Impressão Digital Têxtil, DTF, DTG e estamparia digital

Se existe um segmento que registra um crescimento gigante é a impressão digital têxtil - conhecida como estamparia digital.

Isso se deve tanto pelo aumento de qualidade das impressoras digitais da área têxtil e das tintas têxteis, como pela variedade de aplicações e benefícios econômicos e sustentáveis.

Apesar da evolução, a parcela de produção têxtil com a tecnologia digital ainda é pequena, abrindo uma janela de oportunidades tanto para quem possui estamparia ou confecção e quer digitalizar seu negócio como para quem atua em outros setores e quer inserir o tecido como um dos substratos a serem trabalhados.

 

Por que usar a impressão digital têxtil

Entre os benefícios da estamparia digital está o uso de água. Na tecnologia analógica, há um consumo que chega a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado.

Na impressão digital têxtil com tinta pigmentada, o número chega apenas a dois litros. A enorme redução faz da impressão digital mais amiga do meio ambiente, sem contar na economia de outros recursos e corte de etapas de preparação e finalização do tecido.

A impressão digital oferece tamanho reduzido de espaço de instalação de equipamentos, com máquinas menores, mas com excelente produtividade, seja na impressão DTG (direct to garment - ou impressão direta no vestuário), para uma produção super customizada, para a impressão sublimática que atende uma infinidade de mercados, a impressão DTF - direta no filme - e a impressão industrial direta no tecido.

As tecnologias em tinta de impressão digital têxtil são distintas, através da tinta sublimática, reativa, dispersa, ácida, pigmento ou outra, variando da necessidade e finalidade de cada peça, assim como o tipo de tecido utilizado. É importante conhecer as tecnologias, como as diferenças entre DTF e DTG.

 

O que é a impressão DTG?

A impressão DTG (direct to garment) é a impressão direta no vestuário. É muito conhecida pela impressora de camisetas, mas vai adiante. Além da impressão em camiseta, é possível fazer impressão de bonés, bolsas, sacolas e outros itens com a tecnologia DTG.

A capacidade de fazer a impressão direta na roupa, usando não só substratos brancos como também imprimindo com tinta branca em peças escuras, gerando itens com valor agregado alto. A ExpoPrint é a feira têxtil que expõe impressora digital DTG, tintas têxteis, substratos para a impressão e muito mais.

Falando em impressão direta no vestuário, há a impressão direta no tecido, que já foi conhecida por DTF (direct to fabric), mas perdeu espaço nesta nomenclatura para a famosa impressão direta no filme. A impressão direta no tecido 

 

O que é a impressão DTF?

A impressão DTF significa a impressão direta no filme. Mas, como a impressão DTF funciona? Ela, inicialmente, imprime com tintas DTF CMYK dedicadas em um filme PET de casca quente ou fria. A tecnologia DTF imprime em tinta branca em substratos escuros, oferecendo novas aplicações.

O filme impresso na impressora DTG é coberto por um pó adesivo hot-melt com tinta úmida. Em seguida, o filme é processado em uma prensa térmica. O filme com a arte totalmente colorida pré-colada é então transferido ao tecido pré-prensado, que é a cura da impressão DTG. Logo após, o filme é removido e a arte está totalmente impressa no tecido. Pode-se usar na impressão digital DTF tecidos como algodão ou seda, além de poliéster.

 

O que é a impressão digital têxtil por sublimação?

A impressão por sublimação é um processo que consiste em transferir tinta para tecidos sintéticos, como poliéster. Mas como funciona a tecnologia de impressão por sublimação? Inicialmente a arte é impressa em um papel sublimático, fazendo o uso da impressora sublimática específica para esse fim.

A tinta sublimática, como diz o processo, transforma-se em estado gasoso pelo aquecimento através de uma prensa ou, em rolos de tecidos maiores, de uma calandra, para que ela possa penetrar nas fibras do tecido.

Após passar pelo processo da sublimação têxtil, a tinta volta a ficar em estado sólido, e assim conecta-se em definitivo com o tecido. A impressão por sublimação têxtil tem como benefício fazer com que a tinta sublimática de fato torne-se "parte" do tecido, mantendo assim um toque suave e dando respiro para a peça.

Pelas características da impressora digital sublimática, é possível com tranquilidade usar o equipamento para a impressão digital sob demanda de peças de vestuário, eliminando estoques e facilitando a logística da confecção ou da estamparia.

Pelas suas características, ela é muito usada em uniformes esportivos em diferentes esportes, de corrida a futebol, e até para times de pescaria e jogos eletrônicos, ampliando o leque de mercados dentro do vestuário.

Na ExpoPrint Latin America, o visitante encontra todos os tipos de impressora sublimática, das menores às maiores, além das tintas sublimáticas e de outras tecnologias, as prensas e calandras, os mais diferentes tipos de papel sublimático e tudo que você precisa para transformar a sua empresa têxtil.

 

O que vem sendo produzido com a estamparia digital?

Criatividade e busca por surpreender o mercado são pontos importantes na impressão digital em tecido. Para quem atua com comunicação visual, por exemplo, é possível agregar valor ao portfólio pois a elegante sinalização com tecido impresso ganha espaço com bandeiras, faixas e entra em muitos mercados, como decoração de estandes e comunicação visual em pontos de venda.

Aliás, a decoração é outra área em que a impressão digital têxtil atua com personalização e impressão em baixas tiragens. É possível produzir puffs, almofadas, tecido para sofá, cortinas, além de itens de cama, mesa e banho. É um setor em que as peças são comercializadas com ótimas margens de lucro e tem como principais elementos beleza e criatividade.

Quando o assunto é impressão em vestuário, é missão impossível citar tudo que a impressão têxtil digital pode fazer. Começando pelas peças individuais e personalizadas do DTG, em que você pode usar da impressão de camisetas e pequenas peças para festas, celebrações, presentes e muito mais, passando pela impressão DTF nos filmes e terminando na impressão sublimática.

 

 

Fast fashion e impressão têxtil sob demanda

Os mesmos equipamentos estão presentes nas lojas de shoppings centers pelo Brasil na impressão de estampas personalizadas na hora, do tamanho e modelo que o cliente quiser. Isso reduz estoque e otimiza ao máximo a produção. É o fast fashion trazendo novos modelos de negócio.

Os estilistas entenderam que a estamparia digital é a aliada perfeita para dar vida às suas criações. É benéfica pois produz peças personalizadas, podendo testar, errar, arrumar e voltar até chegar no que as modelos mostrarão ao mundo! E, como são peças em baixas tiragens, não é preciso uma enorme produção ser desperdiçada.

O vestuário vai mais além, com muitos aproveitando as capacidades da impressão digital têxtil para não terem mais estoque. É o caso de confecções que atuam com vestuário esportivo, fazendo camisetas personalizadas, caso de times de futebol amador, equipes de corredores de rua ou qualquer outra modalidade esportiva.

A impressão digital têxtil apresenta ainda soluções criativas para segmentos como moda praia, usando tintas fluorescentes para dar um visual totalmente diferente para o vestuário, estampar nas cores mais vibrantes e muito mais.

Veja tudo isso na ExpoPrint Latin America, o maior evento de impressão têxtil do país!

Revolução do seu Negócio está aqui!