A Konica Minolta anunciou o lançamento de sua nova linha de impressoras monocromáticas no mercado brasileiro: a série AccurioPRESS 6136P. Desenvolvida para processos de impressão que demandam alta produtividade e qualidade em produção P&B, a nova linha apresenta velocidade de 136 páginas A4/minuto (78 páginas/minuto em formato A3), resolução de 1200x1200 dpi e suporte a uma ampla variedade de gramaturas de papel, que vão de mídias mais finas (40 g/m2) até mais espessas (350 g/m2).

Um dos recursos é a impressão duplex automática para papéis de até 300 g/m2, o que é um padrão em compatibilidade para espessuras de mídias em sua categoria, permitindo a execução de diferentes tipos de trabalhos como impressões variadas e muitas outras aplicações com alta qualidade.

Tem capacidade para reproduzir até 256 tons de cinza, o que possibilita imprimir imagens monocromáticas com transições mais suaves entre áreas de brilho e sombras (meios-tons), otimizando ainda a reprodução de textos e oferecendo a impressão de pretos mais sólidos. Além disso, para impressos com mais qualidade, é possível realizar ajustes de curvas através da tecnologia do Color Centro, disponível como padrão no equipamento. Dessa forma, o brilho, contraste e outras configurações podem ser editadas para aperfeiçoar a impressão de realces e sombras, sem necessidade de recorrer a aplicativos especiais.

Outro fator que contribui para impressos P&B de maior qualidade é o processo de conversão com o qual a tecnologia Konica Minolta trabalha. Nele, as imagens originalmente em CMYK são convertidas para o espaço CIE, e, em seguida, convertidas novamente para o espaço tonal da máquina. Em comparação com conversões simples baseadas em fórmulas convencionais, esse processo supri a perda de informações de cores em áreas de sombras e permite a impressão mais rica de gradações tonais.

A linha mantém, ainda, o mesmo princípio amigável de operação. Através de seu monitor de 15” com tela touch, acoplado ao corpo principal do equipamento, usuários podem realizar a configuração os principais parâmetros de produção com rapidez, através de uma interface intuitiva e de fácil compreensão.

Para ampliação de capacidade e maior desempenho em altos volumes de impressão, a linha AccurioPRESS 6136P permite o abastecimento de até 18 mil folhas, criando assim fluxos mais dinâmicos, com menos interrupções para reabastecimento de papel.

Mesmo em ciclos de produção mais exigentes e de maior volume, pode-se obter qualidade e desempenho constantes através do sistema de monitoramento que, em tempo real, realiza a leitura, análise e ajustes de itens como registro frente e verso, e de qualidade de impressão, eliminando por completo a necessidade de intervenção para ajustes manuais através da tecnologia opcional Intelligent Quality Optimizer (IQ-501).

“A AccurioPRESS 6136P chega ao Brasil para entregar mais desempenho e novos recursos de aprimoramento de qualidade a empresas com alta demanda de impressos monocromáticos”, frisa Ronaldo Arakaki, Diretor & COO da Konica Minolta Business Solutions do Brasil. “Esse novo equipamento traz vários aperfeiçoamentos que atendem às demandas atuais de editoras, gráficas rápidas, empresas de Web to Print e outros segmentos de negócios que precisam de sofisticação, alta qualidade e flexibilidade para produção P&B.”

Arakaki destaca que o foco da nova linha AccurioPRESS 6136P é o de auxiliar os clientes a expandirem suas aplicações através de recursos oferecidos pelo equipamento. “Através da impressão de meios tons e áreas chapadas com mais qualidade, de textos com melhor definição, recursos para ajuste preciso de registro e de posicionamento para impressão frente e verso, e da possibilidade de se trabalhar com mídias em diferentes gramaturas, certamente poderemos agregar um grande diferencial competitivo para nossos clientes”, ressalta.