A Actega, fabricante de revestimentos especiais, tintas, adesivos, selantes e compostos para o setor de impressão e embalagens, divulgou que 2023 foi um ano de sucesso, apesar da queda no volume nas vendas em comparação a 2022.

O ano foi impulsionado por investimentos nas principais instalações de produção e pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias firmadas para consolidação das soluções sustentáveis da Actega. A empresa lançou produtos destinados a soluções sustentáveis de embalagem e a atender a conformidade regulatória.

Segundo Thorsten Kröller, Presidente da Actega, “como nossa empresa manteve o foco em inovação que impulsiona maior sustentabilidade nos setores de impressão e embalagens, continuamos a alcançar diversos marcos importantes neste ano. Para o início do novo ano, ficarão faltando apenas 12 meses para batermos a meta de neutralização de carbono, estimada para 2025 (conforme estabelecido pela Altana) e, portanto, não há dúvidas de que avançaremos ainda mais para alcançar essa marca”.

Um ano de grandes investimentos

Em abril, a Actega realizou um investimento de US$ 5 milhões na unidade de Nova Jersey, que custeou diversos desenvolvimentos na planta estadunidense. Os projetos de expansão e as melhorias ao processo planejados para a unidade, os quais são voltados às operações de revestimento, já começaram; o plano de desenvolvimento total está previsto para ser concluído durante o primeiro trimestre de 2024.

Como parte dessa iniciativa, a Actega está implementando tecnologias para aumentar a confiabilidade e a eficiência do processo de automação. Com fluxos de trabalho padronizados e processos de produção acelerados, a empresa poderá otimizar as formulações dos produtos, impulsionando a precisão e a consistência em termos de qualidade e expandindo a eficiência operacional e largura de banda de produção geral.

Logo após o anúncio do investimento na unidade de Nova Jersey, a Actega divulgou seus planos de inaugurar uma fábrica em Kings Mountain, na Carolina do Norte, Estados Unidos. O projeto conta com o apoio do estado, que está disponibilizando verbas para a construção de uma nova fábrica. Com o objetivo de unir quatro instalações localizadas entre a Carolina do Norte e Indiana, a expectativa é que a fábrica abra mais vagas de emprego, além de novas oportunidades de crescimento para as linhas de negócio da Actega. A fábrica ocupará uma área de 22.110 metros quadrados, o que equivale a duas vezes as quatro instalações da empresa na América do Norte.

Em outubro, a Actega anunciou a consolidação das três fábricas do Brasil em uma nova fábrica de 22.500 metros quadrados em Araçariguama, São Paulo. A instalação de produção, pesquisa e desenvolvimento de última geração é resultado de um grande investimento, no valor de US$ 7 milhões, feito nos últimos anos, consolidando a Actega como líder industrial da região. A fábrica, que conta com tecnologia de ponta, permite que a empresa continue a atender aos mais elevados padrões de segurança, forneça soluções inigualáveis aos clientes e aumente cada vez mais sua presença no mercado. Em 2023, a Actega focou em investimentos estratégicos em novas instalações ao redor do mundo, incluindo o laboratório recém-construído em Sedan, na França.

Sustentabilidade em destaque

Tendo em vista o compromisso da Actega de diminuir o impacto ambiental causado ao planeta pela impressão e embalagens, entre os meses de abril e maio de 2023, a Actega deu destaque às suas soluções sustentáveis, tanto as novas quanto as já presentes no mercado.

Os novos vernizes livres de PVC com selagem térmica para cápsulas de café ACTEseal® foram lançados durante a Interpack 2023, representando um grande passo em termos de sustentabilidade e praticidade para o mercado de cápsulas de café. Essa linha de produtos acaba com a necessidade de usar revestimentos com PVC, um material mais difícil de se reciclar e que está cada vez mais na mira das restrições regulatórias. Os inovadores vernizes com selagem térmica passaram por diversos testes rigorosos até estarem prontos para o mercado hoje.

A solução UV Direct to Metal permite aplicar o revestimento UV diretamente sobre uma superfície pré-tratada com plasma atmosférico, um processo avançado que representa um grande passo em termos de sustentabilidade. Com esse novo processo, que exige apenas uma única lâmpada UV para realizar a cura do revestimento, os fornos a gás que consomem bastante energia, antes fundamentais para a secagem de revestimentos à base de solvente, deixam de ser necessários e passam a ser substituídos por sistemas UV mais eficientes e sustentáveis. O resultado? Uma grande economia de energia, agilidade na produção, redução nos custos, VOCs menores e queda de 40% das emissões de CO2.

Desenvolvido em colaboração com a Brasilata Labs e a HP-Indigo, o Innocan possibilita a decoração digital com qualidade de offset de chapas metálicas em produtos com 3 componentes (como latas de aerossóis, de alimentos e para armazenamento de diferentes produtos), sem, no entanto, abrir mão dos padrões de migração e proteção exigidos para materiais de decoração.  Essa tecnologia inovadora e econômica atende à demanda de volumes menores com designs especiais na produção de latas metálicas.