A ExpoPrint está consolidada como a casa de todas as impressões e de 24 a 28 de março de 2026 o mundo verá ao vivo inovações em todos os processos, inclusive em flexografia, área na qual vários players já reservaram seus estandes.
É o caso da tesa, uma gigante alemã especialista em fitas dupla-face para a conversão flexográfica. A empresa vem buscando atender às demandas por processos mais sustentáveis e conta com interessantes projetos, e estará na feira de flexografia. Para saber mais, conversamos com Fernando Freitas - Sales Manager PPS Brazil da tesa. Confira os principais momentos:
tesa na ExpoPrint & ConverFlexo
Da tesa vocês podem esperar mais tecnologia, mais lançamentos, produtos cada vez mais sustentáveis, produtos cada vez mais verdes. E venham nos conhecer, venham visitar o nosso stand, venham visitar a ExpoPrint para vocês levarem essa bagagem tão importante para o seu dia a dia.
Fita dupla-face e sustentabilidade
A fita dupla face tem um papel fundamental na hora da impressão flexográfica. Infelizmente hoje não existe e não é possível de ser produzida uma fita 100% reciclável, mas sem a fita dupla face você não consegue produzir nenhum tipo de embalagem flexográfica.
Ela precisa estar no processo e nós temos um projeto voltado para a sustentabilidade que faz com que a economia circular seja aplicada nas fitas dupla face, transformando essa fita dupla face que antes era incinerada em novos produtos. E isso é onde nós aplicamos a sustentabilidade dentro desse mercado de flexografia.
tesa e o mercado brasileiro
O Brasil é o maior mercado flexo da América Latina e a tesa realiza um trabalho focado no país com uma equipe especializada que busca levar não somente produtos, mas soluções completas e um atendimento técnico diferenciado. O objetivo da tesa não é somente vender, mas agregar valor ao cliente, trazer inovações, ofertar soluções que vão melhorar o processo do cliente trazendo maior qualidade e produtividade.
A importância da flexografia
Flexografia vem das matrizes flexíveis utilizadas na impressão, os clichês. No entanto, se olharmos para o “flexo” podemos dizer que o destaque da flexografia vem da versatilidade, da praticidade e da agilidade de na produção. Os setups estão cada vez mais rápidos e hoje em questão de minutos é possível sair da impressão de um determinado produto para outro, sem perder qualidade. A cada ano que passa a flexografia se desenvolve mais, se aprimora, apresenta novos e mais sustentáveis caminhos. Não tem acomodação, não se trata de um modelo de impressão estático, muito pelo contrário. É difícil de prever para onde vai a flexo no futuro. A única certeza é que vai longe.
tesa e ESG
ESG e Sustentabilidade é uma pauta já consagrada dentro da empresa, conforme apresentamos na CIF 2023. A tesa é uma empresa completamente compromissada com os valores apresentados no ESG e busca a cada dia mais se aprofundar nesse tema. No que tange à Sustentabilidade, temos um laboratório na Alemanha que busca constantemente desenvolver produtos recicláveis, biodegradáveis, reutilizáveis e de baixa contaminação. Na região da América Latina, temos um programa de logística reversa das fitas tesa® Softprint, o Soft-tainability Program.
O programa já acontece na Colômbia e estamos estudando como implementá-lo aqui no Brasil em breve. Os resíduos das fitas são coletados nos clientes e depois transformadas em vasos, móveis, pisos e muitas outras coisas. Em 2024 convertemos mais de 12 toneladas de material que iriam para aterros sanitários. Além disso, temos o produto campeão em sustentabilidade quando falamos de adesivos para o mercado flexo, as camisas autoadesivas e reutilizáveis tesa® Twinlock, que elimina a necessidade de utilização da fita adesiva, reduzindo imediatamente o desperdício de resíduos e as emissões de CO2 atreladas ao armazenamento e entrega.
tesa e a Indústria 4.0
A indústria 4.0 já chegou entre nós e já faz parte do nosso dia a dia. Além de todas as aplicações que estão sendo feitas dentro de nossas plantas fabris como implantação de IA e IoT para melhoria de processos, ganhos de produtividade, redução de desperdícios e aumento de produtividade.
Além disso, temos uma IA personalizada para tesa chamada tesa GPT para nos ajudar na busca de informações internas e externas e já estamos utilizando o Copilot da Microsoft em nosso dia a dia, aumentando a eficiência e produtividade do time, encurtando processos e reduzindo tarefas operacionais. Nossa percepção é que estamos apenas começando, mas já tivemos grandes avanços.
Revolution of your Business is here!