A ExpoPrint & ConverFlexo 2026 vai receber, no dia 27 de março, às 18h30, o lançamento da trilogia de livros "Como Chegamos Aqui!", do especialista em impressão Paulo Addair.
As obras relatam como a impressão e a comunicação como um todo surgiram e chegaram aos tempos atuais. A trilogia De Gutenberg ao Atlas do Sul: A Saga de uma Trilogia Não Planejada é composta por três livros: "Artes Gráficas: do analógico ao digital", "De Gutenberg a Zuckerberg: do livro à live" e "Atlas do Sul".
De acordo com o autor, "a trilogia é o resultado da saga pessoal de descoberta que começou na mesa de casa e terminou mapeando os grandes movimentos do mundo. Afinal, para entender para onde vamos, precisamos primeiro compreender como chegamos até aqui".
Durante o lançamento na ExpoPrint, haverá uma palestra e um painel com os responsáveis pelos prefácios das obras. Paulo Addair preparou uma Edição Especial com 150 exemplares numerados e autografados para quem deseja ter em mãos um pedaço dessa história.
A história da trilogia começou na pandemia: "Como muitos de nós, vi o mundo desacelerar enquanto a incerteza batia à porta. Foi nesse cenário de introspecção que decidi: era hora de registrar minha experiência profissional e o legado da indústria que vi se transformar radicalmente. Contei como acompanhei a transformação digital das Artes Gráficas, do cheiro da tinta e do chumbo à precisão dos pixels".
Para adquirir as obras, acesse: https://paponet.com.br/livro.

As obras que compõem a trilogia são:
Artes Gráficas: do analógico ao digital
O projeto inicial nasceu para ser um guia sobre a transição tecnológica da nossa área. "Mas, enquanto organizava memórias de décadas de profissão, percebi que não estava escrevendo apenas sobre máquinas ou softwares. Estava descrevendo o fim de uma era e o início de outra. Percebi que a transformação que vivi não era um evento isolado, mas o capítulo final de um processo que começou séculos atrás".
De Gutenberg a Zuckerberg: do livro à live
Ao terminar o primeiro livro, Addair sentiu que faltava o "porquê". "A transformação não foi apenas técnica; foi profunda e social. Fui puxado para a história da invenção de Johannes Gutenberg. Compreendi que a prensa de tipos móveis viabilizou mudanças religiosas, científicas e sociais que moldaram a modernidade".
O livro mergulha na democratização da informação. O conhecimento, antes privilégio trancado em palácios e mosteiros, ganhou as ruas. "Analisei como o acesso à informação deixou de ser exclusivo de reis para chegar ao grande público e como, na era das redes sociais, o leitor deixou de ser um espectador passivo para se tornar um prossumidor — aquele que produz e consome conteúdo simultaneamente".
Atlas do Sul
Paulo Addair relata: "Achei que a jornada terminaria ali, conectando o passado tipográfico ao presente digital. Mas a curiosidade do pesquisador é implacável. Percebi que a evolução da informação andava de mãos dadas com a exploração de recursos. As mesmas revoluções tecnológicas dos últimos 500 anos que levaram a informação ao povo, foram as ferramentas que descobriram, exploraram e distribuíram os recursos do planeta".
Ele completa: "Quem pagou o preço da evolução? Como a riqueza foi gerada e para onde foi? Para responder a essas perguntas, nasceu o "Atlas do Sul", fechando a trilogia buscando entender como as potências tecnológicas se consolidaram e propõe um olhar crítico sobre como podemos equilibrar a balança entre quem se beneficia e quem sustenta o custo dessa riqueza global".

Revolução do seu Negócio está aqui!



