A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) digitaliza sua pré-impressão através de um novo investimento em tecnologias Kodak.

A partir deste mês de fevereiro, passa a operar na gráfica da instituição federal o CtP Kodak Achieve 400 que, no caso, trabalhará em conjunto com as chapas Sonora XP que, como característica, elimina totalmente a necessidade do uso de processadoras ou químicos, além de minimizar o consumo de água.

A negociação, que aconteceu por meio de licitação, procedimento obrigatório em se tratando de órgãos públicos, teve como vencedora a Imagem Sul, revenda de soluções Kodak (equipamentos e consumíveis). Além disso, trata-se da primeira instalação do CtP Achieve 400 no Brasil.

Segundo Samuel Costa, técnico em Artes Gráficas e diretor substituto da gráfica da UFRJ, a tecnologia Kodak  trará flexibilidade  nos formatos acomodados pelo CtP – desde formatos pequenos até folha inteira, o que era uma necessidade da gráfica, que produz impressos institucionais e educacionais para consumo interno da Universidade.

Além disso, segundo Samuel, a chapa Sonora XP, vencedora da licitação, tem perfil ecológico e também gera economia de processo.

“A digitalização da pré-impressão é uma tendência e temos que estar atentos a isso”, disse Samuel. “Precisávamos de um CtP que acomodasse todos os formatos de chapa e encontramos na solução Achieve 400 a resposta que demandávamos. No que se refere à chapa Sonora XP, sua tecnologia sustentável foi primordial para a escolha,uma vez que elimina o uso de químicos”, afirma.

“O CtP Achieve 400 atende às necessidades de velocidade de gravação e formatos da UFRJ, especialmente devido à nova tecnologia de impressão térmica TH5 da Kodak, que produz um ponto mais preciso e exato do que a tecnologia de Gauss usada em equipamentos de outros fornecedores”, explica Marcelo Fonseca Ferreira, da Imagem Sul. “Diante da estabilidade e qualidade de saída características dos CtP Kodak aliadas ao preço altamente competitivo e ao baixo consumo de energia (40% menor durante a gravação) - além da possibilidade do uso das chapas Kodak Sonora XP, livres de qualquer tipo de processamento -, o CtP Kodak Achieve amplia seus benefícios ambientais e coloca-se como uma completa e competitiva ferramenta para gráficas comerciais e editoriais.”

A Kodak estará na ExpoPrint Latin America, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que ocorre de 16 a 22 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Curta a página do Facebook para saber de todas as novidades: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica. Cadastre-se antecipadamente para visitar a feira: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.