A Conferência Intercontinental de Flexografia 2021 anunciou que passará de dois para três dias. O motivo foi a alta quantidade de empresas interessadas em participar da sétima edição do evento técnico da ABFLEXO/FTA-Brasil, que ocorrerá em 5, 6 e 7 de outubro em uma plataforma virtual e interativa.

A CIF 2021 vai receber centenas de empresários e profissionais de flexografia não só do Brasil como do exterior, exatamente pela praticidade oferecida pela plataforma APS Now, com a tradução simultânea. “Prevista inicialmente para acontecer em dois dias, devido à enorme quantidade de conteúdos de altíssimo valor tecnológico e estratégico, não poderíamos perder essa oportunidade de levar esses conhecimentos ao nosso público, sempre ávido por informações desse nível, portanto, incluímos mais um dia de palestras”, afirma Júlio Cezário, marketing da associação.

Novos conceitos em debate

Quem atua na indústria de impressão e conversão de embalagens e rótulos sabe o quanto a flexografia avançou nos últimos anos. Mesmo considerada uma tecnologia “tradicional” ou “analógica”, ela é extremamente avançada quando olhamos no processo como um todo, da preparação do arquivo ao acabamento, e claro, incluindo as impressoras.

A Conferência Intercontinental de Flexografia é reconhecida mundialmente exatamente por ser esse encontro para entender, debater e vislumbrar os atuais caminhos e o rumo do setor de embalagens e rótulos. O tema central será “A Indústria 5.0 na flexografia e conversão digital: homem e máquina trabalhando juntos!”. O objetivo é mostrar que as transformações já fazem parte da rotina do convertedor, e as inovações, especialmente quando falamos em automação, estarão cada vez mais presentes, seja na preparação do arquivo, em todo o processo de pré-impressão, no crucial momento da impressão e depois no acabamento e finalização da embalagem ou rótulo.

Para tratar do tópico, um dos convidados da ABFLEXO é Juliano Heinzelmann Reinert, mestre em Engenharia de Produção, especialista em Gerenciamento de Projetos, com publicações sobre a “Sociedade 5.0”. Ele tratará de “Indústria 5.0: Como será o impacto na flexografia e conversão digital”.

A evolução industrial continua com a Indústria 5.0. Esta próxima revolução está se alinhando com as premissas da Sociedade Super Inteligente, que teve uma grande aceleração devido ao Covid-19. Algumas características: o ser humano é o centro, as entregas de produtos ocorrem em um ciclo bem menor, a tecnologia é o negócio e o futuro é a cocriação e colaboração. Inovação tecnológica é a base para um futuro mais promissor, portanto torna-se essencial conhecer os benefícios da próxima manufatura, o funcionamento, o mindset, a sistemática, a classificação e com aplicações internacionais e para a flexografia e conversão digital.

A CIF recebe também o mestre Fábio Mestriner falando da relevância do design da embalagem, especialmente nos dias atuais; o professor Bruno Mortara falará de outro tópico essencial que é a padronização, com o convertedor precisando sempre ter em mente que, antes de apostar em investir nos equipamentos e soluções mais eficientes, é preciso ter também um pensamento eficiente e fazer a lição de casa internamente.

Serão abordados assuntos de interesse tecnológico e estratégico, tais como os conceitos e aplicações práticas da Indústria 5.0 na flexografia e conversão digital, gama expandida, economia verde, a real importância do branco na impressão, os desafios da embalagem de hoje e de amanhã, inteligência artificial auxiliando e diminuindo custos na impressão, os avanços e utilizações da tecnologia RFID, conversão híbrida, pela primeira vez no Brasil uma palestra sobre nanografia e muito mais!

Informações e inscrição para a CIF 2021 estão em: www.conferenciaflexografia.com.br.