
Entre as tendências presentes atualmente no universo da impressão, uma delas é o maior uso do papel em aplicações de embalagens, especialmente na substituição do plástico de uso único. Certamente veremos este debate pelos corredores da ExpoPrint & ConverFlexo 2026.
Na Fedrigoni, o papel é protagonista na oferta de soluções sustentáveis, principalmente quando falamos em embalagens de luxo. Conversamos com Sonia Rodrigues, Gerente Comercial LATAM da Fedrigoni, para saber mais sobre este posicionamento. Confira a entrevista:
Para a Fedrigoni, qual a relevância de uma feira como a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America?
Estar presente na ExpoPrint é a oportunidade de fortalecer sua marca junto ao mercado latino-americano. O grupo tem uma visão muito clara das oportunidades que existem na região e participar deste evento significa aumentar nosso networking e estreitar nossos relacionamentos comerciais.
Qual o posicionamento da Fedrigoni no Brasil atualmente e para quais áreas da impressão a Fedrigoni possui papéis?
A Fedrigoni tem como posicionamento estratégico no mercado brasileiro a oferta contínua de inovações, com foco especial em soluções sustentáveis — sempre tendo o papel como protagonista. Nosso principal objetivo é impulsionar o desenvolvimento do segmento de embalagens de luxo no país, além de oferecer alternativas de alta qualidade para o mercado editorial.
Estamos na vanguarda de soluções inovadoras em papéis com barreira, capazes de substituir o plástico de uso único, contribuindo para uma cadeia mais responsável e ecológica. Outro destaque é nossa atuação consolidada no mercado de playing cards, onde excelência técnica é uma forte exigência de nossos clientes.
A Fedrigoni está forte na área de papel para embalagem. Quais as principais características deste tipo de papel?
Ofertamos papéis para embalagens, tanto para revestimento de caixas rígidas, quanto para o segmento de cartucheira. Nos dois casos, é essencial que os produtos tenham alta resistência mecânica, sendo resistentes aos vincos e dispensa a laminação plástica, graças ao blend de fibras que trabalhamos em nossos produtos, tecnologia anti fingerprint, onde o papel não fica marcado com a gordura das mãos e claro, aliamos a toda esta técnica, a beleza do papel, que é transmitida através de gofragens diferenciadas e um amplo portfólio de cores. Também desenvolvemos muitos produtos em conjunto com nossos clientes, onde estas grandes marcas podem ter sua própria cor e gofragem em sua linha de embalagens.
Quais áreas do mercado de embalagem o papel consegue atender e quais são seus diferenciais?
O papel é um produto extremamente versátil e hoje, entendo que é o grande substrato que o mundo possui para conseguir mudar a curva de autodestruição do planeta. O papel é reciclável, compostável e biodegradável em pouco tempo após seu uso e descarte.
Além do mercado de luxo, que se mostra cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, outros mercados do dia a dia estão olhando para os substratos a base de celulose como uma excelente solução como opção sustentável. Mercado de e-commerce, descartáveis, cápsulas de café, refis de cosméticos, suportes de alimentos e bebidas, a lista é infindável.
Dentro dessas áreas, existe alguma que a embalagem de papel está "invadindo" e vale a pena o impressor ficar de olho?
O mercado de cosméticos e alimentos são os dois grandes mercados que temos que ficar atentos. A substituição do plástico para o papel nestes segmentos é realizada a passos largos.
Como alcançar maior valor agregado através do uso dos papéis Fedrigoni?
Inicialmente, temos que lembrar que embalagem não é custo, embalagem é parte do projeto de venda de um produto. Investir na embalagem é chave para incrementar o preço médio de venda e ter maior visibilidade da marca. Usar um bom papel é essencial para fabricar uma embalagem de qualidade e passar além da mensagem de sofisticação, uma outra muito importante também: a de ser sustentável. A Fedrigoni tem expertise neste mercado e um amplo portfólio de produtos disponíveis que podem auxiliar nossos clientes a atingirem seus objetivos.
Embalagens, sustentabilidade e novos pensamentos
A ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026 será o mais importante ponto de debates e apresentação de novos conceitos com base em critérios de sustentabilidade e inovação.
As grandes empresas do setor já estão preparando suas soluções para apresentar - e muitas delas lançar - aos líderes da impressão do continente. Então, para conhecer este novo universo, faça a sua credencial de visitante gratuita para o maior evento de impressão das Américas: www.expoprint.com.br/pt/visite/not
Revolution of your Business is here!