Conforme noticiado recentemente, a Ilha da Sublimação FESPA Digital Printing está sob nova direção. Após edições de muito sucesso com Alex Falcão, agora quem assume a responsabilidade de levar um conteúdo de qualidade aos participantes é Felipe Soares, diretor da Print Center.

O desafio já começa na ExpoPrint & Converexpo Latin America, maior feira de impressão e conversão das Américas, que ocorre de 5 a 9 de abril no Pavilhão Verde do Expo Center Norte. A Ilha da Sublimação está confirmada e trará novidades. Aproveite e faça agora mesmo a sua credencial de visitante antecipada e gratuita: www.expoprint.com.br/visitar.

Abaixo, você confere uma entrevista especial com Felipe Soares, falando de como foi receber o convite, a expectativa e muitas dicas especiais para quem está trabalhando no mercado de brindes. Confira:

- Como foi receber o convite para liderar a Ilha da Sublimação FESPA Digital Printing e como será esse desafio?

Receber o convite foi uma surpresa muito agradável pela honra de estar à frente de um espaço de grande relevância e legado no mundo da sublimação e transfer laser. Por um lado, vejo como desafio, pois em cada Ilha fica sempre a expectativa da próxima ser melhor. Por outro lado, será uma jornada maravilhosa e positiva, pois por maior que seja o evento, o ambiente familiar e o calor humano já são marca registrada.

- Como começou a sua história com o mercado de brindes e como foi sua evolução dentro desse mercado?

Minha história começou em 1990, com 15 anos, na serigrafia. Meu primo já era veterano na arte e foi ele quem me ajudou nos primeiros passos, em um tempo onde a gente fazia as artes com decalques e caneta nanquim. Desde então, eu mergulhei na área da comunicação em praticamente todas as suas vertentes. Também trabalhei com tipografia, offset, flexografia, impressão digital. Tive até programa de rádio, sempre focado no marketing promocional.

- Você já havia participado da iniciativa nos outros anos. Na sua visão, qual a importância do projeto para o mercado?

A Ilha da Sublimação é única no que diz respeito a promover o crescimento da Sublimação e Transfer Laser, com conteúdos 100% gratuitos, para novatos e veteranos. A Ilha promove, ensina e estimula os empreendedores. E mais, a Ilha da Sublimação é passagem obrigatória para quem pensa em empreender no ramo dos Brindes.

- Falando das feiras FESPA Digital Printing e ExpoPrint no geral, o quão relevante elas são para o profissional de sublimação & transfer?

São feiras que quebram tabus e medos de muitos empreendedores que pensam que tecnologia e conhecimento são acessíveis apenas a grandes empresas. A FESPA e a ExpoPrint & ConverExpo são feiras inclusivas e mostram que o mercado da impressão é uma família forte.

- O que o visitante pode esperar do conteúdo da Ilha da Sublimação?

A Ilha da Sublimação vem para mostrar não importa o tamanho do seu empreendimento, mas sim, o tamanho do seu sonho. Em um mercado cada vez mais conectado, teremos conteúdos para ensinar, motivar e ajudar o empreendedor a trabalhar com cada vez mais qualidade e produtividade.

- Falando agora do mercado. Qual a principal dica (ou dicas) que você daria para quem deseja começar a empreender nesta área?

A principal dica é: dê o primeiro passo imediatamente. Comece com o que tem, fazendo aquilo que pode. Empreender não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona. Mas é uma empreitada onde vamos desenvolvendo a "musculatura empresarial" no próprio caminho.

Por isso, o quanto antes se dá o primeiro passo, antes o empreendedor começa a se desenvolver e ver os primeiros resultados que vão servir de estímulo para continuar a jornada. Outra dica muito importante é participar da ExpoPrint & ConverExpo. Além de ser um lugar concentrado em negócios do ramo, é um lugar de abertura e ampliação de nossa visão e planos de crescimento profissional.


- Agora pensando em quem já começou a dar os primeiros passos na área, mas ainda está um pouco “travado” e não alcançando os melhores resultados, quais dicas você daria?

Vejo muito nos meus alunos e nas consultorias que faço pelo Brasil, que existem dois obstáculos comuns em quem ainda se sente um pouco travado.

O primeiro é subestimar a necessidade de adquirir conhecimento. Trabalhar com brindes não é uma coisa difícil, mas é uma profissão onde os detalhes fazem toda a diferença. Assim como em tudo o que é profissional, é importante investir em conhecimento (cursos, mentorias, workshops, feiras etc). Manter-se atualizado nos leva, inclusive, a sonhar passos mais altos.

Mas o segundo e principal motivo que impede os empreendedores de alcançarem os melhores resultados é a dificuldade em definir qual produto terá boa saída. A variedade de produtos disponíveis no mercado é muito grande e sempre me perguntam: "Com quais produtos principais eu devo trabalhar?". Minha resposta é: você vai escolher seus produtos principais, quando descobrir qual é o seu público-alvo.

Quando eu tenho um público-alvo e sei o que ele quer, já tenho nas mãos a resposta do que devo focar em termos de produto, estratégias de divulgação e argumentos de venda. Comece sempre descobrindo quem é o seu cliente e as necessidades dele. São essas informações que me ajudarão a investir em produtos e equipamentos certos para o empreendimento. A consequência disso é um negócio lucrativo e o cliente satisfeito e cliente satisfeito é a nossa melhor propaganda.

- Existe alguma tendência e/ou produto/material diferente que vale a pena o profissional ficar de olho?

O cliente de produtos personalizados está procurando coisas de baixo custo, reutilizáveis, sustentáveis e com aspectos diferenciados. Por exemplo: baldinhos (de pipoca, de gelo...) estão em alta desde o início da pandemia. Mas um balde quadrado e de material biodegradável sai do comum e enche os olhos. Estamos numa fase crescente dos produtos com formatos diferenciados e ecologicamente corretos.

- Depois de dois anos passando por pandemia, na sua análise como o mercado de brindes está posicionado para enfrentar o ano de 2022?

O mercado de brindes é diretamente relacionado com eventos, festas e datas comemorativas e o comentário óbvio foi que o ramo dos brindes não iria superar a pandemia. Errado! O ramo dos brindes se reinventou, evoluiu, cresceu e mostrou que é perfeitamente adaptável às variações do mercado.

Dizem que há negócios que nunca vão acabar: comida, bebida, moradia, vestuário, transporte, entretenimento, estética e saúde. Todos esses ramos consomem brindes e produtos personalizados para multiplicarem os seus negócios.

Para o mercado dos brindes, 2022 é um mar aberto com possibilidades nunca antes imaginadas! Por isso reforço o meu convite para todos irem à ExpoPrint & ConverExpo e visitarem a Ilha da Sublimação. A pandemia estabeleceu um antes e um depois no mercado dos brindes e a ExpoPrint & ConverExpo 2022 será um marco no empreendedorismo das Américas.

ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

Para conferir tudo que a Ilha da Sublimação FESPA Digital Printing vai apresentar de conteúdo e soluções especiais para o seu negócio, visite a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022, o maior evento de impressão e conversão das Américas.

A feira ocorre de 5 a 9 de abril no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, e em todos os dias as palestras da Ilha da Sublimação vão acontecer, com especialistas que conhecem as dores do profissional do setor e de quem deseja empreender. Para participar, basta fazer a credencial de visitante para a feira, que é gratuita e pode ser feita de forma antecipada em: www.expoprint.com.br/visitar.