Quase 50 anos no mercado editorial, amplo parque de impressão offset e de rotativas, tecnologia variadas de acabamento e especialização em impressão em papéis finos. Esta é a Geográfica Editora, sediada em Santo André (SP).

Toda essa tradição abre espaço, agora, para a tecnologia de impressão digital – e, nesse caso, a marca escolhida foi a Konica Minolta, mais especificamente, o modelo AccurioPRESS C2070P.

Segundo Ariel Vido, gerente de pré-impressão da Geográfica, a empresa foi bastante cautelosa para realizar o primeiro investimento em um equipamento digital. “Primeiro, precisávamos ter demanda que justificasse esse investimento”, explica. “As pessoas nos perguntavam quando investiríamos em digital. O fato é que a impressão digital é uma realidade, mas esperávamos o momento certo, a hora em que teríamos demanda para investir a um custo atrativo e obter retorno. Esse momento chegou.”

Para a Geográfica, esse momento chegou no primeiro semestre deste ano com base em quatro necessidades específicas: atender à demanda de impressão em pequenos volumes, imprimir tiragens complementares, economizar na execução de provas físicas para aprovação dos clientes e utilizar dados variáveis.

“Levantamos tudo o que precisaríamos de um equipamento digital e, de fato, montamos nossa máquina ideal. A partir dessa ideia, partimos para pesquisar os fornecedores”, conta Ariel. Quatro marcas foram analisadas, e, ao final, optou-se pelo modelo AccurioPRESS C2070P.

“Realizamos testes à exaustão. Analisamos a máquina por dentro e por fora, imprimimos trabalhos reais nelas. Testamos a robustez e a qualidade. Ao final, optamos pela solução de impressão da Konica Minolta devido ao fato de o equipamento ter se mostrado produtivo, e, ao mesmo tempo, oferecer alta qualidade de impressão e suportar ciclos pesados de produção”, pontua Ariel.

Outro fator que contribuiu pela escolha do modelo AccurioPRESS C2070P foi o formato de impressão. “Somos uma gráfica editorial, e, como tal, ganhar em qualidade e produtividade na produção é essencial. Na AccurioPRESS C2070P podemos imprimir em formatos diferenciados para confecção de capas, por exemplo. Já rodamos trabalhos em formato 33x78 cm, mas o equipamento pode chegar a 1,20 metro”, frisa.

Robustez

Hoje, na Geográfica Editora, a AccurioPRESS C2070P é responsável pela impressão de dados variáveis nas guardas pré-impressas do título jurídico Vade Mecum, atualmente, produzido por várias editoras especialmente para juízes e estudantes de Direito. Além disso, nela, são confeccionadas as provas físicas do Vade Mecum para aprovação.

“Precisamos que as provas sejam bastante precisas, ou seja, mostrem o que o cliente terá no produto impresso final. Na primeira vez que apresentamos ao cliente uma prova impressa na AccurioPRESS C2070P, ele ficou surpreso com a qualidade do produto final acabado”, lembra Ariel. “De fato, os clientes não percebem a diferença.”

Além da qualidade, o equipamento da Konica Minolta também vem sendo sinônimo de produtividade.

“De nosso lado, a grande conquista foi ganho de tempo. Uma prova que demorávamos 20 horas para fazer, levamos agora 40 minutos para produzir, em alta qualidade. Isso, em termos de tempo e custos, não tem preço. E o equipamento é bastante robusto; só para se ter uma ideia, no primeiro mês de uso, já atingimos o pico de produção estimado para a máquina”, afirma, ressaltando que, após 40 dias de instalação, o equipamento está chegando a 170 mil impressos.