A pesquisa Trend Tracker Survey 2023, realizada pela Toluna a pedido de Two Sides junto a 10.250 pessoas em 16 países, incluindo 1.000 entrevistados no Brasil, mostra que as embalagens em papel seguem na preferência dos consumidores, em um movimento que inclusive se acentuou a partir da pandemia.

Em uma das perguntas, foram colocados 15 atributos ambientais, visuais e físicos, para saber qual material de embalagem o consumidor prefere em cada atributo. Veja em quantos itens os materiais lideraram:

  • Papel: 10
  • Vidro: 4
  • Metal: 1
  • Plástico: 0

As embalagens de papel, cartão e papelão lideram na percepção dos entrevistados em:

  • Mais biodegradáveis: 72%;
  • Melhores para o meio ambiente: 58%;
  • Mais leves: 57%;
  • Mais fáceis de abrir e fechar: 46%;
  • Mais práticas: 41%;
  • Mais fáceis de armazenar: 35%.

Já as embalagens de vidro lideram no quesito de melhor proteção, maior durabilidade e maior capacidade de reutilização; as de metal, como as mais robustas e as de papel, por sua sustentabilidade e menor custo.

Quando o foco é o meio ambiente, 51% dos consumidores acreditam que mais de 40% das embalagens de papel são recicladas, enquanto a mesma percepção ocorre com 43% dos consumidores em relação ao plástico, 44% em relação ao metal, 29% ao vidro e 24% em relação aos dispositivos eletrônicos.

Percepção ambiental das embalagens de papel

"Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância de se utilizar materiais que sejam biodegradáveis, recicláveis e que tenham menor impacto sobre o meio ambiente. E as embalagens de papel, cartão e papelão são identificadas como as melhores em termos ambientais, além de liderarem em outros quesitos, na comparação com os demais materiais", afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.

Ele ressalta que a percepção positiva sobre as embalagens melhorou em comparação à pesquisa realizada em 2021, antes da pandemia. Foi neste período, inclusive, que as compras por delivery e pelo e-commerce cresceram de forma acentuada. Nesse contexto, 64% dos pesquisados disseram preferir as embalagens de papel, cartão e papelão para as compras online, 2% acima do verificado no levantamento anterior. Também aumentou o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para aumentar o uso dessas embalagens, que aumentou de 45% para 49% em 2023.

"Houve uma melhora ainda maior na percepção sobre as embalagens de papel, embora os consumidores ainda não tenham conhecimento da sua real taxa de reciclagem, que chega a 80%", observa Mortara.