“A impressão está longe de acabar”. Este foi o recado passado por Guy Gecht, CEO da EFI, durante a 19a conferência anual EFI Connect que aconteceu no Hotel Wynn, em Las Vegas, Estados Unidos. Profissionais do mundo todo acompanharam as principais novidades apresentadas pela EFI, que vem a cada ano ampliando seu espaço no mundo da impressão, atingindo mais mercados e oferecendo novas possibilidades aos seus clientes.

Em sua apresentação inicial, Guy reforçou o papel da impressão dentro da quarta revolução industrial. O CEO iniciou falando dos 30 anos da EFI, que serão celebrados em 2018, relatando como era o mundo em 1988 e como a revolução tecnológica digital transformou a sociedade e, por consequência, o mundo da impressão.

Guy reforça que há uma janela de oportunidades a serem aproveitadas a cada revolução digital. A tecnologia, como IoT (Internet of Things - Internet das Coisas), vem transformando o modo como vivemos. A quarta revolução industrial vem acompanhada de Realidade Aumentada, IoT, Big Data, o poder da computação na nuvem e o poder de processamento dos dispositivos atuais, como os smartphones. Os óculos de Realidade Virtual (VR) fazem parte desta revolução e estiveram presentes no EFI Connect. Os participantes podiam usar o VR para ver a EFI Nozomi.

Guy Gecht questionou: a impressão irá sobreviver ao mundo digital? Muitas pesquisas indicam que as pessoas preferem ler seus livros e suas notícias no meio impresso do que no digital, e também consideram estas notícias de maior credibilidade quando no impresso. A mala-direta, especialmente nos Estados Unidos, segue crescendo e funcionando com efetividade.

A Quarta Revolução Industrial traz muito mais personalização, com mudanças frequentes no design, seja em embalagens, displays ou outros produtos, afirmou Guy. Esta mudança vem transformando a experiência do cliente e atecnologia utilizada; a fabricação de materiais sob demanda traz uma completa mudança no marketing, resultando em uma nova definição de impressão.

A embalagem é parte deste mundo cada dia mais personalizado, e a impressão inkjet de embalagem corrugada traz uma possibilidade infinita de cores e estilos, dando ao oportunidade ao impressor de enviar embalagens diferentes e customizadas para cada indivíduo. É a união dos mundos físico e digital: a compra online chega em sua casa com uma embalagem física - e que por ser totalmente específica para cada pessoa, impulsiona a propaganda.

O design de moda também passa por uma transformação, pois as tendências da moda mudam cada vez mais rápido, colocando a impressão digital no centro do jogo e a tornando fundamental. A customização está ainda na decoração de ambientes, seja com adesivo, tecido ou cerâmica, que podem simular outros materiais, como madeira.

As plataformas de impressão digital inkjet e automação inteligente, ambas oferecidas pela EFI, transformam a produção de impressão em algo rápido, pois há o mínimo de toque humano, reduzindo erros e paradas de trabalhos.

Guy citou ainda Frank Romano, falando sobre as companhias que se mantêm vivas desde os anos 80. São as que conseguiram passar pelas revoluções apostando em diferentes caminhos: os que abraçaram a impressão digital e a impressão além do papel; os que focaram em mercados específicos e atingiram a excelência nestes nichos; e os que se planejaram a ponto de reduzir custos internos sem reduzir a qualidade do produto.

Como conselhos finais, Guy reforçou que já estamos vivendo a quarta revolução industrial e que ela trouxe possibilidades de impressão nunca antes pensadas, enfatizando o que foi dito no início: a impressão está longe de acabar. E o EFI Connect é a prova de que a indústria segue sendo criativa e revolucionária.