No dia 22 de agosto, acontece o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, iniciativa promovida pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Com o tema “Impressão Digital: o Futuro é Agora”, o objetivo é mostrar como a impressão digital está preparada para atender as demandas atuais e apta a se integrar tanto com as tecnologias analógicas como ao mundo da internet.

Uma grade de palestras foi montada por uma curadoria de especialistas com temas relevantes dentro do universo da impressão digital, trazendo conteúdos que inspiraram e podem transformar a visão dos congressistas sobre o mercado em que atuam - ou podem atuar. Para promover uma iniciativa como o Congresso, é fundamental o suporte das empresas fornecedoras de equipamentos e serviços de impressão, que estarão no Congresso como patrocinadores.

A HP será patrocinadora ouro do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica. De acordo com Renato Barbieri, Diretor de Artes Gráficas da HP Brasil: “Para HP é essencial contribuir para que o Congresso possa levar informação aos profissionais do mercado e colaborar com a compreensão de novas tendências tecnológicas que estão surgindo. Em conjunto com o Congresso, visamos debater temas importantes para o mercado gráfico, com foco em inovações tecnológicas e os impactos nas estratégias de negócios, gestão, marketing e a relevância da impressão digital neste novo cenário, promovendo geração de valor”.

A patrocinadora prata, Ricoh, está atenta aos contatos que podem ser feitos em iniciativas como o Congresso, explica Manfredo Prange, diretor de Alto Volume/Produção da Ricoh Brasil: “Estão na ordem do dia do mercado gráfico as oportunidades e desafios provenientes do mundo digital e o Congresso Internacional coloca em um mesmo ambiente players importantes desta cadeia de produção. A Ricoh, como desenvolvedora de tecnologia, se pauta nas demandas de mercado para seus investimentos e direcionamentos. Assim, patrocinamos o Congresso por entendermos que é um excelente canal de comunicação entre clientes finais (como editoras), produtores (como os gráficos) e nós, desenvolvedores de tecnologia. Teremos oportunidade de ouvir e aprender demandas, dores e desejos do mercado, assim como teremos oportunidade de falar sobre o que a Ricoh tem desenvolvido e o que projeta para o futuro. Tempos de mudanças, tempos de oportunidades”.

Como patrocinadora bronze, a Koenig & Bauer patrocina o Congresso “por reconhecer o trabalho dos organizadores e por identificar que o tema dessa edição tem muita sinergia com o atual momento do mercado gráfico. Não há mais dúvidas: a impressão digital é peça fundamental dentro das empresas de impressão dos mais variados segmentos. A Koenig & Bauer, uma empresa com mais de 200 anos de tradição, e considerada o mais antigo produtor de sistemas de impressão do mundo, acredita que eventos como o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica são fundamentais para o crescimento dos negócios”, destaca Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer (BR), que completa: “Os temas abordados no Congresso aprimoram nossos conhecimentos e ajudam a reconhecer as novas demandas do mercado. Com isso, podemos nos preparar para apresentar produtos e serviços de qualidade para aquelas empresas que desejam investir no ambiente digital”, completa Faria.

Segundo Fabiano Peres, supervisor de vendas da Canon do Brasil, também patrocinadora bronze, o Congresso é relevante também para observar as demandas dos clientes: “O mundo da impressão comercial está em plena transformação digital, portanto, em um mercado em mudança e evolução constante, é de importância vital a adaptação contínua do modelo de negócio dos nossos clientes, buscando aproveitar novas oportunidades assim que elas surgirem. Para a Canon, um evento de grande alcance como o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, se encaixa perfeitamente neste contexto, pois é uma oportunidade única para troca de informações com nossos clientes afim de entendermos as necessidades dos usuários finais de nossos produtos e soluções”.

A ABTG conta também com patrocinadores institucionais, que estão presentes em todas as iniciativas da entidade. Um deles é a AFEIGRAF (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica). O diretor da entidade, Richard Möller, fala sobre o Congresso: “Faz parte da missão da AFEIGRAF representar seus associados nas mais importantes atividades voltadas ao desenvolvimento da indústria gráfica brasileira, assim como o apoio a eventos que compartilhem conhecimentos práticos e teóricos com os profissionais de nosso mercado. O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica tem esse propósito e já foi um sucesso em sua adição anterior. Apoiamos, portanto, a ABTG na realização desse evento, certos que será de grande valor para todos participantes”.

Sabine Gelderman, Diretora geral da drupa, também patrocinadora institucional, deixa uma mensagem aos participantes do congresso: “Em nome da Messe Düsseldorf e drupa, gostaria de dar as boas-vindas ao Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica. Estamos felizes em acompanhar o Congresso como parceiro e patrocinador. A importância da impressão digital como uma tecnologia com potencial de futuro enorme segue a crescer, e o desenvolvimento associado à transformação digital afeta nossa indústria em grande escala. Digitalização e disrupção digital, no entanto, também oferecem a oportunidade de desenvolver e estabelecer novos campos de atuação. Isto enfatiza a importância de inspirar-se por exemplos práticos e fatores de sucesso dos modelos de negócio durante o congresso, e receber inspiração para os seus próprios processos de negócio.

A drupa 2020 irá focar em vários temas que são tendência em nossa indústria. No entanto, todos têm estreita interconexão com a digitalização e seus progressos na Indústria 4.0, otimização de workflow - automação - eficiência - Inteligência Artificial - Big data - conectividade. Os desenvolvimentos futuros da impressão digital, especialmente tecnologias inkjet, oferecem grande potencial de crescimento em suas diversas aplicações - na indústria gráfica, na impressão de embalagem e também nas aplicações de impressão funcional e industrial. Espero encontrar todos aqui em Düsseldorf em 2020!”

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece no dia 22 de agosto, no Espaço Milenium, na cidade de São Paulo. A iniciativa tem o patrocínio institucional de AFEIGRAF, drupa, Fedrigoni e Heidelberg. O patrocínio ouro é da HP. O patrocínio prata é da Ricoh. Os patrocinadores bronze são Agfa, Canon, Chambril, Koenig & Bauer e Papirus. A iniciativa tem também o apoio de Digital Printing, ExpoPrint Latin America, FESPA Brasil e Two Sides. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica e APS Eventos Corporativos. Informações em www.congressotecnologiagrafica.com.