O palco está armado e o espetáculo vai começar. A ExpoPrint chegou com a expectativa de abrir novos horizontes para a indústria gráfica. E conhecer o estande da multinacional alemã Koenig & Bauer é parada obrigatória para todos os visitantes que querem entender o sucesso da companhia comprovado pelos números a seguir.

De acordo com a carta oficial emitida aos acionistas, referente ao ano de 2021, a empresa atingiu a previsão anual com receita de € 1.115,8 milhões e superou a meta de EBIT com um valor de 28,5 milhões de euros – números que são traduzidos em uma margem EBIT de 2,6%.

Os dados animam ainda mais a equipe da subsidiária brasileira que promete fazer vários shows de 5 a 9 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. O visitante terá a oportunidade de conhecer os mais eficientes e automatizados sistemas de impressão já desenvolvidos para a indústria gráfica.  

Com muito rock and roll e máquina imprimindo em alta velocidade, a Koenig & Bauer expõe a plataforma Rapida e seu design encantador que conquistou o Red Dot Design Award - prêmio internacional alemão concedido pela Red Dot GmbH & Co. KG.

Ao avistar o estande, o primeiro contato visual é com a Rapida 105-4+L (equipamento adquirido pela Forma Pack). A impressora conta com sistema ErgoTronic, colocação automática de chapas e lavadores combinados. “Estávamos ansiosos para essa retomada presencial e chegou a hora de mostrar a máquina ao vivo. Agradecemos a Forma Pack que gentilmente concordou em deixar a Rapida 105-4+L em exposição durante a feira”, lembra Paulo Faria, diretor geral Brasil da Koenig & Bauer.

Você inspira, Eu Escuto e Nós inovamos é o slogan escolhido para essa edição da ExpoPrint. “Afinal a nossa lição de casa é entender as necessidades dos líderes das gráficas e propor soluções eficientes baseadas em integração, automação e máxima performance. E, para descontrair, vamos trazer um rock de primeira qualidade para coroar o design campeão back in black” anuncia Faria.

Economia de tempo e aumento da margem de lucro são objetivos comuns e que podem ser implantados nas gráficas parceiras. O sistema de desacoplamento de rolaria, em conjunto com o SRW (lavagem simultânea da rolaria mesmo desacoplada) e unidade de verniz são outros diferenciais da plataforma Rapida.

Com o LogoTronic, por exemplo, a Koenig & Bauer abre a temporada da indústria gráfica 4.0. O objetivo é oferecer as condições ideais para fluxos abertos: CIP 3 / CIP 4 com sistema LogoTronic e workflow; JDF e JMF integração com software de gestão; sistema de gestão Optimus e OEE – performance. “A nossa missão é simplificar processos, diminuir tempo de acertos e deixar a gráfica sempre pronta para imprimir”, analisa Faria acrescentando que o sistema de medição e controle garante máxima qualidade e o VariDry secagem perfeita para todas as aplicações.  

E por falar em plataformas abertas e softwares responsivos, chegou a hora de anunciar a parceria com Agfa. “Essa aliança une dois players gigantes e competentes naquilo que se propõem a fazer. Nosso objetivo é oferecer sistemas abertos, soluções integradas e workflow sem barreiras. Inclusive com condições exclusivas de financiamentos para CtP’s em conjunto com as nossas impressoras”, anuncia Faria.

Com a VariJET 106, a Koenig & Bauer Durst chega com força máxima na impressão híbrida. É um equipamento que combina impressão digital com os módulos da plataforma Rapida e foi desenvolvido especificamente para sistemas de impressão automatizados, eficientes e seguros.

E para confirmar a fase positiva, a fabricante alemã anunciou uma carteira de pedidos no valor de cerca de € 807 milhões em dezembro de 2021 - aumento de 32% nos pedidos de clientes em relação ao ano anterior. Houve uma forte entrada de encomendas no segmento Sheetfed seguido da área de MetalPrint. Já o segmento Digital & Webfed mostrou sinais de recuperação no final de julho de 2021 com um total de cinco impressoras comercializadas.

O show da Rapida vai começar. Visite o estande da Koenig & Bauer e fique por dentro de todas as novidades que vão agitar o mercado gráfico.

Localização: Av. A Rua 8 Estande 710.  

Saiba mais sobre a Plataforma Rapida

Meio Formato - Rapida 76

Com velocidades de impressão de até 18.000 folhas / h, a Rapida 76 é uma das impressoras offset planas mais produtivas no formato B2. A impressora trabalha com espessuras de folha de 0,04 a 0,8 mm e, portanto, cobre todas as aplicações típicas em impressão comercial e de embalagens. Isso também a torna ideal para muitas outras aplicações especiais.

Formato Médio - Rapida 105

A mais poderosa e flexível 105 já fabricada! Projetada com base na Rapida 106, a série 105 vem com atualizações em seus componentes de automação e aumento de velocidade.

Médio Formato - Rapida 106 e Rapida 106 X

Flexibilidade para atender diferentes segmentos com a possibilidade de configuração para atender necessidades específicas das gráficas brasileiras. Os pontos de destaque são: troca de trabalho em apenas 4 minutos; impressão de 20.000 folhas por hora; troca de chapas, lavagem de blanquetas e calibragem de cor em apenas 1 minuto.

Formato Grande - Rapida 145 e Rapida 164

Os maiores centros produtivos do mundo contam com as impressoras de formatos grandes da Koenig & Bauer. Inovação ao apresentar tempos de acerto semelhantes às impressoras de médio formato, com produção de até 18.000 folhas / h que são perfeitas para longas tiragens.

O pacote completo de inovação inclui: Sistemas de medição e controle em linha; Sistema de inspeção em escala real para monitoramento de produção; Qualidade de impressão constante e de primeira classe; Alimentação livre de linha lateral DriveTronic SIS; Troca de placa simultânea com SPC; Pré-registro e identificação da chapa; Troca rápida do rolo anilox com AniSleeve.