A ExpoPrint & ConverFlexo reforçará sua posição de maior feira da indústria de impressão em abril de 2026 na cidade de São Paulo. Mesmo a pouco mais de dois anos para o seu início, é possível afirmar que será o maior encontro já visto no mercado.

Os números atuais levam a essa projeção. Todas as grandes marcas globais que estiveram em 2022 estão renovando seus espaços para 2026 e com um aspecto importante: estão aumentando consideravelmente seus espaços de exposição, para que possam demonstrar mais tecnologia ao empresário do setor.

De acordo com Ismael Guarnelli, presidente da APS Eventos Corporativos, organizadora das feiras, "os números são os melhores registrados nestas duas décadas de feira. Ao conectarmos com o momento positivo vivido pela economia e as boas perspectivas do mercado global de impressão em 2026, chegaremos à melhor geração de negócios da história, superando o R$ 1 bilhão alcançado em 2022".

Realizada pela Afeigraf(Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráficos), a edição de 2026 marca os 20 anos da ExpoPrint Latin America, que começou sua trajetória em 2006 e, a cada quatro anos, muda a visão e a história de quem atua na indústria.

Em 2026, a ConverFlexo irá acontecer em paralelo à ExpoPrint para tratar do avanço das embalagens flexíveis e rótulos e, juntas, vão demonstrar tudo o que o segmento oferece pensando em uma produção com características essenciais à indústria atual: ágil, econômica, flexível e sustentável.


Conexão direta com o futuro

A ExpoPrint & ConverFlexo refletirá os tópicos em alta tanto no segmento como na sociedade como um todo, como ressalta Jorge Maldonado, presidente da Afeigraf: "Quem for à feira certamente estará em contato direto com os mais recentes avanços da impressão e sua ligação com os mais novos conceitos de Indústria 4.0. Outro ponto que ficará bem claro é: a impressão é sustentável. Todos os players estão preocupados e agindo para o lançamento de soluções que possam atender às demandas ambientais".

Novas marcas de todos os lugares do mundo que não estavam na feira confirmaram suas presenças, mostrando que a indústria de impressão está aquecida e projeta estar ainda maior nos próximos anos - e as novas tecnologias terão papel essencial para que os impressores consigam atingir os objetivos dos clientes.

As inovações estarão presentes nas impressoras, não só nas digitais como nas tecnologias offset e flexo, que avançaram ao implantarem os conceitos de Indústria 4.0. Para isso, softwares são importantes e estarão presentes, apontando para cada fase do processo, da preparação do arquivo ao seu destino final.

A transformação ocorre em cada ponta do processo de impressão: as tintas cada vez mais ecológicas; as mídias, mais sustentáveis e oferecendo maior valor agregado; as máquinas de acabamento conectadas com a operação, oferecendo economia enorme de recursos; enfim, tudo que tem ligação com a impressão estará pelos corredores da ExpoPrint & ConverFlexo 2026.

“Gostamos de falar: se é impressão, é ExpoPrint & ConverFlexo. E olhando para nossos expositores confirmados e para  quem está chegando para somar ao nosso time de marcas que estarão pelos estandes da feira, isso se mostra ainda mais verdade. O visitante verá todas as soluções em um único lugar, em um ambiente perfeito para transformar sua empresa. Isso mostra a força da feira e de nosso mercado como um todo”, finaliza Ismael Guarnelli.

A ExpoPrint Latin America é uma feira realizada pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráficos) e a ConverFlexo tem a parceria da ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital). As feiras têm a promoção e organização da APS Eventos Corporativos.