A SPGPrints estará na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 mostrando como a indústria têxtil está crescendo e tornando-se mais tecnológica e sustentável. A companhia possui soluções com tecnologia digital e também cilindros para as máquinas analógicas.

A empresa também está muito atenta às demandas de sustentabilidade e aos avanços da automação com a Indústria 4.0. A impressão digital terá um papel importante, mas a impressão tradicional também terá seu papel e a SPGPrints está pronta para atender os dois mercados. Confira a entrevista completa com Simone Lourenço, gerente de marketing da SPGPrints:

Já fez a sua inscrição para o grande evento da indústria em 2022? Faça agora mesmo a sua credencial de visitante antecipada e gratuita: www.expoprint.com.br/visitar

Como a SPGPrints enxerga a evolução da impressão digital têxtil e como está posicionada para participar desse mercado?

A SPGPrints é pioneira na impressão convencional e digital, e essas tecnologias estão em constantes atualizações para possam atender um mercado atualmente crescente, exigente e em constante evolução. A questão da sustentabilidade é outro fator que leva as empresas cada vez mais a trabalhar para oferecer os melhores equipamentos, com rentabilidade baseada na sustentabilidade. Isso não é diferente com a SPGPrints que está sempre empenhada em constantes pesquisas e desenvolvimentos em novas tecnologias para oferecer os melhores resultados para seus clientes.

Ao mesmo tempo, a SPG também possui tecnologias no têxtil analógico. Qual são as soluções na analógica e seus diferenciais de mercado?

Hoje, mesmo com a crescente expansão da impressão digital, não podemos dizer que o convencional está “morrendo”. Temos visto investimentos em equipamentos e, lógico, a SPGPrints como inventora do cilindro rotativo não pode deixar de investir em novas tecnologias para esse segmento que segue forte. Hoje a busca por melhores resultando tem levado as empresas a investirem no digital bem como em investir em melhores capacidades produtivas em soluções rotativas.

O que estamos vendo também é que muitas empresas que só trabalhavam com rotativo têm investido no digital. Contudo, uma realidade é certa: algumas aplicações especiais - e quando falamos ainda em metragens maiores - o convencional não deixa de se fazer presente. As tecnologias aplicadas aos cilindros rotativos estão em um patamar que com as aplicações corretas é possível chegar a resultados bem próximos do digital. Ideal para estamparias que não utilizam as duas técnicas ou não pensam ainda em investir no digital. Ou até mesmo aquelas que podem fazer amostras no digital e produção com a convencional.

Cilindros como o da nossa linha NOVA, Random Eco e Orta são tecnologias mais recentes para o cliente aplicar em sua produção e elevar sua qualidade e potencial de oferta ao mercado. Cilindros com resultados superiores tanto em qualidade como em rentabilidade. Esses são cilindros desenvolvidos exclusivamente com tecnologia SPGPrints.

A SPGPrints considera que as duas tecnologias (digital e tradicional) podem ser aliadas?

Com certeza! A SPGPrints não para de investir em máquinas rotativas e cilindros. Muitas estamparias se ajustam a demanda utilizando as duas técnicas. Hoje fala-se até em um sistema híbrido considerando as duas tecnologias, uma complementando a outra. Algumas aplicações especiais ainda não são possíveis com a impressão digital, por mais que hoje existam muitas opções de máquinas no mercado, alguns resultados só são possíveis com a impressão convencional.

Sustentabilidade e economia circular são dois pontos em pauta na indústria têxtil atualmente. Como a SPGPrints pode ajudar o empresário têxtil a ser mais sustentável em seu processo produtivo?

Como sabemos, a indústria têxtil é uma das mais poluidoras. Todo processo gera toneladas de descarte de resíduos e a SPGPrints vem constantemente trabalhando em pesquisa e desenvolvimento no intuito de poder oferecer cada vez mais processos limpos e sustentáveis. Assumimos a responsabilidade de encontrar a solução mais sustentável para o processo de nossos clientes.

Economizar energia, água e produtos químicos é uma prioridade. Monitoramos e purificamos a água e o ar que utilizamos antes que saiam das fábricas e processamos nossos resíduos de forma responsável, observando os regulamentos e normas locais. Com isso, podemos oferecer aos clientes produtos com maior durabilidade, processos mais enxutos e rentáveis.

Outro ponto muito atual é a Indústria 4.0. Como a SPGPrints trabalha para oferecer ao empresário têxtil uma produção mais automatizada e eficiente?

Equipamentos mais eficientes com maior autonomia de produção, inclusive a SPGPrints vem trabalhando em novos projetos visando oferta das melhores soluções.