O EFI Connect, conferência de usuários da EFI que foi promovida no mês de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos, foi o palco de importantes debates sobre a indústria de impressão, seu momento e as principais tendências. As conversas foram amparadas por especialistas no assunto. Além do CEO da EFI, Guy Gecht, participaram o CEO da Xerox, Jeff Jacobson e o CEO da Quad Graphics, Joel Quadracci.

O EFI Connect foi a primeira aparição pública de Jeff Jacobson após a separação da Xerox em duas companhias. Ele contou sobre como foi o processo e os primeiros dias da nova empresa, reforçando o quanto a motivação da equipe foi fundamental neste caminho.

Para Jacobson, mudanças são necessárias e é preciso enfrenta-las. "O medo pode te paralisar ou te conduzir", resumiu Jeff Jacobson. Para superar os desafios, o CEO da Xerox colocou como fundamental entender e respeitar as culturas dos membros da equipe, buscando uma relação com o cliente que possa mobilizar e engajar.

"A Xerox é baseada em inovação", disse Jacobson, que citou as várias formas de usar a impressão no novo mundo do marketing. "Dizem que a impressão está morta, mas ela não está. Há muito a ser feito em impressão digital, impressão de embalagens e outros segmentos. É preciso olhar nos bons exemplos e ver o que está faltando em seu trabalho".

Sobre seu trabalho de CEO, Jeff Jacobson disse que sua função é facilitar a comunicação entre as "camadas" da companhia para melhorar a negociação com o mercado. "O CEO tem que ser a cara da empresa, as pessoas têm que saber quem ele é. Isto é um compromisso diário", comenta, que complementa que seu maior desafio é fazer todos os dias o que tem que ser feito. "É sobre pessoas. É ter uma empresa alinhada com as pessoas que estão no mercado. Ter paixão em cada membro da equipe".

O CEO contou como vem sendo o trabalho para aumentar a lucratividade da companhia global, com investimentos ano a ano em treinamento e Pesquisa & Desenvolvimento. Falou no trabalho com os jovens, que segundo ele impressionam pela forma como pensam e lidam com os clientes, sendo fundamental esta diversidade de pensamento. A expansão dos canais para o fortalecimento da posição da Xerox dentro do mercado é um dos focos da empresa.

A Xerox sabe, conforme explicou o CEO, sua força no toner e segue este trabalho, mas também vem investindo em inkjet, vendo oportunidades em embalagens para acelerar processos e reduzir custos. E encerrou resumindo a importância do evento como o Connect para o mercado: "O Connect tem a beleza do aprendizado, algo fundamental nos dias de hoje".

Quad Graphics

Quem também participou do EFI Connect foi Joel Quadracci, CEO da Quad Graphics. O líder desta importante empresa da indústria de impressão, que vem crescendo a cada geração, frisou o quão relevante é a busca incessante pela melhor tecnologia, que vai conduzir as inovações do mercado. Isto passa pela criação de uma forte equipe de TI.

Joel considera que a empresa passou por vários "capítulos" em sua história. O primeiro foi mostrar as oportunidades trazidas por uma impressão de qualidade. O segundo capítulo veio para fazer com que a Quad pudesse acelerar e aprimorar os processos de seus clientes, usando para isso a aquisição de várias companhias que pudessem agregar maior valor à Quad. Agora a empresa vai para o terceiro capítulo, em que a Quad quer entender como os produtos afetam os clientes e ajuda-los a fazer o que eles querem. "Este é um novo capítulo na história da Quad", foca Joel.

Quadracci foi mais um dos que relatou o crescimento no segmento de embalagem. "Acredito que a embalagem precisa ser parte de uma campanha. Qual campanha você quer fazer? A embalagem é fundamental neste sentido". Outra tendência reforçada por Joel é que o mercado está a cada dia indo mais para os produtos personalizados.

Frisou ainda que a empresa foi aprimorando sua plataforma de workflow, com atualizações constantes. Joel citou diversas tendências do mercado, como o grande aumento do mercado de marketing um a um, uso de QR Codes, intenso avanço do mobile, a nova tecnologia beacon, que está totalmente ligado à impressão. "A interconectividade é poderosa", conta Joel.

O CEO da Quad contou um caso em que uma empresa aumentou as vendas com um QR Code que levava a um vídeo de demonstração. Tais estratégias apresentam resultados interessantes sobre onde se deve ou não se investir. Tudo isso com um planejamento eficiente, pois segundo Quadracci a campanha multicanal precisa estar totalmente conectada.