A Agfa anunciou o lançamento do SolidTune, software de pré-impressão para a impressão de embalagens offset que se distingue pela redução do consumo de tinta e que permite um prazo de entrega mais rápido, aumentando a eficiência da produção, melhorando a qualidade da imagem e produzindo menos desperdícios.

O SolidTune foi desenvolvido a pensar nos desafios específicos da produção de embalagens, tendo por base o sucesso dos elementos cruciais do InkTune e do PressTune, que fazem parte do programa Agfa ECO3 para inovação sustentável. A nova técnica aplica um algoritmo único aos elementos sólidos e de texto, após a serigrafia antes da imagem da chapa. Este processo reduz a quantidade de tinta necessária para impressão numa média de 3%.

O SolidTune está disponível sob licenciamento nos fluxos de trabalho de pré-impressão Apogee e Amfortis e pode ser utilizado com qualquer tecnologia de serigrafia, incluindo a Agfa SPIR@L.

Nova inovação tecnológica para a embalagem

Como última fase do processo de renderização, o SolidTune aplica um algoritmo único de poupança de tinta aos pixeis de 1 bit sólidos, antes da produção final. Ao contrário de outras soluções, o software foi desenvolvido com uma proteção única das extremidades, o que significa que o algoritmo assegura a preservação das extremidades dos elementos sólidos para manter a impressão limpa e nítida. Isto ajuda a criar um ficheiro de 1 bit mais fácil de imprimir para a impressão de embalagens offset, onde as cores diretas são frequentemente impressas como elementos sólidos.

“O mercado das embalagens está em crescimento e as oportunidades estão a surgir para os transformadores, o que significa que estão constantemente em busca de novas tecnologias capazes de os ajudar a fornecer uma qualidade de impressão ainda melhor, com cores fortes, mas com preços acessíveis,” afirma Andy Grant, Diretor Geral do Software na Agfa.

“Estamos agora a intensificar a nossa oferta única para o exigente mercado das embalagens com o aproveitamento da nossa profunda experiência em matéria de impressão offset para apresentar soluções inovadoras, como o SolidTune, que terão um impacto considerável nos resultados finais para o transformador e para a sustentabilidade a longo prazo do processo.”

SolidTune: menos tinta, produção mais rápida

Com oferta de benefícios excepcionais ao nível da poupança de tinta, esta nova abordagem reduz naturalmente os prazos de produção gerais, uma vez que a película de tinta sólida mais fina disponibilizada pelo SolidTune demora menos tempo e energia a secar. E com uma secagem mais rápida, os processos subsequentes, como o acabamento e o corte, podem ocorrer mais cedo. Desta forma, os transformadores podem dar resposta às exigências dos proprietários das marcas relativamente a entregas mais rápidas e poupar nos custos de armazenamento.

Além disso, a implementação do SolidTune no fluxo de trabalho melhora a distribuição da tinta e reduz os problemas com compensação da tinta de uma impressão para a seguinte. Também será exercida menos força no substrato por parte do sistema de tinta, o que evita o arranque (ou recolha) de fibras da camada de papel superior, um problema que se sabe que causa uma menor qualidade de imagem e uma potencial rejeição dos trabalhos.

“Esta ferramenta inteligente, que é bastante intuitiva e simples de implementar durante o processo de renderização, oferece melhorias significativas na qualidade de impressão,” afirma Grant.

O SolidTune pode ser combinado com qualquer serigrafia, mas funciona na perfeição em conjunto com a SPIR@L – a revolucionária tecnologia de serigrafia patenteada da Agfa que foi alargada do setor comercial para a impressão de embalagens em 2021 – para conseguir ainda maiores poupanças de tinta.

Grant conclui, “O SolidTune é uma outra inovação que a Agfa acrescentou ao seu programa ECO³ para maximizar a redução da tinta e o valor ao mesmo tempo que continua a oferecer a mais elevada qualidade possível e a colocar os transformadores na linha da frente da inovação.”