As empresas de impressão vêm registrando uma mudança nos pedidos gerais, especialmente em gráfica rápida e na gráfica promocional.
Antes, eram recebidos menos pedidos, mas sempre em tiragens gigantes. Hoje, o eixo se inverteu: os números de pedidos são maiores, mas as tiragens são menores. Nesse ponto, entram a impressão em baixas tiragens e a impressão sob demanda.
Normalmente, as impressões são mais sazonais e em impressão digital, pois são uma opção lucrativa e mais eficiente do que quando produzidas em outras tecnologias.
Ao imprimir sob demanda e em baixas tiragens, é possível aproveitar momentos específicos para fazer diferentes campanhas: um projeto de impressão no Dia dos Namorados, outro para o Dia das Mães, outro especial no Natal, e assim por diante. Não é necessário usar o mesmo impresso o ano todo.
Nessa nova estratégia, as empresas avaliam melhor qual projeto de impressão teve melhor retorno. É possível mensurar com muita clareza qual tipo de impresso deu resultado e qual impresso precisa se adaptar melhor, fazendo novas impressões em baixas tiragens. Se um projeto funcionou bem demais, é possível usar a impressão digital sob demanda para um novo lote.
Insumos e impressoras para gráfica rápida
As gráficas comerciais e gráficas promocionais entenderam o novo conceito e adaptaram os processos produtivos no parque gráfico para o novo tipo de demanda. Porém, quem vem aproveitando essas possibilidades são as gráficas rápidas.
As conhecidas "gráficas de balcão" deixaram de fazer apenas o famoso "xerox" e aquela impressão urgente de documento ou apostila para serem verdadeiras fornecedoras de serviços especiais de soluções de impressão com um portfólio diverso de materiais impressos.
As impressoras para gráficas rápidas atuam na impressão sob demanda, tanto na impressão P&B quanto na impressão colorida através das impressoras inkjet (jato de tinta) ou impressoras toner.
São materiais impressos diversos, como folhetos, pequenos cartazes, folders e outros. Há impressos de alto valor agregado, como convites luxuosos para casamento, formatura e aniversários, kits presenteáveis para o mercado corporativo, brindes impressos e muito mais.
Feira da gráfica rápida
A ExpoPrint & ConverFlexo congrega todas as ferramentas para sua gráfica se adaptar a este novo modo de promover as ofertas de produtos e serviços, oferecendo baixas tiragens, impressões sob demandas conforme a necessidade do cliente e ainda pensando em acabamentos especiais na impressão digital em dados variáveis, levando a personalização a níveis nunca antes alcançados.
Feira de Impressão sob demanda
Quando se fala em impressão sob demanda, logo se imagina pequenas tiragens de impressão, mas ela vai além. Ela é ótima de fato para tiragens menores e muitas vezes totalmente customizadas, mas é excelente em inteligentes campanhas de marketing.
É possível ter um impresso especial e segmentado para diferentes públicos com a impressão sob demanda - como fazer diferentes impressos ao dividir um público por idade, cargo e gênero. Ou aproveitar as datas comemorativas para impressos diferentes.
Para isso, são necessários equipamentos e insumos, como impressora digital, tintas, substratos especiais, máquinas de acabamento, e suprimentos como foil e vernizes. A ExpoPrint Latin America é a feira de impressão que reúne todas essas soluções e muitas outras, sendo a melhor plataforma para o empresário gráfico conhecer todas as ferramentas para promover a real mudança em sua gráfica rápida, gráfica comercial ou gráfica promocional.
O que é a impressão digital de dados variáveis?
A impressão digital de dados variáveis produz um material impresso focado e personalizado. Estes produtos são muito usados em campanhas inteligentes de marketing, muitas vezes unidas às possibilidades da comunicação digital.
Isso acontece quando você recebe em sua casa um impresso com seu nome, gostos e necessidades. Exemplo: já imaginou receber em sua casa um folheto de supermercado apenas com itens que você realmente compra? E com descontos especiais? Ou uma cerveja com seu nome no rótulo impresso? Essas são realidades quando pensamos em dados variáveis.
Os dados variáveis estão na comunicação promocional e atinge outros segmentos, como o editorial, sendo possível produzir uma revista ao unir artigos de acordo com o gosto específico do leitor. Para isso, é necessária a união perfeita dos hardwares e softwares de inteligência de dados, o que será possível conferir ao vivo durante a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America.
Revolução do seu Negócio está aqui!