A X-Rite anunciou uma parceria estratégica com a empresa alemã ColorPartner para desenvolvimento de soluções para medição e calibração de cores para aplicações inkjet industriais.

A solução combina a tecnologia ColorPartner ColorScout A+ e a família de espectrofotômetros esféricos Ci6x, permitindo captura de referências de cores mais precisa em objetos metálicos, com brilho, madeira, plástico, cerâmicos, materiais texturizados etc.

A nova solução estará disponível, segundo nota publicada pela X-Rite, para uma ampla variedade de fabricantes de sistemas RIP. Ainda segundo a X-Rite, à medida que as aplicações industriais com tecnologia inkjet crescem, também aumenta a necessidade de realizar processos seguros de medição e padronização de cores nas diferentes mídias e superfícies que esse tipo de equipamento pode imprimir.

"A tecnologia de jato de tinta permite imprimir em uma ampla variedade de materiais, abrindo novas oportunidades para impressoras industriais e comerciais de moda rápida para pavimentos para embalagens para decoração doméstica", disse Jan Keller, vice-presidente da X-Rite. "Com maiores custos de material, as gráficas não podem correr o risco de cometer erros de cor. A solução Ci6x / ColorScout A + elimina esses erros potenciais de forma rápida e fácil, assegurando menos desperdícios devido a problemas de cores, aumentando a lucratividade e acelerando o tempo de mercado para proprietários e fabricantes de marcas.”

Opções

A solução Ci6x / ColorScout A + em tamanho A3 + (outros tamanhos padrão: A2 +, A1 +, outros sob solicitação), acomodando materiais até 515mm por 310mm, com até 30mm de espessura (há opcional para 60 mm), é ideal para medir a cor em superfícies que não funcionam bem com um espectrofotômetro 45/0. Por ser um espectrofotômetro de esfera, o Ci64 pode medir com precisão superfícies lisas, foscas, reflexivas ou irregulares, como metálicos, acabamentos de efeitos especiais e texturas comumente usadas em aplicações industriais de jato de tinta, desde a impressão de etiquetas pequenas até a LFP.

A integração com os RIPs de cores através do kit de desenvolvimento de software (SDK) da X-Rite permitirá uma melhor calibração e geração de perfil de cores.