
Um livro muda vidas. Todos nós já nos deparamos com uma obra que transformou nosso modo de pensar o mundo. Seja uma história de romance, de aventura, um livro infantil ou suspense, os livros nos levam a viajar sem sair de lugar.
Os livros também nos ensinam, sejam eles livros sobre vendas, finanças, administração e, claro, os livros didáticos, essenciais para o desenvolvimento da sociedade. A cada livro impresso, o mundo se desenvolve mais um pouco.
Após períodos desafiadores, a indústria de livros impressos está recebendo boas notícias. Em pesquisa realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), chamada de 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil, o mercado mostrou-se aquecido.
O 4º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025 apresenta uma boa performance do setor livreiro no período 04 de 2025. Houve um aumento de 15,84% em volume e 12,92% em valor. O varejo atingiu a marca de 3,93 milhões de livros vendidos no 04T2025, acumulando uma receita de R$201,47 milhões.
No mesmo período de 2024 foram registrados 3,39 milhões em volume e R$178,43 milhões em faturamento. A pesquisa é realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e o quarto período diz respeito às vendas entre 24/03 e 20/04.
O bom resultado do período contribui no acumulado de 2025. Em 2025, o setor alcançou a marca de 18,04 milhões de livros e R$980,88 milhões em faturamento, diferente de 2024, que registrou 17,23 milhões em volume e R$933,15 milhões em receita, representando uma variação de 4,69% em volume e 5,11% em valor. As comparações não estão corrigidas pela inflação.
Livros e impressão
Quando se observam estes números, é possível entender a importância do mercado editorial e seu tamanho. Como citado acima, o livro está em todas as áreas. Recentemente, há uma enorme quantidade de livros focados para o desenvolvimento pessoal e profissional, inclusive com especialistas e influenciadores digitais lançando obras impressas para alcançar novos públicos.
Há ainda muitas biografias sendo lançadas, com importante impacto histórico, assim como o relançamento de grandes obras da literatura.
É o caso da obra 1984, que foi lançada por diferentes editoras com capas incríveis.
Para o público mais jovem, algo interessante: os influenciadores digitais estão apostando pesado nos livros e revistas impressas, com diferentes lançamentos e que geram grande movimentação. Algo positivo, que eleva a indústria de impressão e deixa os adolescentes mais próximos dos livros.
Em todos esses casos e a cada dia mais, há uma enorme preocupação no momento da impressão de livros com o design. Nas livrarias, as capas mais bonitas acabam se destacando, então as cores e formas são essenciais. Acabamentos especiais, como hot stamping, brilho e verniz também podem fazer parte desta busca por atrair o leitor.
No caso dos livros infantis, há ainda mais formas de acabamento, especialmente em dobra e corte, tanto na capa como dentro das obras, para elas serem atrativas ao máximo para os mais novos e atrair a atenção com o máximo de interatividade.
Aliás, a interatividade já pode estar presente nos livros tanto em QR Codes como também na realidade aumentada através de aplicativo de celular. Os livros educacionais, por exemplo, já estão usando muito esta capacidade para expandir a leitura para os vídeos. Ou seja, ao posicionar o celular em uma imagem no livro, pode-se abrir um vídeo para complementar e ilustrar a informação.
Esta capacidade pode inclusive aparecer em outras áreas, como a médica, por exemplo. Um livro tratando de uma área da Medicina pode conter uma série de vídeos mostrando procedimentos na prática. Ou uma história em quadrinhos pode te inserir no mundo da personagem. E até em nossa área, como os produtos do Instituto de Embalagens.
Todos podem ser autores
As novas tecnologias de impressão digital ofereceram algo essencial para o desenvolvimento do mercado literário mundial: a possibilidade da impressão em baixas tiragens. Antes, para um autor conseguir imprimir sua obra, era necessário conseguir uma grande editora que topasse participar do projeto e assim imprimir uma grande quantidade de exemplares.
Agora, o cenário é outro. Com as impressoras que conseguem imprimir com lucratividade livros em tiragens menores, foi aberto o mercado das pequenas editoras, e deu uma grande chance aos novos escritores. Um novo escritor que ainda não está pronto para vender milhares de exemplares pode imprimir apenas algumas centenas de exemplares de suas obras - ou dezenas ou até mesmo unidades individuais sob demanda.
Isso também gera oportunidades, por exemplo, para mercados em que não são necessárias enormes tiragens. Como já citado acima, a área médica pode se aproveitar desta capacidade imprimindo poucos exemplares de obras de alguma especialidade médica, que não seria necessária a impressão de milhares de exemplares.
Se formos pensar em uma impressão ainda mais especializada, é possível a impressão de livros não só em tiragens menores, como também com dados variáveis, ou seja, é possível para um pequeno autor presentear seus leitores com um livro com uma dedicatória única e exclusiva impressa, dando ainda mais valor à obra.
ExpoPrint Latin America 2026
Na ExpoPrint Latin America 2026, você verá ao vivo as soluções para a impressão de livros, das maiores tiragens até as tiragens menores e personalizadas. São impressoras, mídias, tintas, equipamentos para acabamento dos mais diversos, softwares para elaboração do design da obra e muito mais.
Faça agora a sua inscrição antecipada e gratuita no site para visitar a feira: www.expoprint.com.br/pt/visite
Fonte: PublishNews
Revolução do seu Negócio está aqui!