A Gráficos Sangar é considerada uma referência no segmento de impressão de bulas e embalagens para o mercado farmacêutico.

Em sua história de quase 50 anos, a empresa passou por três momentos importantes de renovação, os quais foram fundamentais para a formatação do modelo de negócio atual: em 1985, quando, através de Davidson Tomé, filho do fundador, Djalma Tomé, a gráfica passa a atender o segmento farmacêutico, ramo que viria a se tornar sua atividade principal e motivaria os investimentos tecnológicos através da impressão de bulas e rótulos convencionais confeccionados em offset; em 2008, quando, diante a crise mundial, o mercado farmacêutico se modificou, e o número de gráficas concorrentes aumentou, obrigando a Sangar a rever sua postura no mercado e desenvolver uma solução interna para gerenciar suas atividades; e 2015, quando, em um novo salto para a modernização de seus processos, a empresa abriu mão de seu sistema de gerenciamento interno, reformulou sua estrutura administrativa e passou a investir em uma solução de gestão terceirizada.

Em 2015, a Sangar fez o primeiro contato com a Ecalc Software. Após uma minuciosa pesquisa de mercado, mediante a qual outras soluções foram analisadas, a Ecalc, que ingressou na concorrência já na fase final de avaliação, foi a solução escolhida.

“Estamos nos preparando para os novos desafios do mercado, renovando e inovando nossa estrutura. Hoje, separamos as plantas produtivas de rótulos e bulas; uma delas permaneceu em nossa sede, no Jabaquara, e a outra (rótulos) passou a operar em nossa nova planta, em Diadema. Também estamos investindo em força de vendas e tecnologia para nos abrirmos para novos mercados”, explica Roberto Bramucci Junior, atual diretor da Gráficos Sangar. “Toda essa renovação não seria possível sem as soluções de gestão da Ecalc Software que, desde que foram implantadas, nos permitem ter dados confiáveis e transparentes do real status financeiros, administrativo e comercial da empresa, possibilitando tomadas de decisões mais assertivas”, completa.

Atualmente, a Gráficos Sangar opera com cinco sistemas desenvolvidos pela Ecalc: o Easycalc para geração automática e controle de ordens de serviço; o Eplan, para controle de produção; o Ecube, uma solução inteligente que integra e oferece acesso transparente a todos os dados administrativos relevantes da empresa; o Express Administrativo / Financeiro / Compras / Estoque, para controle de fluxo de caixa; e o eMining, que extrai dados pontuais e oferece automaticamente, com inteligência, a visualização de relatórios e planilhas.

“O atendimento pré e pós-venda da Ecalc Software foi maravilhoso. Claro, as soluções que eles oferecem são customizáveis e nos trouxeram resultados comprovados, mas realmente o grande diferencial foi o constante suporte que eles nos deram, desde a implantação, até o acompanhamento da operação do sistema e consultoria, que foi ministrada por Archimedes Curvelo, fundador da empresa”, frisa Roberto.

O gestor também cita números que comprovam sua satisfação. “O primeiro trimestre de 2017 tinha tudo para ser nosso pior desempenho; pela primeira vez na história, o segmento farmacêutico encolheu. Contudo, através dos sistemas da Ecalc, pudemos obter cerca de 30% mais produtividade em nossas operações; e foi justamente esse ganho de produtividade, performance e consequente economia que compensou o momento de crise, fazendo com que terminássemos o ano aumentando nossa lucratividade”, finaliza.