A Entrust Datacard tem aplicado a ciência da segurança e durabilidade para desenvolver soluções para fortalecer o sistema de emissão de cartões dos clientes. A experiência científica em materiais, testes e personalização levou a inovações de hardware, suprimentos e sobreposições mais seguras que oferecem a melhor combinação de custo e durabilidade.

Um exemplo é o recurso de impressão ultravioleta (UV), proporcionado através da fita de impressão específica compatível com os modelos de impressoras Datacard com impressão direta ou por retransferência no cartão PVC, linhas SD: SD160, SD260, SD360 e SD460 ou CR: CR805 e CR805 CLM. Esta fita UV possui o painel fluorescente que incorpora uma camada invisível de segurança extra, além dos painéis coloridos: ciano, magenta e amarelo, do monocromático preto e da película transparente para acabamento e proteção. 
Esta característica de segurança se torna prática e econômica, já que não é necessária a aquisição de módulos opcionais para a aplicação, porque se trata da impressão de uma camada invisível de segurança com logotipos, gráficos, fotos, assinaturas e outras informações (imagens e textos UV) que pode ser vista quando a camada especial é iluminada por luz ultravioleta.

O recurso é ideal para atender uma variedade de mercados, incluindo o corporativo (identificação e controle de acesso), educacional (carteirinhas estudantil, identificação de funcionários e controle de acesso), governo (carteiras de identidade e habilitação, identificação militar, serviços de polícia, bombeiros e ambulâncias) saúde (cartão de convênio médico, assistência médica, planos de saúde e assistência funerária), associações e fundações (carteiras de associados) entre outros.

Para fazer frente à falsificação ou adulteração, agregaram-se recursos opcionais (a serem adquiridos junto com a aquisição da impressora, e conforme modelo da mesma) como chip, tarja magnética, laminação, holografia, impressão tátil e/ou ultravioleta para maior segurança, que permitem o uso para verificar facilmente a identidade e a autenticidade de um titular de cartão.