O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, promovido pela APS Feiras e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) no dia 24 de agosto, em São Paulo, vem para trazer aos participantes novas ideias e conceitos sobre gestão e inovação dentro das empresas de impressão. Um dos palestrantes é Sandro Cardoch, canadense que atua como diretor comercial para a América Latina da Smag Graphique.

Sandro destaca a evolução do mercado e elogia o formato proposto no Congresso da ABTG: “A tecnologia e as técnicas de impressão tiveram grandes melhorias nos últimos 10 anos, e avançaram tremendamente desde a invenção de Gutenberg. Um caminho como este é uma janela maravilhosa às companhias de equipamentos de impressão como nós, o que nos permite apresentar estas tecnologias em um congresso que tem configuração em que usuários podem interagir e fazer perguntas”.

Tema sempre em debate na indústria, a impressão digital será tratada por Sandro, que relata: “Benny Landa fez uma declaração visionária nos anos 90: “Tudo que pode se tornar digital irá se tornar digital, e impressão não é uma exceção”, e isto se provou profético. Desde o final dos anos 90 até a indústria multibilionária de hoje, a impressão digital tem experimentado um crescimento explosivo tanto em tecnologia por si só como no ambiente de impressão, como pré-impressão, workflow, máquina de chapas CTP servo-motorizada e automação, etc. A impressão digital adquiriu um grande market share representando cerca de 40% até possivelmente 50% das máquinas de impressão atualmente vendidas e é esperado que esta tendência seguirá crescendo”.

Este avanço do digital resulta em um quadro no qual o empresário precisa se adaptar às atuais demandas de mercado: “A tendência de impressão na indústria gráfica está se movendo para tiragens menores e menores por conta da personalização e customização dos produtos. A impressão digital dará a possibilidade para se tornar mais lucrativo nas pequenas e médias tiragens, e adicionar as vantagens do mundo digital como personalização, dados variáveis e oferecer diferentes qualidades de impressão”.

Impressão como parte de um processo

Sandro Cardoch possui vasta experiência na área de acabamento e explica a relevância do processo. “Dizia-se que a impressão era tudo que você precisava para ter um produto completo, mas hoje a impressão é apenas 50% do processo (impressão + acabamento = produto completo acabado). Um processo de acabamento de boa qualidade irá fornecer ao impressor de rótulo: confiabilidade, produtividade, diferenciação e acessibilidade para novos mercados, e vai permitir, em última análise, oferecer um serviço de melhor qualidade, onde o custo do rótulo não é mais a principal preocupação”.

Esta transformação do conceito de impressão da embalagem vem acompanhada da inteligência das empresas convertedoras em agregar serviços ao produto que oferece, reforça Sandro: “A impressão de rótulos não é mais uma reprodução do trabalho. A missão do convertedor é oferecer ao cliente uma solução de marketing para aumentar as vendas, onde o rótulo é a imagem daquele produto”.

Sandro cita um exemplo: “No supermercado, 60% dos produtos que são tirados da gôndola serão colocados no carrinho, e estes são geralmente escolhidos por reconhecimento de marca, conhecimento do produto, preço de venda e aspecto visual da embalagem, onde o rótulo é um componente significativo; os outros 40% serão colocados de volta na gôndola. O objetivo é tentar reduzir estes 40% quando o cliente tem o produto nas mãos, e efeitos sensoriais e táteis colocados nos rótulos (como foil, verniz, pele de pêssego, QR Code, etc) podem ter um significativo impacto sobre essa decisão”.

Com isso, Sandro explica que o rótulo não é mais apenas uma parte da embalagem para atrair os consumidores, “o rótulo e a embalagem estão se tornando ferramentas de comunicação e marketing com o uso de QR codes, antenas RFID, sinópticos e técnicas de codificação inteligente. Estas opiniões são um sentimento compartilhado dentro da família Smag Graphique, e é o que move a empresa a investir tempo e esforço para pesquisar e desenvolver novos e melhorados equipamentos de impressão para permitir ao usuário melhorar o processo de impressão e agregar valor ao resultado final”.

Sandro Cardoch

Sandro J. Cardoch é engenheiro, empresário e mentor, com mais de vinte anos de experiência em um amplo espectro de aplicações industriais. É diretor comercial para a América Latina da Smag Graphique, responsável pelos planos de desenvolvimento de negócios para a região, dando suporte direto a clientes.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Com realização da ABTG, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica tem organização da APS Feiras & Eventos. A Afeigraf e ExpoPrint Latin America são Patrocinadoras Diamante. A Abigraf-SP é Patrocinadora Ouro. A Futura Imbatível é Patrocinadora Prata; a Bremen Sistemas e a Papirus são Patrocinadores Bronze.

Os apoiadores da iniciativa são: Abflexo, Abiea, Abimaq/CSMEG, Abitim, ABPO, Abro, ABTCP, ANconsulting, ANJ, Conlatingraf, ConverExpo, FESPA Brasil, FSC, Instituto Europeo di Design, Instituto de Embalagens, Objeto Brasil, Revista Embanews, Revista Inforflexo, Revista ProjetoPack, Revista Publish, Revista Tecnologia Gráfica, Senai, Singrafs, Two Sides e Universidade Mackenzie. Informações e inscrições em: www.apsfeiras.com.br/congressoabtg.