Os desafios da sociedade hoje possuem a sustentabilidade sempre no centro do debate. Como ser mais produtivo, ágil e lucrativo conseguindo ter processos amigos do meio ambiente? É uma resposta muito difícil de se responder, especialmente em alguns setores da indústria. Porém, na área têxtil, uma novidade está chegando para mudar este panorama: o digital.

Os equipamentos de impressão digital têxtil não são exatamente uma novidade. Eles já existem há um bom tempo e vem evoluindo ano a ano, tanto pensando em automação com em processos mais limpos. Tudo para atender uma alta demanda de mercado - e os números comprovam isso.

Debbie McKeegan, embaixadora têxtil da FESPA, mostrou em sua palestra durante a última edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica o tamanho do mercado. O setor têxtil global atingiu 1 trilhão de dólares em 2020, com previsão de crescer 4,4% ao ano de 2021 a 2028. Este crescimento enorme está na evolução da indústria da moda e do poder do e-commerce.

E o quanto disso é impresso? O mercado têxtil global de impressão espera alcançar 266,3 bilhões de dólares até 2025, com taxa de crescimento de 8,9%, ou seja, mais que o crescimento do têxtil. Com o têxtil mais veloz e necessidade de personalização, a impressão crescerá muito.

Agora, se pensarmos em impressão digital têxtil, ela facilitará a adoção de múltiplos designs, podendo mudar o design ao apertar de um botão. A flexibilidade de design e uso de imagens fotográficas também colabora não só com o mercado de moda como o de design de interiores. Isso é apresentado pelo valor de 2,2 bilhões de dólares da impressão digital têxtil em 2019 e expectativa de crescer até 8,8 bilhões até 2027, com taxa anual de 19,1%, ou seja, nenhuma deve alcançar tal crescimento.

E por quais motivos as estamparias de todos os portes, das pequenas às maiores, estão adquirindo os equipamentos digitais? E por que muitas empresas já estão nascendo totalmente digitais? Há vários motivos que levam a esta decisão, e podemos aqui citar alguns:

- Personalização ao máximo

O têxtil analógico consegue fazer lotes gigantes a baixo custo, porém de peças iguais. E o mundo vem mudando muito e ninguém mais quer sair na rua e encontrar várias pessoas com uma roupa igual a sua. Acima de tudo, o vestuário é expressão pessoal, e cada um quer se vestir de acordo com aquilo que pensa, acredita e gosta.

Isso traz a necessidade da produção olhar também para peças customizadas. A impressão DTG (direct to garment - ou seja, a impressão diretamente no vestuário) é a tecnologia que permite produzir peças como camisetas, bermudas, bonés e outros itens totalmente personalizados e exclusivos.

Mesmo os lotes baixos podem ser produzidos com as impressões DTF (direct to fabric, ou seja, impressão direta no tecido) para coleções exclusivas, de apenas algumas dezenas ou centenas de peças, para ocasiões especiais. Um exemplo é um vestido que uma atriz usa em um filme, em uma nova série ou em uma premiação. Com a estamparia digital, você pode aproveitar o “furor do momento” para lucrar fazendo a peça com rapidez e qualidade.

Esse lote baixo ajuda também quando pensamos no design de moda. Já há impressoras têxteis sendo levadas para Semanas de Moda pelo mundo para fazer protótipos e testes na hora. Com isso, é possível aproveitar as modelos para testar, trocar, ajeitar, tudo com a impressão customizada a qualquer momento.

- Entrega sob demanda

Se pegarmos o mesmo exemplo que citamos acima do vestido, não adianta produzir com rapidez se a entrega não for feita da mesma forma. Então um ponto essencial da impressão digital têxtil é a rápida entrega. Hoje há softwares que vão do controle de inventário até a otimização da distribuição para ajudar neste sentido. Há grandes fornecedores que já possuem projetos de levar a impressão “geolocalizada”, ou seja, se você tem uma impressora da marca e ela precisa atender um cliente em determinada região, a própria empresa vai te passar o pedido para fazer o atendimento com mais rapidez e proximidade.

- Variedade

Quando pensamos em têxtil, logo pensamos em vestuário. Porém, é claro que o têxtil atinge ainda mais mercados. A parte de cama, mesa e banho pode ser plenamente atingida pelo digital, que também pode fazer toalhas de mesa, lençóis, capas para almofadas e travesseiros, tudo de forma customizada. O mesmo vale para a decoração de ambientes, com capas para sofá, cortinas e mais.

Há atualmente, inclusive no Brasil, empresas olhando para estas possibilidades dentro da comunicação visual. Há a capacidade de confeccionar sinalização com tecido - o soft signage - que é mais leve, sustentável, glamuroso, além de ser fácil de transportar e reutilizar. Pode-se até fazer quadros com o uso de tecido impresso digitalmente - inclusive customizado. Ter uma empresa que oferece um portfólio completo neste sentido pode ser um diferencial competitivo.

- Sustentabilidade

A sustentabilidade é o ponto central no pensamento da estamparia digital. Sabemos que no processo tradicional têxtil há um uso muito grande de água e energia. Dependendo do equipamento digital, pode-se ter uma brusca queda de uso ou até mesmo uma total eliminação do uso de água.

Isso porque alguns equipamentos têxteis digitais não precisam dos processos e pré-tratamento e secagem/vaporização, que é onde há um uso excessivo de água e energia. As demandas por processos mais limpos são enormes dentro da sociedade e especialmente será uma alta demanda dos mais jovens, que são criteriosos ao que consomem e se os produtos estão dentro de um pensamento ecológico de produção.

Outro ponto relevante é a busca por reduzir desperdício de roupa. Hoje há pesquisas que indicam que, de cada quatro peças produzidas, duas são vendidas, uma é remarcada para vender mais barato e uma nunca é vendida, ou seja, vira resíduo. Isso gera uma enorme quantidade de lixo e de problemas que precisarão ser encarados em algum momento.

- Novos modelos de negócio

As capacidades de personalização, rápida preparação e produção da estamparia digital vêm proporcionando também novos modelos de negócio. Pensa em algo como: você entra em uma loja de estofados e encontra exatamente o estilo de sofá que você pensou ser perfeito para a sua sala, mas a cor não é a ideal. Em um tablet ao lado do sofá, você pode escolher a cor do sofá e aprovar a compra, recebendo o produto na sua casa.

Isso vale também para roupas. Há casos em que você vai até a loja, escolhe o modelo que você quer e possíveis variações e depois recebe em sua casa a peça. Ou, ainda, você pode fazer a impressão na hora dentro da loja com a estampa desejada através dos equipamentos DTG de personalização.

A Spoonflower é um exemplo interessante de modelo de negócio inovador no mercado têxtil. Nele, um designer pode colocar suas peças no site e o usuário pode escolher exatamente o design que quiser, como quiser, e pede a impressão. O pedido vai direto para as instalações da Spoonflower que já faz a impressão e entrega na hora. E o designer acaba ganhando uma comissão pelo pedido.

ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

O mercado é gigantesco, mas a parcela do digital ainda é bem pequena. Mas essa rapidez de entrega vem trazendo a necessidade do digital. E para quem deseja inserir um equipamento digital em suas instalações ou até mesmo para investir em uma estamparia já totalmente digital, a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 será o local perfeito.

De 5 a 9 de abril, os principais players globais da indústria de impressão digital vão revelar o quanto a produção têxtil evoluiu nos últimos anos em qualidade de reprodução, economia de resíduos, com processos automatizados, flexíveis e lucrativos. Faça agora a sua credencial de visitante gratuita para conferir tudo de perto: www.expoprint.com.br/visitar.