A pandemia trouxe tempos desafiadores. De uma hora para outra, tivemos que transformar completamente o modo que trabalhamos e vivemos em sociedade. O distanciamento social e as novas necessidades de higienização mudaram nossas rotinas e um elemento que muitas vezes passa desapercebido pelas pessoas foi fundamental: a embalagem.

As empresas produtoras de embalagem e rótulos precisam se desdobrar para antever toda a demanda e foram fundamentais para que insumos pudessem chegar com tranquilidade e segurança as pessoas. No início, tivemos uma demanda especialmente por empresas que produzem rótulos de produtos de higiene e limpeza, por conta do álcool em gel e da maior preocupação em esterilizar ambientes.

Outro ponto esteve nas caixas de papelão e nas embalagens de entrega, fundamentais para a nova forma que o brasileiro passou a enxergar o e-commerce. Muitos brasileiros que jamais tinham feito compras pela internet e através de aplicativos passaram a fazer, e a grande maioria pretende continuar comprando dessa forma pós-pandemia. E a cada entrega, temos a embalagem, seja como primária ou secundária.

O aumento na produção precisou ser balanceado com o distanciamento social dentro das plantas produtivas, um gigantesco esforço de gestão que precisou solucionar uma equação básica: como produzir mais e com maior rapidez a demanda aumentada se minha equipe de trabalho está menor? O desafio foi imenso, mas a indústria de embalagem fez sua parte para suprir a necessidade.

Conforme os meses foram passando, foi possível entender com mais clareza qual seria o presente e futuro a curto prazo da produção de embalagens e rótulos. Quer ver uma análise completa de como foi o ano de 2020 para a indústria de embalagens e o que se espera para o futuro? Você pode conferir esta edição especial e interativa da Revista Inforflexo, uma publicação da ABFLEXO/FTA-Brasil.

https://view.joomag.com/inforflexo-170/0401672001615124793