O Senai, uma das grandes instituições de ensino do país, leva seu amplo conhecimento à ExpoPrint Latin America 2014, que ocorre de 16 a 22 de julho de 2014, em São Paulo. Será uma forte presença, com palestras, atividades educacionais e parte prática.

O Diretor da Unidade de Formação Profissional da Escola Senai "Theobaldo de Nigris", Manoel Manteigas de Oliveira, fala da relevância da ExpoPrint Latin America para o setor: "A ExpoPrint sem dúvida é a feira mais importante para a América Latina. Isso porque cobre praticamente todos os segmentos gráficos e tem um calendário muito propício. Todos os fornecedores importantes deverão estar no evento".

Manteigas destaca que a feira vem em uma época fundamental: "O momento pelo qual o segmento gráfico vem passando é de profundas transformações. Decisões estratégicas precisam ser tomadas e ExpoPrint será um fonte valiosa de informações para embasar o planejamento das empresas. Quem visitar a feira vai poder identificar tendências e oportunidades".

A Escola Senai "Theobaldo De Nigris" é referência na formação profissional para os segmentos de celulose, papel e tecnologia gráfica na América Latina. Para Manteigas, "é fundamental para nossos docentes e alunos a participação na ExpoPrint, pelas oportunidades de atualização que o evento proporcionará. Por outro lado, tendo um stand na feira, poderemos mostrar todos os serviços que temos a oferecer, além de ouvir de nossos clientes sobre suas necessidades e demandas".

O diretor da ExpoPrint Latin America, Karl Klöker, ressalta o ganho que a feira terá com a presença do Senai: "Ter a força do Senai na ExpoPrint é fundamental. São várias escolas pelo Brasil que fornecem um conteúdo de alto valor educacional. A presença dos alunos na feira será de grande relevância, pois são eles os profissionais que estarão no mercado amanhã. Há quem está no mercado e, durante a feira, pode se interessar pelos cursos do Senai, promovendo assim o ensino gráfico".

O Senai vai apresentar uma ampla grade de cursos oferecidos pelas quatro escolas Senai que atendem o setor gráfico. Outra importante atividade é uma grade de palestras, em diferentes horários, ministradas pelos professores das escolas. Os visitantes terão à disposição estações de trabalho com softwares de simulação de impressão, para que os profissionais e estudantes possam testar suas competências. As Editoras Senai e Sesi estarão divulgando seus portfólios, que já contam com diversas obras que podem interessar aos profissionais e estudantes. 

O Senai e a indústria gráfica

O Senai oferece desde cursos de aprendizagem industrial, que requerem ensino fundamental, até programas de pós-graduação. A grade de cursos de treinamento conta com mais de 100 currículos. A instituição presta serviços tecnológicos, que incluem assessoria, ensaios laboratoriais, pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, dentre outros pontos.

O diretor do Senai Manoel Manteigas destaca o quão importante é o conhecimento para o setor: "Gráfica era considerada arte até há poucas décadas. Ainda há uma forte herança cultural dessa época "heróica" da nossa indústria. Nessa fase chegavam a ser mais importantes a habilidade e a prática do que o conhecimento. Hoje não é mais assim. O que diferencia o bom profissional é o conhecimento profundo dos fundamentos técnico-científicos dos processos de produção. Também no nível da gestão, não é mais possível ter bons resultados sem o domínio das ferramentas mais modernas e sem a capacidade de analisar criticamente cenários presentes e futuros. Tudo isso requer boa formação profissional". 

Manteigas prossegue: "Hoje todas as empresas podem ter acesso aos mesmos recursos tecnológicos. O que faz a diferença é a competência de seus profissionais em todos os níveis. Por isso, a empresa que investe no desenvolvimento dessas competências está investindo no próprio negócio. É claro que esse investimento tem que vir acompanhado de um programa de elevação da produtividade e que os profissionais têm que ser comprometidos com essa melhoria".

A ExpoPrint

A ExpoPrint Latin America acontece de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O cadastro antecipado gratuito para visitar a feira já está disponível através do link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página da ExpoPrint no Facebook para saber de todas as novidades da área gráfica: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.