A EFI estará na ExpoPrint & ConverExpo mostrando a mais alta velocidade de impressão de seus equipamentos digitais. A feira será a oportunidade para ver ao vivo um mega lançamento da companhia global para o setor de grandes formatos e também saber detalhes sobre as soluções da empresa para os mercados de impressão digital industrial para têxtil e papelão ondulado.

Ken Hanulec, vice-presidente global de marketing da EFI, fala sobre o evento: “Temos grandes expectativas para os dois eventos presenciais e estamos muito entusiasmados em participar. A ExpoPrint é o principal evento para o setor gráfico na América Latina e marcará o retorno da EFI aos eventos presenciais no Brasil, onde mostraremos nossas últimas impressoras a jato de tinta, incluindo a nova impressora híbrida EFI Pro 30h LED, e as front-ends digitais Fiery”.

Hanulec completa: “Gostaria de destacar a importância da participação da EFI na ExpoPrint & ConverExpo 2022. Como empresa de inovação global, trabalhar remotamente sempre fez parte do nosso dia a dia de trabalho. Mas operamos em um segmento muito tradicional onde nada substitui o encontro frente a frente com nossos clientes para fomentar a confiança e verdadeiras parcerias que são tão críticas na construção de seu sucesso. E a ExpoPrint será o momento perfeito para nos reconectarmos pessoalmente com este setor no Brasil e em toda a América Latina”.

Confira a entrevista na íntegra com Ken Hanulec e prepare-se. A ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 acontece de 5 a 9 de abril de 2022 no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo. O cadastro gratuito para fazer a credencial de visitante já está aberto em: www.expoprint.com.br/visitar.

- Como foi 2021 para a EFI e quais são suas expectativas para o ano de 2022?

O ano de 2021 foi repleto de desafios, pois a pandemia continuava a causar estragos em todo o mundo, afetando as cadeias de abastecimento e a mão-de-obra e causando incertezas econômicas gerais. Mesmo nos tempos difíceis, a EFI foi capaz de lançar novas soluções para o mercado, incluindo a impressora híbrida de 3,2 metros EFI Pro 30h LED com alimentação por mesa plana ou rolo, e implementar estratégias para expandir ainda mais nossas equipes globais de vendas diretas e distribuição. Uma dessas estratégias foi a nomeação de Anderson Chaves como Gerente de Desenvolvimento de Vendas na América Latina para a linha de impressoras EFI Nozomi de jato de tinta para corrugados de passagem única. Com novas tecnologias e oportunidades, estamos esperando uma grande evolução neste setor inexplorado na América Latina.

Em muitas partes do mundo, começamos a ver uma recuperação no negócio de sinalização gráfica que atendemos com nosso portfólio de impressoras de formatos largos e super largos. E muitas ofertas de impressoras industriais de jato de tinta, como a impressora de papelão ondulado Nozomi da EFI, viram um crescimento contínuo. A EFI Reggiani estamparia digital têxtil, soluções chave em digital para o setor têxtil no Brasil e em toda a América Latina, também teve um bom desempenho. A EFI nunca deixou de investir em P&D e novas tecnologias e planeja lançar novos produtos em 2022.

A unidade de negócios de software de produtividade tornou-se uma empresa independente em janeiro de 2022, chamada eProductivity Software, após ser adquirida pelo Symphony Technology Group (STG), um parceiro de capital privado de empresas líderes de mercado em software, dados e análises. Este é um passo estratégico para que ambas as empresas continuem acelerando os investimentos em modernização e tecnologia, e a EFI continuará a colaborar com o eProductivity Software.

E o mais importante, o novo ano marcou o retorno dos eventos presenciais. Entre eles, a conferência de usuários EFI Connect, que foi realizada de 17 a 21 de janeiro em Las Vegas, e a ExpoPrint, em abril.

- Quais são as expectativas da EFI para a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022?

Temos grandes expectativas para os dois eventos presenciais e estamos muito entusiasmados em participar. A ExpoPrint é o principal evento para o setor gráfico na América Latina e marcará o retorno da EFI aos eventos presenciais no Brasil, onde mostraremos nossas últimas impressoras a jato de tinta, incluindo a nova impressora híbrida EFI Pro 30h LED, e as front-ends digitais Fiery.

- Por falar em equipamento, a EFI também oferece soluções para o mercado de grandes formatos. A EFI considera que este mercado vem crescendo nos últimos anos? Quais são as principais soluções da empresa para este segmento?

No mercado de grandes formatos, os produtos da EFI estão se mostrando extremamente valiosos para nossos clientes. Produtos como a impressora plana EFI Pro 30f, a impressora rolo a rolo EFI Pro 32r+ e a nova impressora híbrida rolo a rolo/plana EFI Pro 30h proporcionam um ponto de entrada de alta qualidade na impressão de produção gráfica exposta. As impressoras, que estão disponíveis nos parceiros EFI em toda a América Latina, dão a nossos clientes uma vantagem competitiva, especialmente com capacidades importantes como impressão em várias camadas e tinta branca, e nossa tecnologia UV LED versátil, que economiza energia.

A EFI também é líder mundial em impressoras híbridas de alta produção, como nossas soluções VUTEk h3 e a VUTEk h5 LED de 3,2 metros de largura, extremamente versáteis. Também oferecemos a linha de ponta da VUTEk FabriVU de soluções de sublimação de tinta para produção de sinalização suave, incluindo uma nova impressora VUTEk FabriVU 340i+ que oferece qualidade superior e sublimação em linha para que as empresas possam alcançar gráficos de sinalização suave de qualidade verdadeiramente superior sem a necessidade de uma prensa térmica separada.

A EFI também oferece uma produtividade extremamente alta em soluções de impressão gráfica roll-to-roll dentro de nossas impressoras EFI VUTEk série Q de 3 e 5 metros de largura que são as mais rápidas de sua classe. Estas impressoras LED rolo a rolo são usadas para uma ampla gama de aplicações e os clientes estão se beneficiando da oportunidade que oferecem de produzir aplicações de decoração e revestimentos de parede de alto volume.

- A EFI também possui soluções de alta produtividade para os mercados têxtil e de papelão ondulado. Como estas soluções estão sendo utilizadas no mundo inteiro e quais são as expectativas para estas soluções no Brasil?

No mercado de embalagens de papelão ondulado, a EFI tem visto um crescimento contínuo em todo o mundo utilizando nossa premiada impressora de jato de tinta UV de passagem única Nozomi C18000 Plus LED. A Nozomi rapidamente conquistou a liderança mundial no mercado de impressão a jato de tinta corrugado de passagem única, e estamos orgulhosos de que a primeira instalação da Nozomi na América do Sul, na Trupal, no Peru, é um de nossos principais produtores em todo o mundo. Além disso, estou extremamente entusiasmado em anunciar que em breve teremos a primeira instalação da Nozomi no Brasil!

A EFI está em comunicação com muitos dos principais produtores de embalagens da região sobre os benefícios reais alcançados com a mudança da produção de laminação litográfica analógica para a impressão digital altamente eficiente, direta para o papelão, em embalagens de papelão ondulado de alta qualidade e trabalho de exposição. E estamos introduzindo uma nova solução multi-pass em papelão corrugado também para empresas que não precisam do volume oferecido pelo single-pass - uma nova impressora a jato de tinta EFI MCORR 13000. Assim como a impressora Nozomi, a MCORR 13000 oferecerá excelente qualidade e eficiência, juntamente com características robustas de manuseio de material.

No setor têxtil, o Brasil continua sendo um mercado muito importante. Nossos clientes aqui estão conduzindo uma atividade comercial mais inteligente utilizando os benefícios da impressão digital. Nossa nova solução de nível básico, a EFI Reggiani BLAZE, cria uma oportunidade para que mais empresas brasileiras entrem no mercado de estamparia têxtil industrial.

A EFI também está impulsionando a oportunidade com uma estamparia têxtil mais sustentável com uma gama de sistemas EFI Reggiani TERRA que utilizam tinta pigmentada e tecnologia de ligante para eliminar a vaporização, lavagem e stentering no processo de produção. Isto elimina o desperdício de água na impressão têxtil, eliminando um dos maiores desafios ecológicos que as estampadoras têxteis estão enfrentando. A nova solução EFI Reggiani TERRA Silver da empresa é uma vantagem chave para as empresas que buscam uma maneira mais verde de crescer na estamparia têxtil digital.

Gostaria de destacar a importância da participação da EFI na ExpoPrint 2022. Como empresa de inovação global, trabalhar remotamente sempre fez parte do nosso dia a dia de trabalho. Mas operamos em um segmento muito tradicional onde nada substitui o encontro frente a frente com nossos clientes para fomentar a confiança e verdadeiras parcerias que são tão críticas na construção de seu sucesso. E a ExpoPrint será o momento perfeito para nos reconectarmos pessoalmente com este setor no Brasil e em toda a América Latina.