Maior feira da indústria gráfica da América Latina, a ExpoPrint Latin America 2014 pretende abraçar uma série de setores fundamentais na indústria de impressão. A feira que acontece de 16 a 22 de julho do próximo ano, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, vai apresentar as grandes novidades e tendências da pré-impressão, passando pela impressão até o acabamento.

Nessa variedade de temas presentes está também a questão da certificação. Com as práticas ambientais ocupando um espaço cada vez maior nas empresas e sendo motivo de atenção, é fundamental ter conhecimento para tomar os procedimentos corretos.

A Inovação Ambiental estará na ExpoPrint Latin America 2014 para atender essa questão. De acordo com Luiz Mauro Lora Franco, coordenador de consultoria, treinamentos e projetos da Inovação Ambiental, "é muito importante participar da ExpoPrint por diferentes motivos. Este é o maior evento gráfico que existe na América Latina. O setor industrial gráfico é muito importante para nós, temos uma forte atuação nesse segmento e acreditamos que este é o momento para ampliarmos nossa participação. A indústria gráfica demanda por novas práticas ambientais e de gestão, o que temos a oferecer é exatamente isso".

Para Luiz Franco, "O nosso conhecimento do mercado não é regional apenas, mas nacional. Participar da ExpoPrint irá nos ajudar a fortalecer os vínculos com clientes e parceiros". Franco relata que atua com empresas que têm adotado novos modelos de gestão ambiental e de processos e que, com isso, estão ampliando seus negócios. "São estas práticas, este know-how que queremos oferecer. Sabemos que o empresariado costuma investir muito mais em máquinas do que na gestão de recursos, por isso consideramos importante estarmos na ExpoPrint. Quando o empresariado necessita desse tipo de serviço, ele muitas vezes fica refém de empresas que desconhecem o segmento gráfico, o que não é o nosso caso", completa.

A Inovação Ambiental tem uma atuação no licenciamento ambiental e regularização junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. O trabalho é desenvolvido há pelo menos 5 anos, com sucesso. Também atua na consultoria em esquemas de certificação como ISO e FSC. "Nossa nova proposta é em oferecer agora serviços sob medida ao empresariado, ou seja, uma análise clínica sobre as necessidades da indústria e a proposição de modelos que auxiliem e melhorem a gestão fabril".

São quase 20 anos de conhecimento prático na área ambiental, e quase 10 anos na área de gestão da qualidade. "Talvez o maior desafio nosso ainda é o próprio empresariado assimilar a ideia que os modelos de gestão das décadas de 80 e 90 já não servem mais. Ainda há muita resistência no empresariado em mudar, arriscar, mas nossa avaliação aponta que as empresas que adotaram novas práticas conseguiram superar muitas dificuldades. Conceber o valor do capital humano dentro das empresas é uma grande dificuldade que encontramos".

Futuros projetos

A Inovação Ambiental se prepara para projetos futuros. Para Luiz Franco, "a ideia é mantermos nossas linhas de serviços que já obtêm excelente resultado, que são os licenciamentos e regularizações e as consultorias em sistemas certificados. Uma primeira etapa de nossas novas propostas se deu com a formação de uma parceria com uma consultoria no Rio de Janeiro. Fora isso, temos alguns programas já em andamento. Um deles é o Projeto Sob Medida, onde já temos algumas gráficas que estão participando dessa etapa de análise. Outro programa é o de Gestão em Grupo de esquemas de certificação de pequenas empresas; nosso primeiro grupo já tem 7 empresas que irão obter a certificação FSC e irão compartilhar a gestão. Com isso, podemos reduzir os custos de implementação e manutenção do certificado, além de oferecermos um serviço de one stop shop que já inclui a consultoria em FSC, licenciamento ambiental e outros serviços. Para o pequeno empresário isso é fundamental, pois consome menos tempo e sai mais barato".

Franco completa: "Pretendemos ampliar nossa prática social. Em 2013 mantivemos nosso auxílio a uma entidade de assistência a crianças na região leste de São Paulo, mas para 2014 já temos alguns projetos de cursos gratuitos em universidades e escolas técnicas. O objetivo destes cursos é levar aos futuros profissionais gráficos ou não, os conceitos ambientais e de esquemas de gestão certificados, além da formação humana, que é o terceiro importante programa que estamos desenvolvendo. Cremos que o capital humano é o principal dentro da gráfica; é nessa formação que pretendemos agir. A proposta é a de treinamentos técnicos, gerenciais e motivacionais in company; também temos alguns trabalhos preparados para 2014 nesse sentido".

ExpoPrint

A ExpoPrint Latin America é a maior feira da indústria gráfica da América Latina. A edição 2014 acontece de 16 a 22 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Cadastre-se gratuitamente para visitar a ExpoPrint e conhecer todas as novidades e tendências do mercado de impressão através do link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página no Facebook: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.