A Tiliform, indústria gráfica localizada em Bauru (SP) começou as atividades em 1985, como parte da diversificação das atividades do Grupro Tilibra. A especialidade da Tiliform era a produção de formulários contínuos, principalmente notas fiscais. Com mudanças na legislação fiscal, em meados dos anos 2000, a empresa se adaptou. A implantação da Nota Fiscal Eletrônica foi a mudança que causou maior impacto.

Ricardo Marques Coube, presidente da Tiliform, conta que, para diversificar a produção, a escolha no primeiro momento foi ampliar a produção de rótulos e etiquetas adesivas, segmento em que a empresa já tinha expertise. “Todo empresário precisa estar atento às mudanças no mercado. No nosso caso conseguimos perceber essa movimentação e preparar a virada para uma nova fase”, lembrou Coube que, além da Tiliform, preside o Sindigraf-SP e é diretor da Abigraf Nacional.

ePS ERP METRICS® entra em cena

Já com uma planta de embalagens flexíveis se tornando uma realidade, ampliando a atuação da Tiliform no mercado, teve início a busca por novos sistemas. Foi quando a empresa passou a avaliar um software especialista para a indústria de etiquetas, rótulos e embalagens flexíveis: o ePS ERP METRICS®.

“A necessidade de ter um software que atendesse a demanda de colocar todos os modelos de produção em uma única ferramenta tornou-se imprescindível”, disse Danilo Maldonado, diretor executivo do Grupo Tiliform. “Agora temos várias linhas de produtos distintas e a abertura da ePS em desenvolver algo especializado para a Tiliform foi diferencial na decisão de escolha do software.”

Para Oscar Silvério, gerente de operações para a América Latina da ePS, “pensar na produção de um software interno acaba sendo uma distração para o negócio. Esse esforço e desgaste que a equipe despende faz com que a empresa deixe de olhar 100% para o que faz o negócio render e não estar atenta às mudanças como segmentação, redução de volume etc. A troca de software não é questão de custo, mas sim de receita, focar energia no que vai trazer lucratividade.”

Implantação

Implantar o ePS ERP Metrics na Tiliform foi um desafio à parte. A empresa usava há anos uma solução própria e a decisão foi mudar o back office e o sistema de produção MES ao mesmo tempo, de uma só vez. “Todos os cenários foram validados e muitas simulações realizadas. A cooperação e sinergia entre as equipes resultou no impacto zero. A empresa não teve nenhuma parada da operação e o faturamento aconteceu normalmente, desde o primeiro momento”, lembra Silvério, da ePS, que acompanhou de perto todo esse processo.

Outro desafio foi a integração da planta de embalagens flexíveis (flexo banda larga), que trabalhava com um software concorrente. “Já não fazia mais sentido ter plantas com softwares diferentes. Poder olhar toda a empresa com singularidade era uma necessidade”, disse Maldonado. “Usar o módulo do iQuote era obrigatório para que o vendedor pudesse vender rótulos, embalagem e bobinas em um mesmo orçamento.”

“Sistemas costumam ser feitos para quem gosta de sistema. Já o ERP METRICS® é um sistema para quem gosta do negócio. É objetivo, respeita a complexidade da empresa sem ser complexo além de ser intuitivo. Podemos dizer que hoje o nosso processo está maduro. O caminho é estar ao lado de parceiros empenhados em evoluir e melhorar, o que nos traz segurança à frente das mudanças, seguimos atentos à usabilidade da ferramenta buscando melhorar o OEE e o Pós-Cálculo para as melhores tomadas de decisão”, concluiu Danilo Maldonado.