A comunicação visual impressa é fundamental para a propagação de uma informação ou uma marca das mais diferentes formas.
As impressoras de comunicação visual, como as impressoras de grande formato, evoluíram e hoje conseguem imprimir sinalização interna e externa, também conhecida como mídia out of home (ou OOH) atuam com impressão de decoração e já invadem outros mercados, como impressão de embalagens cartonadas.
Qual a importância da comunicação visual?
A impressão digital em comunicação visual é fundamental para que o segmento possa trazer à vida ideias altamente criativas e inusitadas.
A ExpoPrint é a feira da comunicação visual. O evento mostra as tendências, tecnologias e aplicações para o ramo de comunicação visual. Será possível conferir todas as máquinas que produzem as peças, como as plotters de impressão, que estão imprimindo com resoluções de qualidade a cada dia mais avançadas, gerando novas demandas de impressão.
Há uma infinidade de substratos de impressão digital para comunicação visual, visto que estas máquinas são conhecidas pela sua incrível flexibilidade e versatilidade em trabalhar em diferentes mídias, como vinil, PVC, madeira, longa, plástico, metal, tecido, vidro e muito mais. Isso acontece porque elas podem ser tanto uma impressora de mesa plana (conhecida como impressora flatbed) como impressora rolo a rolo.
Conheça todas as tintas - ecossolvente, látex, UV, LED, base água e outras, além de opções de software de impressão para organizar e agilizar o trabalho. Por fim, conheça o acabamento de impressão perfeito para o seu material.
Envelopamento e decoração impressa
No envelopamento, as possibilidades aumentam de acordo com a criatividade do usuário. Além dos veículos, que ganham uma “nova cara” após a adesivação, este mercado vem evoluindo e agora “invade” o segmento de decoração de interiores.
A decoração impressa com papel de parede e outros elementos, especialmente os adesivos, pode fazer o envelopamento de móveis e objetos, dando um combustível às mentes criativas dos designers de todo o mundo.
Há ainda, claro, a decoração dos próprios ambientes, como paredes, tetos e chão.
Produtos de comunicação visual
O que pode ser produzido com as impressoras de comunicação visual? Há uma série de opções que as empresas de comunicação visual podem criar para os seus clientes. Entre eles, estão:
- Outdoors dos mais diferentes formatos e estilos, que estão cada vez mais criativos e chamam a atenção de quem passa
- Displays para PDV, ou exibidores de ponto de venda: os displays de exibição estão cada vez mais belos. As impressoras de grande formato estão fazendo um excelente trabalho. Quando você entrar em um supermercado, repare nos PDVs existentes e em como foram impressos.
- Tótens e sinalização interna: Os tótens e painéis com impressão, com os relógios de rua e os mobiliários urbanos, estão pelas ruas e avenidas do país, mas também nas áreas internas de shoppings centers, supermercados e outros locais.
- Envelopamento: parte da decoração e parte da comunicação visual, o envelopamento impresso ajuda a fazer a sinalização de frotas, transforma veículos e também ambientes.
- DOOH: O OOH (out-of-home) agora também é DOOH (digital out-of-home) ou digital signage, a sinalização digital que é feita através de pequenas e grandes telas digitais. Ela pode ser a aliada perfeita às sinalizações em grande formato, unindo o melhor que a comunicação visual pode oferecer.
Sustentabilidade e comunicação visual
Nas empresas de comunicação visual, como no caso da impressão em grandes formatos, há uma preocupação com a sustentabilidade e ações amigas do meio ambiente. Para isso, há muita tecnologia envolvida, como as curas UV LED.
Vale ainda destacar como os tecidos para comunicação visual chegaram com tudo para trazer uma opção mais sustentável, leve e fácil de transportar. Conhecida como "soft signage", a sinalização em tecido deixa ambientes indoor e outdoor mais interessantes e charmosos.
Compromisso com o mercado de impressão
Para levar ao público informações técnicas e relevantes ao profissional de comunicação visual ou a quem desejar entrar em um novo ramo, a APS Eventos promove iniciativas que compartilham conhecimento com o mercado.
Durante a ExpoPrint Latin America, acontecem congressos com técnicas e conceitos sobre a indústria de impressão digital, para o profissional de comunicação visual aprimore sua eficiência em cada processo de seu fluxo de trabalho.
O que é comunicação visual?
A comunicação visual é o segmento que atua na impressão de peças para fazer a sinalização de estabelecimentos, fachadas de lojas, materiais de pontos de venda, banners e muito mais.
Desta forma, a ExpoPrint Latin America comprova sua posição de espaço de mais ampla feira de impressão!
Revolução do seu Negócio está aqui!