Um estudo apresentado pela Abre (Associação Brasileira de Embalagem) aponta que, em 2012, o crescimento do setor deve ficar em torno de 1.6% em relação a 2011, totalizando receitas de 46 bilhões o de reais, contra os 43,7 bilhões do ano passado. O estudo também contempla o setor de empregos do setor, o qual deve permanecer estável – cerca de 230 mil empregos.

Com as incertezas sobre a concorrência do meio eletrônico, principalmente para conteúdo editorial, a indústria de papel (e gráfica em geral) volta-se com muita atenção para o setor de embalagens. Grandes fabricantes de impressoras e tecnologias em softwares e sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho também estão apostando em novos desenvolvimentos para o setor, indicando que esse crescimento apontado pela pesquisa da Abre tende a aumentar suas cifras nos próximos anos.

A Drupa 2012 será um bom termômetro em nível internacional para mostrar os caminhos dessa tendência. Na América Latina, o mercado tem a ExpoPrint Latin America 2014, que será, sem dúvidas, a oportunidade de apresentar ao público latino-americano as tendências e tecnologias mundiais para o setor gráfico, incluindo os novos desenvolvimentos para o segmento de embalagens.