A ExpoPrint Latin America patrocinou o 3º Print Summit, evento na cidade de São Paulo que teve como objetivo mostrar tendências e cases inovadores em comunicação impressa. Especialistas de vários mercados trataram de como a impressão segue relevante para o profissional de propaganda e marketing.

A abertura foi feita por Armando Ferrentini, presidente da Editoria Referência, que produz o PropMark, veículo que realizou o evento, idealizado também por Abro e Sindigraf São Paulo.

A primeira apresentação foi de Ernesto Bernardes, diretor de Projetos Especiais do Estadão, com o tema “A importância do impresso num mundo multiplataforma”. Ele mostrou números mostrando, por exemplo, que o livro impresso continua forte e com vendas crescentes, sendo a escolha dos jovens, que gostam da sensação do papel na mão.

Outro ponto citado por Ernesto é que os jornais impressos seguem líderes em credibilidade, sempre havendo um aumento dos leitores em momentos mais delicados do país e do mundo. Dentro do mercado publicitário, é o segundo meio de maior relevância, só perdendo para a TV aberta. O profissional do Estadão concluiu mostrando cases do jornal com grandes empresas, que usaram o impresso e novas tecnologias, como realidade aumentada na exibição de vídeos e infográfico para impulsionar as vendas de um produto.

Mario Narita, CEO da Narita Design & Strategy, tratou de “Como a embalagem pode produzir engajamento, vendas e fidelização”. Mario falou de algo fundamental: o foco precisa estar no ser humano atrás do consumidor. É observar seu comportamento e ações. Atuar na emoção traz engajamento, fidelização e vendas, observou.

Gisela Schulzinger, presidente da Haus- Cultura de Inovação com Propósito, abordou o tema “Os novos negócios exigem um modelo mental para os negócios: você está preparado?”. Gisela reforçou que o grande desafio atual é a mudança de modelo mental do empresário e dos profissionais. É preciso se adaptar às transformações da sociedade - e do mercado - e buscar sempre fazer diferente, com criatividade e empatia. Para Gisela, “para provocar mudanças é preciso resistir à resistência”.

Fabio Nocetti, diretor de mídia da Z+, mostrou a história de sucesso CAOA e o Jornal, contando a história da empresa no Brasil e como ela se posiciona no momento de fazer investimentos em publicidade. A estratégia é exibir diferenciais do veículo e de serviços como garantia, mostrando também os prêmios adquiridos pelos modelos. Para Nocetti, o jornal impresso segue importante e com público fiel, e a CAOA segue anunciando, especialmente em capa e nas páginas mais nobres das publicações.

Daniela Falcão, diretora geral da Condé Nast, responsável por publicações como Vogue e Glamour, teve como objetivo responder a pergunta: por que as grandes marcas ainda anunciam em revistas? Daniela explicou que a pergunta hoje é como usar espertamente o digital com o papel continuando sendo relevante. Ela ressaltou que a promoção de eventos e sua repercussão depois na revista impressa é um caminho. É preciso saber o que o leitor quer consumir no papel e o que ele quer consumir no digital, explicou, trazendo uma nova linguagem. Para Daniela, o digital engaja e o impresso encanta.

Leonardo Lima, diretor corporativo de sustentabilidade do Mc Donald’s mostrou as ações da companhia para tratar do tema meio ambiente. Luiz Gini, diretor de mídia e novos negócios da Neogama, mostrou “Anúncios que Transcedem”, com o print fazendo diferença em campanhas. Gini ressaltou que é preciso entender cada meio e tirar o melhor de cada um, respeitando a natureza de cada meio.

Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro, trouxe as tendências do maior festival de criatividade do mundo, que neste ano premiou campanhas com elementos não convencionais, com uma estátua, mostrando que é preciso ousar para se destacar, com as marcas precisando ter um propósito e transmitir emoção. Luiz Buono, CEO da Fábrica de Criação, trouxe exemplos de como a empatia é de enorme relevância na sociedade atual.

No painel “Phigital: como o mercado está equilibrando o mundo físico com o digital?”, Dudu Godoy, VP Executivo da NBS, e Glaucio Binder, presidente da Binder, foi feito o debate sobre como o impresso se posiciona neste mundo digital, as estratégias e projetos, e como seguir relevante neste meio.