Em 1988, os executivos japoneses Kenichi Umeda, Shinji Chiga e Atsuo Takemoto desembarcaram em Manaus para iniciar o projeto de implantação de uma nova empresa em solo brasileiro. Ali, começava a história da Minolta no Brasil, a qual, após a joint venture anunciada mundialmente entre a Konica e a Minolta em 2003, passou a operar com o nome de Konica Minolta Business Solutions do Brasil.

Passadas três décadas, nos últimos dias 5 e 6 de outubro, a empresa reuniu colaboradores, clientes e parceiros no Hotel Tropical, na capital amazonense, para celebrar seus 30 anos de atuação direta no país. Além de usufruírem de momentos de lazer, os participantes puderam ouvir e saber mais sobre a história da Konica Minolta no Brasil e no mundo, bem como os projetos da empresa para o futuro e a visão corporativa sobre mercado, compliance e estratégias comerciais.

A cerimônia contou com a participação de executivos da subsidiária brasileira, e, também, com diretores da Konica Minolta do Japão e da Marubeni (acionista da Konica Minolta). Entre as autoridades que prestigiaram o evento esteve presente, ainda, a cônsul-geral do Japão em Manaus, a Senhora Hitomi Sekiguchi. Atualmente, a Konica Minolta possui sede administrativa em São Paulo, Matriz em Manaus e filiais em Porto Alegre e Florianópolis, além de estrutura de venda direta em Recife (PE).

“Construímos uma reputação como fornecedora de tecnologia de impressão para o segmento gráfico de produção, e sabemos das dificuldades por que passamos para chegar até esse momento. Agora, mais difícil ainda, é nos mantermos nesse patamar. Por isso, sempre trabalhamos para melhorar nossas tecnologias e serviços. Esse deve ser o objetivo tanto dos profissionais de vendas diretas da Konica Minolta, como de revendas autorizadas. E tenho certeza de que, dessa forma, estamos preparados para continuar a crescer”, ressaltou Ronaldo Arakaki, Diretor & COO da Konica Minolta Business Solutions do Brasil, ao dar as boas-vindas aos presentes à comemoração.

Arakaki prosseguiu, agradecendo todos os participantes, desde colaboradores, até parceiros das revendas e clientes. Também reforçou os votos de que a parceria entre a Konica Minolta e suas revendas se intensifique e se torne ainda mais sólida, gerando novos motivos de comemoração no futuro, e ressaltou o importante papel que as autorizadas possuem no auxílio comercial para atender clientes dos quatro cantos de um país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil.

Durante o evento, também foi anunciado que, neste ano, a Konica Minolta Business Solutions do Brasil passa a constar entre as dez principais subsidiárias da empresa no mundo em vendas de equipamentos coloridos de Production Printing.

Na sequência, Clineu Stefani Junior, presidente da gráfica PSi7, contou sua história de sucesso com as soluções Konica Minolta para produção editorial. Hoje, a PSi7 é o cliente com o maior número de equipamentos de Production Print Konica Minolta instalados no Brasil.

Após as apresentações, os participantes puderam ver de perto a tecnologia da AccurioLabel 190, nova geração da impressora digital para o segmento de rótulos e etiquetas que oferece produtividade e alta qualidade de impressão a empresas que precisam de uma solução compacta, robusta e versátil para diversificar e aumentar a rentabilidade de seus negócios.

Homenagens

Como forma de eternizar boas lembranças e valorizar aqueles que acreditaram desde o início no projeto da Konica Minolta no Brasil, foram realizas homenagens para as revendas mais antigas, e, ainda, para os três parceiros de melhor desempenho comercial no ano. Encerrando as festividades, na noite do dia 6, foi realizado um jantar com pratos típicos da região e show de dança folclórica.