No dia 24 de agosto, a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e a APS Feiras vão promover o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica. Experts nacionais e internacionais da indústria vão compartilhar conceitos sobre tecnologia e gestão de negócios em um grande encontro da indústria.

Entre os palestrantes, está o consultor Hamilton Terni Costa, especialista em impressão que vai tratar do tema "Gestão da tecnologia na proposição de valor reconhecida pelo cliente". O objetivo de Hamilton será mostrar que é o momento das gráficas oferecerem algo que vá além do produto impresso, sendo de fato um parceiro estratégico dos clientes.

A palestra trata das novas ofertas que gráficas de sucesso vêm adotando ao incorporar cada vez mais serviços aos seus produtos. "Os produtos estão se desmaterializando e se tornando plataformas de serviços aos clientes. Serviços que absorvem processos do cliente e melhoram seus desempenhos de negócio".

Neste sentido, a palestra pretende mostrar pontos como: o que é essa "servitização" dos produtos; o que a gráfica deve fazer para se ajustar a isso; quais as novas funções de produção para se adequar a essa nova oferta?; quais as tecnologias que devem ser usadas para que estejam alinhadas com essas novas proposições de valor aos clientes.

A palestra será ilustrada com cases nacionais e internacionais de empresas gráficas que ampliaram seus serviços para melhor atender e agregar valor na relação com seus clientes. Para Hamilton, "sempre é muito importante ter eventos de alto nível. É uma oportunidade real para os participantes terem contato com experiências e exemplos que podem indicar tendências e soluções aplicáveis ao dia a dia".

O valor da inovação

Hamilton Costa reforça algo fundamental no cenário atual da área de tecnologia de comunicação gráfica: o entendimento da oferta de serviços. "Precisamos pensar em mudanças, em inovação. O mundo está mudando rapidamente, novos modelos de negócios estão sendo criados que eliminam negócios existentes criando outros. Veja o Uber, o Airbnb e vários outros. Ficará cada vez mais difícil para as gráficas dependerem somente de impressão. Elas têm que entender melhor as necessidades dos clientes e ajuda-los a resolver esses problemas, em fornecer produtos e serviços que façam esse trabalho para o cliente. É preciso dar um passo à frente, sair da posição de reprodutores de originais e serem efetivos parceiros estratégicos dos seus clientes. Essa não é uma mudança fácil e que nem todos têm condição de fazer, mas é o melhor caminho de sobrevivência do negócio, mais do que o negócio de impressão".

Novas tecnologias e novas possibilidades

O especialista em impressão destaca que aspectos tecnológicos presentes na sociedade e na vida de todos, como a internet e os dispositivos mobile, vieram para aprimorar as ofertas oferecidas pela indústria gráfica.

"Eu diria que já ajudam e vão ajudar ainda mais. As gráficas que vêm incorporando essas tecnologias não só aumentam seu potencial de vendas como ampliam sua oferta às novas demandas dos clientes. Veja, como exemplo, o crescimento do web-to-print que vem proporcionando para muitas gráficas novas oportunidades de negócio e crescimento. Várias empresas gráficas brasileiras já vêm adotando essa solução e, com o tempo, ela será o predominante em suas vendas".

As inovações estão presentes também dentro da indústria gráfica, e os profissionais do setor já pensam sobre como agregar diferentes tecnologias em seu portfólio: "Creio que um bom grupo de empresas brasileiras vem examinando isso, em especial as novas aplicações com equipamentos inkjet de grande formato que podem imprimir em diferentes substratos como plástico, madeira, vidro e tecidos, entre outros. Essas impressões abrem novos mercados e novas possibilidades. O problema, no Brasil atual, é a incerteza trazida pela situação econômica que enfrentamos. Sem dúvida isso acaba por adiar compras e postergar decisões de investimento".

O entendimento dos equipamentos e soluções

O empresário de impressão possui, atualmente, uma vasta oferta de produtos disponíveis no mercado no momento que pensa em investir. Por isso, trata-se de grande relevância estudar os aspectos antes da tomada de decisão.

A decisão do investimento, explica Hamilton, deve ser precedida por uma avaliação de oportunidades junto a clientes ou mercado alvo. "Essas oportunidades é que devem nortear a escolha do equipamento, características e os insumos a serem utilizados. Nem sempre é assim, sabemos. O gráfico se entusiasma pelo equipamento em si e depois vai ver em que mercado vai usar. Isso leva a desperdícios e maior dificuldade em conseguir retorno do investimento, infelizmente".

Após fazer a escolha, é o momento de entender até onde este equipamento pode te levar: "O que ocorre em muitos casos é que o operador do equipamento não tem todo o treinamento necessário para usar os recursos. Ou tem carência de formação impedindo sua melhor utilização. Empresas mais estruturadas dificilmente deixam de usar o melhor que o equipamento oferece", reforça o consultor.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Com realização da ABTG, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica tem organização da APS Feiras & Eventos. A Abrigraf-SP é Patrocinadora Ouro; a Bremen Sistemas é Patrocinadora Prata.

Os apoiadores da iniciativa são: Abflexo, Abiea, Abimaq/CSMEG, Abitim, ABPO, Abro, ABTCP, Afeigraf, ANconsulting, ANJ, Conlatingraf, ConverExpo, ExpoPrint Latin America, FESPA Brasil, FSC, Instituto Europeo di Design, Objeto Brasil, Revista Embanews, Revista Inforflexo, Revista ProjetoPack, Revista Publish, Revista Tecnologia Gráfica, Senai, Singrafs, Two Sides e Universidade Mackenzie. Informações e inscrições em: www.apsfeiras.com.br/congressoabtg.