A rede de pontos de retirada Pegaki já está atuando em parceria com a FuturaIm, uma das maiores gráficas online do Brasil. O acordo tem o objetivo de eliminar problemas de insucesso de entregas e melhorar a experiência de compra dos clientes. As empresas já trabalham juntas desde o fim do ano passado, mas esperaram validar o processo para anunciar oficialmente a parceria.

O acordo funciona da seguinte forma: o consumidor compra o produto pelo site da FuturaIm, e, em vez de aguardar e receber em casa pelos Correios, tem a opção de se dirigir aos mais de 100 pontos de retirada credenciados espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras. A Pegaki conta atualmente com 300 pontos ativos e tem a expectativa de fechar o ano com mil pontos ativos em todo o País. Destes, 400 devem atender a FuturaIm.

Para o Diretor da FuturaIm, Wellington Luiz Martins de Souza, a Pegaki trouxe uma proposta de valor extremamente resolutiva que visa facilitar a vida de todos os agentes envolvidos. "Logística é um gargalo para qualquer e-commerce e para o setor gráfico não é diferente. Nós já possuíamos o serviço de balcão de retirada, mas agora decidimos terceirizar a operação com a Pegaki, devido à tecnologia, gestão e capilaridade. Nós entendemos que o modelo desta startup oferece uma solução interessante que pode minimizar consideravelmente nossos problemas de entrega, o que também é o interesse do nosso cliente, que precisa receber nosso produto o quanto antes. Essa conexão com pontos de vendas é uma saída inteligente com bons resultados ao redor do mundo, então nós estamos confiantes no sucesso dessa parceria", afirma.

De acordo com o CEO e fundador da Pegaki, João Cristofolini, o acordo com a FuturaIm é uma evidência de que o modelo de pontos de entrega – que já é uma grande realidade no mundo – veio ao Brasil para ficar. "Trata-se de uma referência no setor de e-commerce entendendo que nosso modelo de negócio representa uma solução efetiva para a questão das entregas. Para nós é uma honra trabalhar em parceria com a FuturaIm e estamos certos de que esse acordo irá beneficiar todas as pontas envolvidas, sobretudo o consumidor", avalia.

Segundo Cristofolini, a perspectiva é que outros grandes e-commerces adotem o modelo de redes de entrega para potencializar a experiência dos consumidores. "Quando uma das líderes de mercado busca nossa ajuda para ampliar seu leque de balcões de retiradas, isso sinaliza uma grande tendência para todos os demais grandes players do mercado", diz.

Tendência

O mercado mundial de redes de pontos de entrega é gigantesco. Só em 2017, Europa, EUA e China somaram cerca de 40 mil pontos de retirada, média de 300 mil pacotes por dia, o que equivale à 40% de todas as compras online. No Brasil, embora o negócio ainda esteja em fase inicial, grandes redes iniciaram 2018 apostando no modelo de retirada em ponto como alternativa de entrega e diferencial para o cliente. Por aqui, 20% das empresas que contam com e-commerce e loja física já oferecem retirada na loja física. A Pegaki, por exemplo, já opera com unidades de marcas como Accor Hotels, Carrefour e 5asec. Ao todo já foram mais de 10 mil produtos entregues, o equivalente a R$ 1 milhão em produtos.

"As vantagens para o ponto de venda são bem consistentes. Em média, 30% dos clientes que passam no ponto para retirar suas encomendas, acabam comprando algum produto na loja. Vale lembrar ainda que todas as encomendas são seguradas, o ponto de venda está absolutamente protegido. Além disso, a Pegaki conta com uma rede de transportadoras parceiras que enviam o produto até o estabelecimento escolhido e avisa o cliente assim que mercadoria chegar", acrescenta.