A Akita Epson Corporation, empresa pertencente ao Grupo Seiko Epson Corporation, anunciou recentemente que finalizou a construção de uma nova fábrica que aumenta a capacidade de produção de chips de cabeça de impressão, usada por muitas empresas de impressão ao redor do mundo.

As novas instalações tiveram as obras iniciadas em novembro de 2022 e um investimento total de R$ 116,9 milhões.

O setor de soluções de impressão da Epson oferece produtos e serviços baseados na tecnologia original de jato de tinta MicroPiezo, voltados para empresas e escritórios, home office, comércio e indústria. Há previsão de que a demanda mundial por impressoras a tanque de tinta continue crescendo, com interesse dos consumidores em soluções de alta capacidade.

A busca por impressoras do segmento no setor comercial e industrial vem aumentando, junto com a mudança tecnológica do analógico ao digital em áreas onde a mídia de impressão não se limita ao papel, como na impressão digital têxtil.

Muitas impressoras inkjet comerciais e industriais utilizam cabeças de impressão PrecisionCore MicroTFP*, que podem se adaptar de forma flexível a diversas aplicações mediante a montagem de chips de impressão em várias combinações.

Atualmente, cerca de 20% das impressoras inkjet Epson contam com cabeças de impressão PrecisionCore. Com a nova fábrica, a previsão é de que a porcentagem aumente, pois as impressoras comerciais e industriais, bem como multifuncionais inkjet de cabeças em linha de alta velocidade, usam maior quantidade de chips de impressão por unidade.

Novas instalações

A nova fábrica da Akita Epson foi desenhada para aumentar a produção e a montagem de cabeças de impressão, componente fundamental das impressoras. O objetivo é manter o ritmo da crescente produção de chips de impressão MicroTFP.

As instalações da fábrica contam com espaço suficiente para expansão futura, tendo em vista o fortalecimento da linha de produtos, ampliação das vendas de cabeças de impressão para terceiros e atendimento da crescente demanda por soluções equipadas com PrecisionCore MicroTFP.

A nova planta está ao lado da atual fábrica de cabeças de impressão e permite maior eficiência ao trabalho, desde a produção de componentes até a montagem. Foram implementados equipamentos e processos de produção para melhorar ainda mais a produtividade humana e eficiência espacial.

As novas instalações apresentam design renovado, em que os equipamentos de robótica da Epson vão ser distribuídos em ilhas. Com essa distribuição em ilha, a Epson busca aumentar a eficiência de produção em 30% em uma linha de produção de alto rendimento.

Como planta de produção com capacidades tecnológicas de primeiro nível, a Akita Epson mantém colaboração estreita com os centros de pesquisa e desenvolvimento da Epson no Japão. Ela compartilha a avançada tecnologia de produção e o conhecimento adquirido através da fabricação de dispositivos centrais com as plantas da empresa em todo o mundo, a fim de melhorar as capacidades gerais de fabricação do Grupo Epson.

* As cabeças de impressão PrecisionCore MicroTFP são componentes cruciais que determinam a qualidade da imagem e velocidade da impressora a jato de tinta. Equipadas com uma série de bicos controlados de forma individual, têm a capacidade de expelir 50 mil pequenas gotas de tinta por segundo.