A indústria de embalagens flexíveis precisa atender a exigências cada vez maiores tanto no que diz respeito ao design quanto aos requisitos técnicos. Os clientes exigem excelente qualidade nos impressos produzidos em alta velocidade, combinados com fácil manuseio e alta força de laminação.

Quando se trata de filmes de laminação versáteis para uso em aplicações de alta exigência, como esterilização, esta combinação de características da tinta até agora vinha sendo quase impossível de se alcançar no segmento flexográfico e, principalmente, de preservar no segmento de rotogravura.

O fabricante de tintas hubergroup lança uma nova série de tinta sob a marca "Gecko Platinum", que integra à família existente de tintas "Gecko" para flexografia e rotogravura. No dia 25 de outubro de 2016, mais de 100 clientes da indústria gráfica internacional especializados em embalagens flexíveis estiveram em Lengerich, na Alemanha, para saber mais sobre as propriedades dessas tintas. A apresentação foi apoiada por uma demonstração gráfica ao vivo na Windmöller & Hölscher, fabricante de impressoras e sistemas para embalagens flexíveis.

Enquanto as tintas da clássica série Gecko são à base de nitrocelulose (NC), a nova série utiliza um sistema de aglutinante de poliuretano (PU). Lutz Frischmann, Diretor de Gestão de Tecnologia de Tintas Líquidas no hubergroup, explica porque a empresa optou por utilizar PU, otimizada para esta aplicação exigente: "Para aplicações standard, tais como embalagens para conteúdos secos, já temos sistemas de tinta NC bem estabelecidos. No entanto, os sistemas de NC não podem ser utilizados para aplicações que envolvem esterilização, devido à limitada estabilidade térmica da nitrocelulose.

Até agora, as séries de tintas especializadas com base polivinilbutiral (PVB) ou cloreto de polivinila (PVC) têm sido utilizadas para laminações de alto desempenho. No entanto, impressores flexo têm dificuldades em rodar esses sistemas de tinta base PVC. Além disso, há uma crescente demanda dos proprietários das marcas por produtos isentos de cloro, e pressionam os sistemas PVC estabelecidos em rotogravura até os limites de suas capacidades.

Extensivos testes de campo em combinação com vários sistemas adesivos, tanto à base de solventes quando livres de solventes, confirmaram que Gecko Platinum oferece valores de resistência consistentemente elevados tanto em aplicações de padrão standard quanto em aplicações de alto desempenho, incluindo a esterilização. A qualidade de impressão é excelente, mesmo em designs com meios-tons finos, com 60 linhas/cm ou mais".

No lançamento do produto, o Dr. Giuseppe Gianetti, Diretor de Produtos da divisão de Tintas Líquidas no hubergroup Itália, falou sobre as oportunidades de mercado com os novos produtos desenvolvidos. "A redução das tiragens é um fator chave na Europa, e a capacidade de produção ”retort” reforça esse conceito muito bem graças à vasta gama de aplicações que se abrem. A disponibilidade de tintas de alto desempenho para aplicações de esterilização permite que agora a flexografia lute por uma fatia desse mercado. Gecko Platinum Flexo abre novas oportunidades de mercado para impressores flexo com visão de futuro, em segmentos que até agora vinham sendo dominados pela rotogravura."

A nova série de Gecko Platinum já está disponível com tintas prontas para uso.