A Koenig & Bauer anunciou o lançamento no mercado de uma nova geração de seus impressoras offset planas de grande formato Rapida 145 e Rapida 164. A nova geração de impressoras está disponível com efeito imediato.

O fato de ambas as séries de formatos maiores agora apresentarem o mesmo design inovador de todas as impressoras Koenig & Bauer mais recentes chama a atenção. Junto com isso, há também muitos outros novos recursos que permitirão às Rapidas consolidar sua posição.

Elas lidam com formatos de folha de até 1.060 x 1.450 mm (Rapida 145) e 1.205 x 1.640 mm (Rapida 164) em uma velocidade de produção máxima padrão de 16 mil folhas / hora na produção de cartão. A incorporação de um pacote de alta velocidade aumenta as velocidades máximas a um outro nível, permitindo lidar com 18 mil folhas / hora (Rapida 145) e 17 mil folhas / hora (Rapida 164). Junto com as novas atualizações dos recursos de automação, oferecem os parâmetros de desempenho das impressoras de médio formato mais recentes - para o dobro do formato de impressão ou até mais.

O conceito operacional também foi reformulado. Grandes painéis de toque no alimentador, na primeira unidade de impressão e na entrega tornam supérfluos muitos botões e outros elementos operacionais. Todos os processos de rotina que normalmente são ativados descentralizadamente no console podem, portanto, ser controlados de forma igualmente conveniente na própria impressora. Um indicador de status proeminente na entrega fornece atualizações instantâneas sobre o status atual da impressora. Cores diferentes são usadas para sinalizar se a impressora está no modo de produção, espera ou manutenção.

Controle digital e monitoramento

O console ErgoTronic possui um monitor touchscreen e uma grande tela. Todas as informações relevantes são apresentadas de forma claramente estruturada em ambos os monitores. Uma série de funções adicionais permitem que a produção seja monitorada em tempo real. Dados de produção e outras informações, como emissões de CO2, estão disponíveis em um piscar de olhos. Impressão autônoma de uma lista de tarefas, controle baseado em aplicativo de muitas funções de impressão, acesso à Comunidade do Cliente como um ponto central de contato entre os usuários e o fabricante e, claro, uma função para iniciar programas de impressão individuais usando predefinições baseadas nos dados fornecidos ou salvos anteriormente - o console é o hub digital para todos os processos de produção na gráfica.

Isso se aplica à garantia de qualidade em igual medida. Três sistemas diferentes combinam o controle de cores em linha (com a opção de controle de balanço de cinza) com funções de monitoramento da produção (QualiTronic PrintCheck), comparação com o PDF pré-impressão (QualiTronic PDFCheck) e inspeção de conteúdo (QualiTronic PDF HighRes).

Benefícios adicionais para especialistas em embalagens

A nova geração de grandes formatos Rapida traz melhorias significativas para a área de aplicação principal de impressão de embalagens, em particular. A versatilidade do substrato já era muito ampla no passado, permitindo espessuras de placas de até 1,2 ou 1,6 mm. Os sistemas de garras universais tornam isso possível. Nas novas impressoras, a gama de substratos manuseados pode ser aumentada ainda mais - mesmo além da marca de 2 mm - simplesmente convertendo as unidades de impressão. Para empresas que trabalham com papéis pesados ou oferecem pós-impressão em papelão ondulado, envolvendo impressão e acabamento de um espectro completo em um processo em linha, os novos recursos representam um salto quântico à frente.

Outras mudanças importantes dizem respeito às opções para permitir maiores alturas de pilha. Cinco variantes estão disponíveis, cobrindo a faixa de 185 a - como uma nova opção - 925 mm. O levantamento de pilhas em 185, 370 ou 555 mm também pode ser obtido colocando a impressora em blocos fundidos.

A Koenig & Bauer estará na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 mostrando a força de seus equipamentos de impressão. Faça agora a sua credencial gratuita de visitante para conferir de perto a evolução do setor: www.expoprint.com.br/visitar.

Fonte: https://www.koenig-bauer.com/en/news/details/article/koenig-bauer-presents-a-new-generation-of-large-format-sheetfed-offset-presses/