O ano de 2018 inicia com boas notícias para o mercado de impressão. O Brasil começa a sentir uma sensível melhora na economia e vai sediar o maior evento de impressão das Américas acontecendo já no início do ano, entre os dias 20 e 24 de março: a ExpoPrint Latin America!

A feira de renome global recebe visitantes de todas as partes do Brasil, América Latina e de diferentes regiões do mundo. Por conta disso, as grandes marcas da indústria de comunicação impressa guardam para este grande momento seus lançamentos e os produtos mais inovadores para turbinar o processo de produção de impressos de qualidade.

Com o lema “Se é impressão, é ExpoPrint!”, a feira é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e organização e promoção da APS Marketing de Eventos.

Na ExpoPrint, será possível ver muitas impressoras em funcionamento de diferentes segmentos de mercado, como impressão comercial, editorial, têxtil, embalagens, rodando uma imensa diversidade de substratos e tintas, apoiados por equipamentos de pré-impressão e acabamento, além de todos os softwares para colocar a produção em ordem e agilizar a preparação e a troca dos trabalhos.

Neste sentido, o empresário de impressão pode conferir como produzir das tiragens mais altas e rápidas até as menores impressões, sob demanda, com dados variáveis e acabamentos especiais, de todos os tamanhos e formatos. Isto é fundamental tanto para que seja possível conferir como otimizar o desempenho do atual parque gráfico como entender como ser mais lucrativo e oferecer mais possibilidades aos clientes entrando em novos nichos de mercado dentro da indústria de impressão.

Toda esta tecnologia presente ao vivo na ExpoPrint vai ajudar as empresas a estarem prontas para enfrentar os novos desafios e as demandas de um mercado que muda constantemente e está cada vez mais tecnológico. As revoluções trazidas pelo que vem sendo chamado de “Indústria 4.0” estão presentes na indústria gráfica: o empresário precisa estar atento ao novo modo de consumir produtos e informação e se adaptar para oferecer com qualidade, flexibilidade e produtividade tudo o que o mercado necessita quando o assunto é impressão.

Foco no conhecimento

Para que seja possível entender com maior clareza todas as mudanças que vêm ocorrendo, diversas iniciativas educacionais são preparadas para a ExpoPrint Latin America 2018. Nos dois primeiros dias, o Congresso de Impressão Digital traz conceitos de como a tecnologia pode automatizar e revolucionar os processos gráficos. Este congresso tem patrocínio da Ibema.

No terceiro dia de feira, ocorre o Digital Textile Conference, um dia dedicado a debater o novo mundo da estamparia digital e todas as suas implicações. O Congresso tem patrocínio da Global Química & Moda. Ainda nesta área, a Ilha da Sublimação, parceria com a ComunidadeWeb e FESPA Brasil, apresenta palestras, workshop e showroom para mostrar que a sublimação pode ser um excelente oportunidade para quem deseja empreender.

O último dia de feira, sábado, terá uma parceria entre ExpoPrint e Senai para oferecer a Gráfica 4.0, um panorama dos conceitos de Indústria 4.0 e o que vem sendo feito dentro da indústria de comunicação gráfica para faze-la mais moderna, produtiva e adaptada às mais recentes inovações tecnológicas. Este iniciativa tem patrocínio da Ibema. Todos os congressos ocorrem dentro da feira e são gratuitos, bastando apenas inscrever-se para visitar a feira para participar: www.expoprint.com.br/visite.

Para finalizar, há o CAMBEA - Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo - que entra em sua oitava edição buscando encontrar o melhor aplicador do Brasil. Com patrocínio da Alltak, é o momento dos envelopadores se reunirem para trocar experiências, torcer pelos amigos e aprender com os especialistas! Informações em: www.cambea.com.br.

ConverExpo

Em paralelo com a ExpoPrint, ocorre a ConverExpo Latin America, Exposição e Congresso Internacional da Indústria de Conversão de Flexíveis, Corrugados e Rótulos, uma realização Abflexo/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia) com organização e promoção da APS Marketing de Eventos.

A feira voltada ao impressor e conversor de embalagens e rótulos acontece em um momento importante, de retomada de consumo por parte das famílias brasileiras, o que traz um aumento na demanda por embalagens.

Players fundamentais da indústria de flexografia estão presentes para demonstrar a força desta tecnologia que consegue produzir embalagens e rótulos em alta velocidade e extrema qualidade. Os visitantes da feira poderão conferir como a impressão digital pode ajudar na otimização e expansão dos negócios dentro do segmento de label & packaging.

Assim como na ExpoPrint, a ConverExpo mescla exposição das soluções com conhecimento. Para o quarto dia de feira, está previsto o Flexo Talk & Show Special Edition, dia repleto de palestras sobre diferentes aspectos da flexografia, como softwares, chapas, anilox, tintas, equipamentos de banda larga e banda estreita, conceitos de gama expandida, e muito mais. Para participar, basta inscrever-se para visitar a feira em www.converexpo.com.br/visite.