A sua empresa trabalha com impressão de embalagens e rótulos? Então é importante ficar atento às novas normas da Anvisa sobre rotulagem nutricional.

Elas estão em vigor e muitos produtos terão mudanças relevantes em suas embalagens e rótulos.

O objetivo é deixar as informações mais visíveis e legíveis para que o consumidor faça as melhores escolhas.

Por mais que a gráfica pegue "o arquivo final", ou seja, não é diretamente responsável pelo design, onde as mudanças estão ocorrendo, é preciso estar sempre atento ao que ocorre para orientar o seu cliente e fazer com que ele evite retrabalhos e dores de cabeça.

E mais: é preciso ficar atento porque é preciso imprimir as novas instruções exatamente da forma como elas são, qualquer mínima mudança no formato ou na cor deixará o material como inválido. Então vamos às mudanças:

Rotulagem nutricional frontal

Considerada a maior inovação da norma, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo na parte da frente do produto. A ideia é esclarecer o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. ?

Foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na frente do produto, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar.

Tabela de Informação Nutricional

A tabela passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade das informações.

Será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml, e o número de porções por embalagem.

A tabela deverá ficar, em regra, próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras. Não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização.

A exceção fica aos produtos pequenos (a?rea de rotulagem inferior a 100 cm²), em que a tabela poderá ser apresentada em a?reas encobertas, desde que acessi?veis. ? ?

Alegações

Foram propostas alterações nas regras atuais para a declaração das alegações nutricionais, com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.

 

Fique atento

Como citamos, saber das mudanças dará confiança para o seu cliente entregar a impressão de suas embalagens e rótulos para a sua empresa.

Tenha em sua equipe especialistas que possam auxiliar sua equipe quando esse tipo de necessidade aparecer.

Caso queira saber mais detalhes sobre a nova Rotulagem Nutricional, você pode acessar o site da Anvisa ou conferir a edição da Inforflexo Digital que trata o tema em detalhes.