Os fabricantes de tinta experimentam os efeitos de fatores que estão impactando o custo das matérias-primas usadas na produção de corantes. Os desafios do atual ambiente de comércio global, bem como a legislação ambiental mais rigorosa, estão afetando tanto a oferta quanto o custo das matérias-primas, incluindo aquelas usadas em corantes reativos, dispersos e ácidos.

Líderes de mercado, como a Sensient Imaging Technologies, estão trabalhando para encontrar maneiras de reduzir custos crescentes de insumos em um ambiente global desafiador. Michael Labella, diretor comercial da Sensient, afirma: "Embora fatores como o fechamento de fornecedores de matérias-primas, mudanças nas regulamentações e as tensões globais do comércio estejam, infelizmente, fora de nosso controle, na Sensient estamos fazendo todo o possível para minimizar os aumentos de custos para nossos clientes finais."

Distribuidora da Sensient no Brasil, a Global Química & Moda (GQM) acompanhou de perto essa movimentação e buscou uma solução que impactasse de forma menos intensa o mercado nacional. Para o CEO da GQM, Felipe Sanchez, a proximidade e o desenvolvimento de parcerias de longa data e baseadas na confiança tornam essa negociação possível. “Sabemos que esse é um momento que pede cautela e conhecemos a fundo a realidade do mercado, principalmente devido à significativa participação de market-share que Sensient e Global Química & Moda detém juntas. Apostamos na credibilidade conquistada com as multinacionais que representamos para chegar a essa condição”, comenta. "Estamos certos de que teremos as melhores ofertas para os nossos clientes e isso nos deixa muito confiantes", acrescenta.