A Ecalc Software, fabricante nacional de soluções de gestão para o segmento gráfico, e a GroupWork, representante exclusiva no Brasil dos sistemas de impressão rotativa Manroland | Goss, anunciaram uma parceria para oferecer uma solução integrada que abrange impressão e processos controlados e gerenciados em todos os aspectos – desde o orçamento, até a produção e saída.

A nova parceria foi anunciada oficialmente durante um workshop realizado no último dia 29 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. No caso, a GroupWork Manroland |Goss compartilhará com a Ecalc Software a tecnologia de sua plataforma Smart Note para apontamentos, uma solução de PLC (Programmable Logic Controller) para automação industrial que irá otimizar o desenvolvimento de programação de tecnologias de gestão e integração de dados. Trata-se de uma plataforma modular e customizável, capaz de realizar diversas tarefas, desde coleta e visualização de dados em formato gráfico até controle de processos com requerimentos de baixa latência e tempo real.

O diferencial fica por conta de que suas soluções podem ser totalmente adaptadas para as necessidades específicas de cada cliente, bem como permite a implantação em diversas infraestruturas físicas ou virtuais diferentes de outras plataformas IoT genéricas.

Além do Smart Note para apontamentos, a parceria entre a Ecalc Software e a GroupWork envolve, ainda, o desenvolvimento de um módulo de manutenção preventiva desenvolvido pela GroupWork (e já aplicado em clientes como a Geográfica Editora) e que será incorporado ao Eplan – o qual, operando juntamente com o Smart Note, agregará inteligência e automação nos processos de manutenção e controle operacional, possibilitando a indicação do status de peças e de manutenção dos equipamentos, indicando quais itens precisam de atenção ou serem trocados, bem como mensurar o consumo de energia e temperatura da impressora.

Durante o workshop, Valdir Filho, diretor comercial da Ecalc Software, falou ao público presente sobre a importância de se mensurar dados e usá-los de forma estratégica para otimização dos processos de gestão e de produção. Também citou algumas formas de avaliação de produção mais usadas atualmente, como TPM (Manutenção Produtiva Total), TEEF (Produtividade da Eficácia Total do Equipamento) e OEE (Eficácia Geral do Equipamento).

“O processo de gestão pode ser o diferencial entre o sucesso e fracasso de uma empresa dentro do segmento gráfico, porque só investir em tecnologia e qualidade não basta. Se o empresário não atentar para a necessidade de se ter gestão e inteligência por trás dos negócios, haverá sempre um risco”, ressalta Valdir.

Para ilustrar, o diretor citou o sistema Eplan, desenvolvido pela Ecalc Software para aperfeiçoar os processos de controle de produção e consequente planejamento, com possibilidade de acompanhamento em tempo real do status de um equipamento, visualizar gráfico OEE e trabalhar com tela de apontamento para cada operador.

Além de Valdir Filho, também palestraram Franz von Furstenberg, Vitor Dragone, Mario Brizuela e Ricardo Taminato (GroupWork); Erick Wagner e Uwe Petzoldt (Manroland |Goss); e Paulo Sergio Raimundo (Manroland do Brasil).

O workshop contou ainda com participação especial do empresário e político Sr. Andrea Matarazzo e de Rafael Vido, da Geográfica Editora, que colaborou na organização do evento e foi mencionado em agradecimento por todos os palestrantes.

“Quero parabenizar os organizadores. Em minha opinião, são movimentos assim - de integrar os parceiros e suas soluções e realizar parcerias em busca de um objetivo comum - que promovem o avanço do mercado gráfico e da indústria nacional, provando que 1+1 pode ser mais do que 2; pode ter resultado infinito, tanto quanto for a vontade de melhorar e o empenho dos envolvidos”, salientou Paulo Pereira, representante oficial da Ecalc Software no Brasil e América do Sul.

“Gostei bastante. Vejo que é uma excelente oportunidade para os gestores e empresários gráficos se preocuparem mais com os controles de produtividade e eficiência, para que seja possível a melhor tomada de decisões visando o negócio”, comentou Eduardo Azevedo, diretor da EAFG - Consultoria Empresarial e consultor da Ecalc Software.