Fundada em 1974 por três sócios, a Gráfica e Editora Jóia, de Dracena, começou com aproximadamente cinco funcionários que trabalhavam no processo de tipografia. Em 1986, o sócio Naélcio Forato comprou a porcentagem dos outros sócios e tornou-se o único proprietário. Apaixonado pelo ramo gráfico, Naélcio começou na área ainda muito novo, com apenas 13 anos se tornou funcionário de uma gráfica em Adamantina, São Paulo. Hoje acumula uma bagagem com muitas experiências e conquistas como proprietário de seu negócio.

Essa paixão foi passada para seu filho João Paulo Forato, que começou suas atividades na Gráfica e Editora Jóia aos 16 anos como office boy e, após ter passado por todos os departamentos da empresa, hoje com 37 anos é diretor comercial. Com o passar dos anos a gráfica foi acompanhando a evolução tecnológica - das máquinas tipográficas às offsets e digitais.

A Gráfica Jóia, com 44 anos, é um dos maiores e mais tecnológicos parques gráficos do Oeste Paulista. Segredo? Uma equipe apaixonada pela excelência. “Como o parque gráfico da Jóia é todo constituído por equipamentos Heidelberg e produtos Saphira, conseguimos uma grande flexibilidade, qualidade e rapidez em toda a nossa demanda, oferecendo assim ótimos benefícios aos nossos clientes”.

Consumíveis Saphira

Outro diferencial da Gráfica Jóia são os consumíveis Saphira, utilizados há cerca de um ano. João Paulo credita aos produtos da Heidelberg uma parte do sucesso obtido junto aos clientes. “Com produtos de alta qualidade conseguimos ter um maior controle e assistência de todo o processo de impressão e de acabamentos que são realizados na gráfica. Outro fator importante, ajudam a reduzir custos de produção. Os produtos Saphira nos trouxeram uma grande relação de custo benefício. Eles nos proporcionaram diminuição de custos em processos de impressão e também evitam desperdício, tudo isso sem perder a excelência da qualidade dos produtos. Por isso optamos por essa parceria que vem nos trazendo grandes resultados”.

Outra vantagem apontada pelo diretor comercial da gráfica é o viés ecológico dos consumíveis Saphira. “A natureza é a alma do nosso negócio, nós buscamos incessantemente alternativas que sejam amigas do meio ambiente, como o uso exclusivo de tintas vegetais Saphira, ou seja, não tóxicas, papéis certificados (selo FSC), provenientes de fontes florestais bem gerenciadas, chapas térmicas sem processo químico e dar destino correto às sobras de papel e dos produtos químicos. Tais medidas, já concretizadas em nossa rotina de trabalho, nos fizeram ganhar o selo de ‘Empresa Verde’”, comemora João Paulo Forato.

Mas o grande destaque fica por conta do aumento da produtividade e qualidade e redução do desperdício. João Paulo Forato explica que “essa parceria sólida com os equipamentos Heidelberg e os produtos Saphira proporcionou à Gráfica Jóia um aumento estimado de 20% na produtividade e também na qualidade dos produtos, fidelizando ainda mais nossos clientes”.

Arno Buss, gerente de consumíveis da Heidelberg, explica assim o desempenho da linha Saphira. “A Heidelberg, com sua equipe técnica, tem o melhor know-how do mercado, dominando todo o processo gráfico. Todos os produtos Saphira são previamente homologados e desenvolvidos dentro dos mais rígidos padrões Heidelberg. Com a fidelização dos produtos Saphira, conseguimos mais eficiência na consultoria e assessoria, garantindo uma produção com mais qualidade, além de reduzir o desperdício. Desta forma, todos ganhamos”, finaliza Arno Buss.