Onze anos após o lançamento mundial da primeira chapa CtP violeta sem produtos químicos para jornais, a Agfa Graphics lança a Avatar V-ZH, que não requer preaquecimento.

Com base no sucesso obtido pelos clientes com as chapas de impressão violeta sem produtos químicos, a Agfa desenvolveu uma nova tecnologia de chapas que atende à demanda das gráficas de jornais de modo a otimizar os processos de produção e reduzir a manutenção das máquinas.

A chapa Avatar V-ZH não requer nenhuma unidade de preaquecimento, o que reduz as despesas de capital e o consumo de energia das impressoras e proporciona mais espaço. Além disso, a diminuição do tempo de inicialização e dos resíduos durante a preparação, bem como a estabilidade e a linearidade ao longo de toda a tiragem, aumenta ainda mais a produção diária.

A Avatar V-ZH oferece um contraste de imagem elevado após a limpeza, o que permite a inspeção visual das imagens para evitar misturas na impressora. Outros recursos são a compatibilidade com a luz do dia, alta resistência a riscos e robustez na impressora (tiragem, ganho de pontos, inicialização da impressora). A chapa é flexível, já que pode ser usada com tintas convencionais ou UV para aplicações comerciais ou especiais.

A Avatar Z-VH é adequada para triagem Arkitex Sublima de alta qualidade. Sua utilização com o software Arkitex OptiInk gera mais economia de tinta, maior fidelidade das cores e menos tempo de preparação com menor desperdício de papel.

Rainer Kirschke, gerente de marketing de jornais da Agfa Graphics, explica: “A tecnologia de laser violeta abrange a maior parte do mercado de jornais. Temos uma base mundial de clientes que utilizam nossas chapas violeta sem produtos químicos há mais de uma década. Durante o desenvolvimento da Avatar V-ZH, ouvimos atentamente as observações deles e nos empenhamos em oferecer o máximo em benefícios econômicos e ecológicos para a produção”.

A Avatar V-ZH funciona com todas as unidades CtP violeta atualmente em uso em gráficas de jornais de todo o mundo. Durante a exposição, o diodo laser violeta aciona a polimerização da área da imagem. Posteriormente, a chapa é gomada na unidade de limpeza com uma goma específica que remove com facilidade e asseio as áreas lisas e não expostas, não usadas para imagens. Uma barra de LED próxima à seção de secagem se encarrega da cura final da chapa.

Attiro ZH: unidade de limpeza de chapas de última geração

As chapas de impressão sem produtos químicos Avatar V-ZH são uma solução atrativa quando combinadas com a unidade de processamento de imagens CtP mais rápida do mundo, Advantage N, e a unidade de limpeza de alta velocidade, Attiro ZH. Esta última apresenta uma tecnologia em cascata, que proporciona um nível incomparável de produtividade e sustentabilidade.

A Attiro ZH se caracteriza pelo consumo mínimo de goma para proporcionar o máximo de eficiência em limpeza. A extensa vida útil do banho é sinônimo de menos manutenção e mais facilidade e rapidez de limpeza. O transporte completamente plano das chapas significa ausência de empenamento das chapas entre os rolos.

As atuais unidades de limpeza da Agfa podem ser facilmente atualizadas para a versão sem preaquecimento.

Rainer Kirschke conclui: “A Agfa investe consideravelmente em novos produtos para o mercado de jornais, porque acreditamos no futuro da mídia impressa. Os jornais enfrentam uma década muito difícil, em que cada forma de economia e otimização de processos é fundamental. Nosso portfólio ECO³ combina software, hardware e suporte que abrangem todas as partes da produção de um jornal, desde o ajuste das imagens até as tiragens. Dessa forma, os jornais conseguem agilizar e otimizar as operações e obter um fluxo de trabalho ‘no tempo certo’”.

Nos últimos meses, a Avatar V-ZH comprovou estabilidade e robustez quando colocada à prova em uma série de condições de impressão desafiadoras em ambientes reais de produção de jornais. Os primeiros usuários relataram até 60% de economia de energia em comparação com processadoras e COUs que operam com preaquecimento. A chapa fará sua estreia mundial na IFRA World Publishing Expo 2018, em outubro, e estará disponível em todo o mundo no início do quarto trimestre de 2018.