O ano de 2024 vem sendo de grande importância para a Kurz do Brasil. A empresa global celebra 50 anos de história no país com metas ambiciosas e liderança no fornecimento de tecnologias de hot stamping.

Conversamos com Marlon Dias, Coordenador de Marketing da Kurz do Brasil, para entender mais sobre o posicionamento da Kurz e sobre suas soluções para gerar maior valor agregado no impresso, especialmente em áreas como embalagens e têxtil.

E tem mais: as etiquetas de segurança, que parecem "coisa do futuro", estão super presentes e acessíveis - e terão a cada dia uma maior procura. Entenda mais na entrevista:


- Qual a importância de celebrar 50 anos de história do Brasil?

Acreditamos que conquistar 50 anos de trajetória em nosso país é um marco histórico para qualquer empresa, tendo em vista os diversos desafios que acompanham quaisquer operações industriais em nosso país. Enfrentar as adversidades, condições econômicas conturbadas e, ainda assim, apresentar o extraordinário desenvolvimento que a KURZ do Brasil promoveu nesses últimos anos, faz de nós, parte de um pequeno grupo de empresas que consegue prosperar em nosso país.

Parte de todo esse sucesso devemos à contribuição de pessoas-chave, como o nosso diretor-geral, Claudio Vidigal, que vem conduzindo a empresa com muita visão de futuro e dinamismo nos últimos 25 anos. Não obstante, devemos o sucesso da KURZ do Brasil, também a todos os nossos colaboradores que além de seus papéis fundamentais em nossas operações, fazem parte da grande família que é a KURZ do Brasil, trabalhando com muito zelo e empenho para entregar sempre o melhor para todos os nossos clientes. Em suma, para nós, a relevância de atingir tal marco é representar não só o nosso sucesso como empresa, mas também a síntese de toda a nossa dedicação e empenho ao longo desses últimos 50 anos.

 


- Como a KURZ está posicionada hoje no país?

Hoje a KURZ do Brasil segue o mesmo posicionamento global da empresa. Somos líderes de mercado em todos os setores em que atuamos. Nos posicionamos como os maiores especialistas e provedores de soluções de decoração e acabamento de superfícies, nas mais diversas esferas, fornecendo tecnologia de hot stamping, incluindo consumíveis, máquinas, ferramentas e todas as tecnologias envolvidas, como IMD (In Mold Decoration) e INS (Insert Molding), proteção contra falsificação em todas as superfícies possíveis, como papel, plásticos, madeira, vidro, couro, tecidos, etc.

Isso faz com que a KURZ com seus mais de 5.000 produtos diferentes esteja presente em uma variedade enorme de diferentes indústrias, como gráficas, automotiva, cosméticos, farmacêutica, móveis, impressoras de segurança, bancos e cartões, além da Kurz Digital como provedora de softwares para segurança bancária e outros segmentos e, finalmente como fornecedora de soluções de alta segurança para cédulas bancárias, passaportes e documentos oficiais.

 

- A KURZ é uma empresa que sempre participa da ExpoPrint. Qual a relevância da feira para a KURZ?

Para a KURZ do Brasil, a participação na ExpoPrint não é apenas uma tradição. Acreditamos na relevância dessa feira e em seu impacto no mercado por ser a maior do segmento em nosso país. Ela faz parte da nossa estratégia comercial e de marketing. A ExpoPrint é responsável por uma movimentação considerável no segmento gráfico trazendo pessoas e empresas de outros países da América Latina, sendo o lugar perfeito para a geração não só de leads, mas também conexões e network industrial.

 

 

- A KURZ oferece soluções que potencializam o valor agregado do impresso. Que dicas a KURZ dá para quem deseja buscar maior valor agregado em seu portfólio?

Para a KURZ, agregar e gerar valor aos produtos dos nossos clientes está em nosso DNA. Para responder a esta pergunta, antes de mais nada, começamos por avaliar as necessidades do cliente final para direciona-lo da maneira mais eficiente possível, oferecendo o produto que melhor se enquadre em suas necessidades e nas qualidades técnicas dos materiais trabalhados. Ponto fundamental é a questão da sustentabilidade e reciclagem, pois todos os nossos produtos de decoração são recicláveis e entram na economia circular.

 

 

- O quanto o mercado de impressão de embalagens e rótulos cresceu nos últimos anos e como a Kurz pode ajudar impressores e convertedores dessa área?

O mercado de impressão de embalagens e rótulos no Brasil experimentou um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela demanda do setor de alimentos, bebidas, produtos de higiene e cosméticos. Nós temos a maior gama e variedade de cores e de qualidades de materiais dentre todos os fornecedores do mercado, além de manter o maior estoque de produtos de hot stamping e cold stamping na América do Sul, sendo o hub de negócios na área.

 


 


- Que tipo de soluções a KURZ oferece ao mercado têxtil?

Para o segmento têxtil, a KURZ oferece uma ampla gama produtos não só para acabamento, mas também para identificação e proteção contra falsificação.

Para a linha de estamparia, a KURZ possui a maior coleção de cores de foils decorativos do mercado mantendo em estoque mais de 50 cores diferentes. A família de materiais utilizada para a estamparia é a LUXOR/ALUFIN TX-A®, TX-N, LIGHT LINE XTS® e COLOR TEX.

Para a identificação de etiquetas de instrução de lavagem, a KURZ oferece a formulação para termo-transferência K 601, um material com especificações técnicas que atendem o setor têxtil.

Quando o assunto é segurança, a KURZ também não fica de fora. Com a nossa família de foil SECU TEX® é possível proteger produtos do segmento têxtil contra a falsificação.

 


- O quanto as soluções KURZ auxiliam quem atua com impressos de segurança?

A KURZ oferece soluções holográficas para impressos de segurança, sendo o principal player global do segmento. A KURZ está na vanguarda da inovação em películas de segurança atuando nas mais diversas frentes.

Etiquetas VOID, selos digitais, impressão de segurança em ambos os lados, códigos de barras especiais, hologramas à prova de violação e o exclusivo sistema Kinegram®, essas inovações em segurança de alta tecnologia poderiam muito bem ser ideias de desenvolvimento futuristas de um filme do James Bond. No entanto, elas são da KURZ, e já estão em uso.