A Esko renovou o software de design de embalagens 3D – o Studio 16 – com o lançamento do Esko Studio 16, parte da Esko Software Platform 16. O Studio constitui um conjunto único de ferramentas para criação de embalagens 3D, destinado a todos os profissionais artísticos da área da embalagem.

Desde 2006, o programa foi instalado por milhares de profissionais da embalagem, desde pequenas agências de design e criadores por conta própria até proprietários de marcas globais de maiores dimensões. O Studio ajudou os utilizadores a produzirem melhores designs das embalagens, independentemente dos criadores estarem a experimentar ideias diferentes e quererem maquetes rapidamente, ou dos operadores de pré-impressão estarem a verificar o posicionamento gráfico e a impressão inversa. A criação destes trabalhos artísticos para apresentações, campanhas de marketing ou comércio eletrônico é efetuada com os dados de produção de impressões artísticas e dispensa a criação de ilustrações de embalagens num outro software em separado.

O Esko Studio adiciona a funcionalidade da embalagem 3D ao fluxo de trabalho de embalagem Adobe Illustrator da Esko. "Ao contrário de outras soluções, os criadores e os operadores de pré-impressão não precisam de abandonar a sua ferramenta de design de eleição. Conseguem executar ações de design 3D muito avançadas no Illustrator – uma plataforma com que estão bastante familiarizados. Desde há dez anos, o Studio tem vindo a ajudar as lojas, os transformadores e as marcas a oferecerem aos respetivos clientes um acesso mais rápido ao design do produto – e continua a ser a ferramenta mais poderosa e popular do mundo em matéria de design 3D de embalagens e de visualização na loja,” afirma Chris Stowe, Diretor de produção de soluções 3D da Esko.

“Dispensa a necessidade de maquetes físicas e reduz o processo de aprovação através de uma colaboração imediata no local. Em última análise, isto significa uma maior rapidez e uma maior economia na passagem da fase de design para a produção. As criações de versões de teste, novas promoções e variações do produto podem ser concebidas e visualizadas com o toque num botão.”, prossegue.

Studio 16: uma forma mais rápida e mais simples de criar embalagens 3D e apresentá-las online

“Os benefícios do Studio incentivam os criadores a experimentarem diferentes ideias e permitem que os operadores de pré-impressão efetuem verificações de qualidade ao posicionamento de gráficos, impressão inversa e outros elementos críticos da produção," comenta Stowe. "Os utilizadores podem verificar rapidamente efeitos de acabamento, criar elementos visuais realistas, ver mais detalhes nas fotografias das embalagens e acelerar a produção de fotografias das embalagens.”

Ao longo do último ano, a Esko reuniu opiniões da vasta base de utilizadores do Studio e apresentou agora uma versão significativamente avançada, tudo a pensar numa maior eficiência e velocidade de trabalho. As novas funcionalidades do Studio 16 incluem:

• A capacidade de criar composições 3D 50% mais rápido, graças a novas ferramentas do utilizador como o ajuste para alinhar durante o movimento, extremidade de colisão vertical e detecção, bem como uma ferramenta de avanço para uma rápida manipulação.

• Aplicação rápida das ilustrações em cenas, para que os criadores possam aplicar diferentes ilustrações às mesmas estruturas em alinhamentos de produtos e combinações de múltiplos produtos.

• O Studio 16 inclui ferramentas para seleção de materiais e aplicação de efeitos de impressão. Os utilizadores podem verificar rapidamente efeitos de acabamento utilizando um interruptor para ligar e desligar – e comparar – acabamentos, ver como os efeitos de acabamento são aplicados e se comportam em isolamento.

• Criação mais rápida de elementos visuais realistas, com a capacidade de adicionar e ajustar sombras de chão realistas e ângulos de fontes de iluminação.

• Uma forma mais rápida de criar e produzir fotografias de embalagens de elevada resolução através da adição de scripts automáticos no Adobe Illustrator com novas opções de exportação. O software é capaz de exibir códigos de barras, preços e outros metadados associados a cada um dos produtos importados. Mesmo o texto fino é legível, podendo também ser criadas imagens em tamanho de cartaz. Isto é particularmente útil para a reorientação das imagens, como no uso em ações de marketing e campanhas – criando imagens do produto mesmo antes de ser produzida uma única embalagem.

• Os utilizadores podem ver embalagens virtuais impressionantes, a qualquer momento, em qualquer lugar, na Web com recurso ao HTML5 3D Studio Viewer. As versões móvel e desktop do visualizador são gratuitas e podem ser encontradas aqui (https://www.esko.com/en/products/studio/3d-viewers).

O Studio está disponível em dois pacotes: Studio Essentials para criar embalagens de cartão, garrafas, bandejas e expositores; e o Studio Advanced para agências ou departamentos que necessitam de trabalhar com todos os formatos de embalagens imagináveis, incluindo sacos flexíveis realistas difíceis de criar e mangas retráteis. O Studio faz parte da Esko Software Platform 16, com lançamento em julho de 2016.

Visualização 3D

O Store Visualizer 16, junto com a sua renderização estereoscópica 3D, também funciona com diversos óculos de realidade virtual, para que as pessoas possam ver e tocar em lojas virtuais como nunca antes. A tecnologia de visualização avançada da Rift, combinada com o seu sistema de acompanhamento preciso e de baixa latência, permite a sensação de presença – a sensação de que está realmente lá. O resultado é uma forma extremamente realista de ver os produtos numa prateleira da loja. Uma interface de utilizador simplificada num ecrã tátil torna mais fácil para os utilizadores navegarem numa loja virtual altamente realista, bem como interagir com a embalagem – permitindo mesmo ao utilizador recolher um artigo da prateleira para uma análise mais próxima.

Disponibilidade

Na versão 16, o Studio Store Visualizer está disponível em duas versões. O Studio Store Visualizer Advanced permite que os criadores vejam as suas criações na prateleira junto aos produtos concorrentes e apresentem um lançamento completo do produto em 3D, incluindo embalagens preparadas para venda a retalho, expositores e outros artigos com marca. O Studio Store Visualizer Prime permite aos utilizadores verem e interagirem com a embalagem num ambiente de loja virtual – bem como incluir a capacidade de preencher lojas com dados de planograma. O Studio Store Visualizer foi desenvolvido em colaboração com a VTales e inclui um assistente detalhado de criação de prateleiras que facilita a tarefa de construção de prateleiras.