seriam precisos sete dias.

A gráfica da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói é a única da Marinha em todo o Brasil. Por isso, além da impressão de cartas náuticas, vai imprimir catálogos e publicações de auxílio à navegação brasileira e internacional, bem como a impressão de diversas publicações oficiais da Marinha.

“Em 2011 substituímos a antiga gravação de chapas por meio de fotolitos pelo CTP Heidelberg e agora em 2013 as cinco impressoras monos e bicolores por essa máquina moderna que, com sua qualidade e extrema produtividade, colocou a gráfica da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói no rumo da modernidade e da alta qualidade técnica”, finaliza o Tenente Michel Silva.

As soluções da Heidelberg estarão presentes com força na ExpoPrint Latin America 2014, maior feira da indústria gráfica da América Latina, que ocorre entre os dias 16 e 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O cadastramento gratuito para visitar a feira pode ser feito através do link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página do Facebook da ExpoPrint: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.